Teses e Dissertações
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Navegando Teses e Dissertações por Orientador "Bernardes, Roberto Carlos"
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Dissertação Atributos de inserção em projetos globais e capacidades locais em subsidiárias de multinacionais brasileiras(2016) Tarraço, E. L.A descentralização das atividades de P&D, como meio de expansão da fonte de recursos e capacidades e exploração dos mercados mundiais, tem sido a tendência de crescimento das organizações. É cada vez maior o interesse nos estudos das subsidiárias de mercados emergentes devido à importância estratégica do desenvolvimento das capacidades locais em inovação para participação em projetos globais. Por meio das lentes teóricas de negócios internacionais (HAKANSON; NOBEL,1993; FLORIDA, 1997; LE BAS; SIERRA, 2002) em globalização da inovação (GAMMELTOFT, 2006; GERYBADGE; REGER, 1999; BOUTELLIER; GASSMANN; VON ZEDTWITZ, 2008; NARULA; ZANFEI, 2003) e dos trabalhos de desenvolvimento de capacidades locais, foi proposto que a inserção em projetos globais pelas subsidiárias brasileiras está associada ao desenvolvimento das capacidades de inovação local em processos e produtos, e que estas relações são moderadas pelas capacidades locais de P&D (D’AGOSTINO; SANTANGELO, 2012; ASAKAWA; LEHRER, 2003) e pelos financiamentos direto e indireto (FRANCO; RAY, S.; RAY, P.K., 2011; ERNST, 2006). A partir de elaboração de estudo quantitativo baseado em uma amostra de 111 subsidiárias estrangeiras no Brasil, analisada por meio de regressão múltipla, os resultados demonstram que a participação das subsidiárias brasileiras em projetos globais de inovação é influenciada pelas capacidades locais de inovação em processos e produtos. As evidências, porém, são insuficientes para concluir que as capacidades de P&D e financiamentos recebidos tenham algum efeito no aumento ou redução de força das relações das capacidades locais de inovação em processos e produtos inseridas em projetos globais. O possível argumento para a ausência da moderação de P&D é encontrado no histórico de maior participação das subsidiárias brasileiras em cadeias globais de produção mais do que em redes de globais de P&D, ocasionada pelo cenário de baixa atividade em inovação. Os resultados confirmam os esforços de desenvolvimento das capacidades locais de inovação pelas subsidiárias estrangeiras no Brasil (ARIFFIN; FIGUEIREDO, 2007; BOEHE; ZAWISLAK 2007; ATHREYE; TUNCAY-CELIKEL; UJJAL, 2014) e indicam de forma distinta a relação das capacidades globais de processos e produtos com a participação em projetos globais. Esta pesquisa contribui para a gestão das políticas públicas a partir da identificação da ausência de apoio estatal por meio da integração dos investimentos diretos e indiretos com as políticas de incentivos existentes que estimulem o mercado e reflitam no desenvolvimento da inovação no país. As subsidiárias brasileiras têm um caminho a ser trilhado para a evolução de sua atuação como inovadoras globais dentro das multinacionais com a concentração de atividades de adaptação de produtos. Elas já apresentam, porém, resultados significativos em capacidades de inovação global no desenvolvimento de novos produtos e processos e seguem a evolução dos demais mercados emergentes quanto às capacidades tecnológicas. Os resultados desta pesquisa reforçam as recomendações de Marin e Costa (2013) e Marin e Bell (2010), segundo as quais, para o avanço na inovação das subsidiárias brasileiras, é insuficiente que as políticas se preocupem apenas em atrair investimentos diretos estrangeiros, mas é necessário promover a integração das subsidiárias locais de forma global e desenvolver suas capacidades locais pela atração de atividades de inovação. Com políticas que considerem estes fatores, frente ao importante papel dos investimentos para as multinacionais, não só as capacidades locais de inovação serão desenvolvidas promovendo a evolução da subsidiária, como também a economia de empresas locais do mesmo setor (CRESCENZIA; GAGLIARDI; IAMMARINO 2015).Tese Barreiras e capacidades à adoção de serviços digitais no mercado imobiliário(2024) Bontorim, AndersomO mercado imobiliário tem sido impactado por dramáticas transformações intensificadas pelo advento das tecnologias digitais. Este movimento transcende os limites tecnológicos e engloba a implantação de serviços que afetam os aspectos de gestão, de aproveitamento de competências e capacitação do pessoal e de adequação dos modelos de negócio. Na busca por criar e entregar valor aos consumidores são disponibilizados serviços que utilizam recursos tecnológicos digitais interativos e conectados a plataformas digitais, os quais podem ou não utilizar recursos