Trabalhos de Conclusão de Curso
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Orientador "Delijaicov, Sergio"
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Trabalho de Conclusão de Curso Desenvolvimento de facas para triturador de cavacos de aço(2023-12-18) Barcelos, Difran; Carvalho, Eduardo de Souza; Sacchi, Matheus Parigini; Magalhães, Vinicius FelicianoResultado da parceria estabelecida entre a FEI e a Cia. do Metropolitano da Cidade de São Paulo, foi proposto um desafio que envolve um triturador de cavaco para o pós-processamento da usinagem das rodas dos vagões. As rodas, feitas de aço fundido AISIC 1040 sofrem desgaste e deformação devido sua utilização e principalmente em momentos de frenagem, desenvolvendo a formação de “calos”, que são áreas da roda com achatamento e maior dureza, causando trepidações e prejudicando a segurança e performance do trem. Estas rodas são periodicamente usinadas por um torno do tipo rodeiro e nesse processo é gerado em média 250kg de cavacos por hora. Para o processamento destes resíduos, utiliza-se um triturador de fragmentos MAYFRAN modelo TA-4, este equipamento apresentou falhas em seu conjunto de facas de corte e estas devem ser repostas. As facas de reposição precisam ser importadas, o que acarreta atrasos e custos adicionais de importação. Como solução a equipe DEMV Solutions sugere além de realizar reposição das facas com um produto nacional, desenvolver um método de otimização de geometria para maximizar a eficiência das facas que serão produzidas no Brasil. O desenvolvimento do estudo conta uma variedade de abordagens, como pesquisa bibliográfica, consultas a especialistas, análise de viabilidade, modelagem 3D, simulações com o método dos elementos finitos, análises estatísticas e ensaios laboratoriais. O objetivo é identificar pontos críticos da faca original, definir variáveis independentes relacionadas a geometria da faca para um estudo estatístico e, assim, desenvolver uma metodologia que defina o design otimizado validado também em laboratório. Todos os detalhes podem ser encontrados no databook completo.Trabalho de Conclusão de Curso Sensoriamento de distribuição de carga(2023-06-22) Navarro, Allef Martins Navarro; Matsushima, André Luiggi de M.; Helou, Brenda Milah; Fischer, Bruno Cesar Savioli; Cassone, Enrico Lovato; Zaneratto, Gabriel F. R.; Lopez, Gabriel de Lira; Gastão Filho, Leandro Ferreira; Paula, Luís Fernando Lira de; D'alvia, Rafael FaveroEmbora muita tecnologia seja aplicada ao sistema de transporte rodoviário com o intuito de diminuir o número de acidentes e tornar este um transporte mais seguro, a má distribuição de carga do caminhão ainda é um fator causador de muitos acidentes envolvendo tombamentos no Brasil. Além disso, o excesso de carga transportada configura umas das 5 principais infrações cometidas por caminhoneiros no território nacional. O presente estudo tem, portanto, como principal objetivo a diminuição do número de acidentes por tombamento, através da utilização de um sistema que possibilite acompanhar a distribuição de carga do caminhão durante o carregamento em tempo real. Este sistema é composto por sensores ultrassônicos HC-SR04, os quais serão posicionados ao longo do chassi e medirão a diferença de altura da suspensão quando há acréscimo de peso em uma superfície plana. O sistema também informará ao motorista, por meio da plataforma Arduíno e um Display LCD 20x4 com interface serial I2C, sobre uma possível má distribuição em seu veículo. Através de medições realizadas no veículo de ensaio (Mercedes-Benz Accelo 715C) e no software de simulação Trucksim, estabelece-se empiricamente um parâmetro de confiabilidade conforme as condições de carga máxima e mínima. Assim, uma vez que a carga é posicionada mais próxima ao eixo traseiro, o veículo se torna cada vez mais instável com as cotas do centro gravidade apontando valores abaixo do mínimo esperado.