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Navegando Produção por Orientador "Leonardi, Fabrizio"
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Dissertação Estendendo os limites da governança de tecnologia da informação até o chão de fábrica(2009) Brito, E.Neste trabalho o autor propõe um mecanismo para estender os limites da Governança da Tecnologia de Informação (TI) em empresas industriais para ampliar a visão do nível mais alto da estrutura administrativa destas empresas até o chão de fábrica. Este mecanismo contribui com o processo de planbejamento de investimentos em sistemas, endereçando a camada de Manufacturing Enterprise System (MES). Para mensurar a importância da camada MES e suportar a proposta, realizou-se uma pesquisa de campo com os gestores de TI ou de Automação Industrial indicados pela alta administração de 50 empresas sediadas nas regiões Su e Sudeste do Brasil, selecionadas no Guia Exame 500 Maiores e Melhores de 2005, segundo critérios estabelecidos. Os resultados mostram que os gestores respondentes do questionário confirma a hipótese que o MES é uma tecnologia prioritária nas agendas dos executivos de várias das principais empresas brasileiras. O modelo proposto pelo autor envolve o levantamento dos objetivos de desempenho da empresa, indicadores associados e a correspondência destes com fuincionalidades da camada MES por meio de procedimento de alinhamento, permitindo uma visão clara para empresa sob quais aplicações são merecedoras de recursos e retornos associados. Para ilustração do mecanismo proposto, realizou-se um estudo de caso com uma empresa líder do setor alimentício, envolvendo os gestores de Produção, Planejamento, Qualidade, Engenharia, Manutenção e TI, por meio de um workshop. A aplicação realizada ilustra a potencialidade do mecanismo proposto como uma ferramenta viável para se estender a Governança de TI até o chão-de-fábrica.Dissertação Estudo comparativo das metodologias de tempos pré-determinados MTM-UAS e Basic-MOST: aplicação prática(2010) Souza Junior, Aldemario Gomes deO processo de planejamento da produção pode ser mais efetivo com o uso do sistema de tempos pré-determinados como ferramenta para se definir o tempo padrão das atividades. Este trabalho dá uma contribuição no processo de tomada de decisão para a escolha do sistema de tempos pré-determinados mais adequado. Os sistemas MTM-UAS e Basic-MOST são comparados, a partir de um estudo de caso aplicado a um grupo de atividades, realizadas por uma equipe, numa empresa do setor automobilístico. São apresentados os principais conceitos das metodologias MTM e MOST, bem como o processo para construção dos dados para o cálculo do tempo padrão das atividades. Com o tempo das atividades calculado, com base nas duas metodologias, determinou-se a quantidade de operadores necessária, a partir do balanceamento da linha, para um mesmo tempo takt e com a mesma sequência de operações. Os resultados indicaram que o MTM-UAS apresenta uma maior taxa de ocupação mpedia dos postos de trabalho. A partir dos resultados otidos, percebe-se que o nível de detalhamento do sistema e o tempo takt são fatotres que devem ser ponderados no rpocesso de escolha do sistema de tempos pré-determinados. Conclui-se também que o uso de um sistema mais detalhado só é relevante se o tempo takt for pequeno, por causa do compromisso entre o esforço na aplicação de uma metodologia de tempos pré-determinados e os benefícios obtidos.Dissertação A relação entre os custos segurado e não segurado dos acidentes do trabalho(2009) Lopes, José Nicodemos PereiraA prevenção à ocorrência de acidentes, além do objetivo principal de preservar a integridade da vida humana, pode também ser pensada a partir de critérios econômicos, o que poderá gerar interesses das empresas em função dos custos gerados pelos acidentes de trabalho. O engenheiro Heinrich teve sua pesquisa amplamente utilizada em função da relação encontrada de 1:4 entre o custo segurado e o custo não segurado dos acidentes em 1931. Com intuito de analisar e compreender a relação atual entre os custos segurado e não segurado na dinâmica dos acidentes de trabalho, esta dissertação propõem uma análise das características que compõem o acidente de trabalho, os conflitos básicos entre empresa e empregado e as visões de ambos quanto à segurança no trabalho. A partir da análise dos acidentes ocorridos em 2007 em duas empresas do setor de autopeças localizadas na região do Grande ABC Paulista, definiu-se o ambiente para avaliação dos custos não segurados dos acidentes de trabalho, obtendo 1:7,65 e 1:2,87, respectivamente, com relação adequada à realidade das empresas estudadasDissertação Uso da programação linear no controle ótimo de um sistema carro-pêndulo(2011) Puglia, Luiz VascoEste trabalho discute o uso da Programação Linear como alternativa para a solução de problemas de controle ótimo de sistemas dinãmicos lineares no espaço de estados de tempo discreto onde os elementos do vetor de controle são as variáveis livres de projeto. Como o vetor de estado num instante qualquer de amostragem pode ser escrito como uma combinação linear do vetor de controle e das condições iniciais, essa forma resulta na estrutura padrão dos problemas de Programação Linear. A função do objetivo pode ser adaptada para o problema particular de otimização que se pretende resolver. Um dos objetivos possíveis em problemas de controle ótimo é minimização da somatória do módulo do controle em cada instante de amostragem. Uma outra possibilidade é a maximização da velocidade média de percurso para indiretamente resolver problemas de tempo mínimo. Essas e outras funções objetivo são facilmente colcodas na forma padrão do problema de Programação Linear, ou seja, como uma combinação linear do vetor do controle. Como o estado em um instante é função das condições iniciaisé possível incorporar restrições do estado em qualquer instante. Um estudo de caso foi usado para discutir algumas possibilidades dessa alternativa. Para tanto o controle de tempo mínimo de movimentação de um sistema carro-pêndulo real de um grau de linerdade foi considerado incluindo também a minimização da somatória do módulo do controle. O problema do esforço de controle foi tratado explicitamente na função objetivo e o problema de tempo mínimo foi tratado de forma indireta por meio de uma simples busca nos instantes de amostragem. Restrições de ângulo nulo nos extremos foram incorporadas além de outras restrições físicas do problema. Para compensar os inevitáveis erros de modelagem e distúrbios, a trajetória ótima foi mantida dentro de uma precisão pré-estabelecida por um sistema de controle em malha fechada, com uma ação do tipo avanço. Como o modelo do sistema carro-pêndulo é não linear, sua equações foram linearizadas para se poder aplicar a técnica. Os resultados obtidos ilustram que de fato a técnica analisada é bastante simples, poderosa e conclusiva, uma vez que os métodos de solução numérica da Programação Linear são sempre conclusivos quanto a existência de uma solução.