físicos para o alcance dos objetivos. Trata-se de um desafio que apresenta diversas barreiras, as quais mitigadas permitem que as organizações tenham maiores possibilidades de se perpetuarem. Este trabalho objetiva ampliar a compreensão sobre os serviços digitais em organizações que atuam exclusivamente no mercado imobiliário, identificando as principais barreiras à sua adoção e quais as capacidades que as mitiguem. A partir de uma revisão sistemática da literatura, tendo sido selecionados 384 artigos, foram realizadas análises descritivas e bibliométricas que permitiram identificar as publicações e autores de relevância, bem como as estruturas intelectuais e conceituais sobre o contexto dos serviços digitais no mercado imobiliário. Após profunda análise temática do conteúdo selecionado, foi possível identificar as 12 principais barreiras, bem como as 19 capacidades que as organizações devam incrementar para mitigarem essas barreiras, resultando um framework referencial, consubstanciado na literatura, quanto aos serviços digitais no mercado imobiliário. Foi realizada uma análise comparativa qualitativa dos dados coletados no estudo de casos múltiplos em 15 organizações que atuam exclusivamente no mercado imobiliário, as quais adotaram serviços digitais em seus negócios ou atividades principais. O propósito deste estudo é validar o framework referencial e seus constructos analíticos, para identificar as capacidades que permitem o resultado favorável na adoção bem-sucedida de serviços digitais em organizações do mercado imobiliário. Considerou-se adoção bem-sucedida, neste contexto, aquela realizada pela organização que, com isso, apresenta um processo organizacional cujo modelo de negócios cria e entrega valor aos seus consumidores a partir de recursos tecnológicos digitais eficazes, atrativos e transparentes. Após a validação do framework referencial, foram identificadas as capacidades que sejam suficientes para o resultado favorável e, com isso, foi proposto um framework analítico, resultante das análises realizadas dos casos bem-sucedidos. Na sequência, foi realizada uma análise da relação de causalidade entre essas capacidades, resultando num modelo de diagrama causal, o qual proporciona uma visão sistêmica das complexas relações na temática deste trabalho. Organizações do mercado imobiliário também podem se beneficiar com este modelo, inclusive, pela sua aplicação para criação de simulações que possibilitam observar os diferentes resultados a partir da alteração de um ou mais componentes elencados. Este estudo apresenta contribuições às teorias de capacidades organizacionais e de serviços digitais, pela identificação das capacidades suficientes que mitigam as barreiras à adoção de serviços digitais por organizações do mercado imobiliário, apresentados num framework analítico. Este estudo também apresenta contribuição gerencial para organizações do setor imobiliário, oferecendo um panorama geral dos principais elementos a serem considerados em planos e programas de implantação ou gestão de serviços digitais. Desta forma, na somatória das contribuições, pretendeu-se proporcionar avanço da teoria sobre capacidades organizacionais e sobre serviços digitais, conjugadas ao mercado imobiliário, bem como apresentar, no aspecto pragmático, importantes recomendações aos gestores de organizações deste setor. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001Dissertação Cidades inteligentes como nova prática para o gerenciamento dos serviços e infraestruturas urbanos:estudo de caso da cidade de Porto Alegre(2013) Weiss, M. C.O crescimento das populações vivendo em cidades é um fenômeno sem precedentes. Estima-se que em 2050 a população global ultrapasse os 9 bilhões de pessoas e que aproximadamente 70% delas estarão vivendo em cidades. Com isso, novas formas de geração de energia, preservação de recursos naturais, transportes eficientes, educação e saúde, segurança e alimentação se apresentam como grandes desafios a serem vencidos nos próximos anos. Neste contexto, as tecnologias da informação e comunicação (TIC) assumem importante papel como facilitadoras para a tomada de decisão e, principalmente, para a criação de inovações que melhorem as capacidades de gestão das infraestruturas e o provimento de serviços aos cidadãos, estimulando a criação de cidades inteligentes. Este trabalho tem por objetivo conhecer e demonstrar o atual estágio da cidade de Porto Alegre relativamente à materialização do conceito de cidade inteligente. Para tanto, utilizou-se uma abordagem metodológica de caráter qualitativo, baseada em estudo de caso, com coleta de dados realizada por meio de pesquisa bibliográfica, entrevistas e análise documental. Os resultados obtidos sugerem que a implementação sistemática das TIC nas atividades de gerenciamento dos serviços e das infraestruturas públicas proporciona ao poder público maior eficiência nas atividades que envolvem a gestão da cidade com importantes resultados em favor dos atores que ali atuam, embora ainda possam ser encontradas restrições de caráter socioeconômico e na infraestrutura tecnológica do país. A pesquisa concentrou-se exclusivamente na perspectiva do poder público sobre a iniciativa. Não obstante as limitações, pretendeu-se com este trabalho contribuir com a agenda de pesquisas e discussões sobre a gestão dos espaços urbanos, trazendo o conceito de cidade inteligente como uma prática viabilizadora para o desenvolvimento sustentável das cidades brasileirasTese Cidades inteligentes: proposição de um modelo avaliativo de prontidão das tecnologias das informação e comunicação aplicáveis à gestão das cidades(2016) Weiss, M. C.As cidades renascem na cena global com a missão de se tornarem mais inteligentes, de forma a possibilitar que todos os atores possam ver suas demandas realizadas quase que em tempo real. Cidades inteligentes fazem uso intensivo das tecnologias da informação e comunicação (TICs) para incrementar a eficiência de suas capacidades organizacionais, promover a quantidade e a qualidade das infraestruturas e dos serviços públicos, fomentar a inovação e fortalecer sua competitividade em diferentes cenários sociais e econômicos. Essas TICs se apresentam como ferramentas apropriadas para que o poder público em âmbito local as implemente para viabilizar novas formas de gestão das cidades, permitindo que a dinâmica urbana seja melhor entendida e realizada. Sob essa perspectiva, resta saber como avaliar se uma cidade pode ser qualificada como cidade inteligente a partir da implementação de TICs no âmbito do poder público local. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo propor um modelo avaliativo de prontidão das TICs aplicáveis à gestão urbana de forma a que se possa qualificar uma cidade como cidade inteligente. Para tanto, adotou-se como estratégia a pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados uma pesquisa bibliográfica, baseada em 224 publicações diversas; um levantamento de informações conduzido com sete empresas globais fabricantes de TICs; e, finalmente, a aplicação do modelo avaliativo proposto nesse trabalho em quatro cidades no estado de São Paulo: Barueri, Santos, São Bernardo do Campo e Sorocaba. A dinâmica de resolução do modelo se deu por meio das categorias de análise correspondentes à 6 domínios (sistemas) e suas 36 dimensões (subsistemas) propostos pelo pesquisador, em que foram consideradas escalas evolutivas de funcionalidades próprias de cada dimensão e, posteriormente, pelas interações possíveis entre os subsistemas cuja análise e comparação foram possíveis por meio da aplicação da teoria das redes complexas. Os resultados indicaram convergência entre academia e indústria de TICs na conceituação, abordagem e materialização das cidades inteligentes assim como a pertinência e aplicabilidade do modelo avaliativo que permitiu identificar e analisar, individual e comparativamente, os estágios de prontidão das TICs das cidades escolhidas para o estudo.Dissertação Como ecossistemas de inovação influenciam a trajetória empreendedora de startups digitais(2021) Iachan, I.O presente trabalho investiga a interferência dos ecossistemas sobre o modelo de negócios ao longo da trajetória empreendedora das startups digitais, conduzindo a análise a partir do processo de julgamento e da crença de oportunidade do empreendedor. Pesquisas sobre ecossistemas de inovação focam, em sua maioria, nas vantagens e desvantagens das startups em participarem de ecossistemas de inovação sem, contudo, investigarem o poder da influência que as empresas âncoras podem exercer sobre o projeto de criação de valor de suas parceiras. Neste trabalho, as motivações dos empreendedores e as mudanças ocorridas em seus modelos de negócios durante sua permanência nos ecossistemas de inovação são analisadas, por meio de uma pesquisa qualitativa e estudo de multicasos. Foram entrevistados líderes fundadores de quatro startups digitais que interagiram, ao longo da sua trajetória empreendedora, em diferentes ecossistemas de inovação. Também participaram desse estudo dois representantes de grandes empresas que lideram ecossistemas de inovação. A principal contribuição acadêmica consiste em responder como os empreendedores modificaram o modelo de negócio das startups, a partir de decisões tomadas pelos critérios de julgamento e incerteza diretamente envolvidos na interação com os ecossistemas de inovação. Como resposta à questão motivadora desta pesquisa, encontra-se que as empresas líderes exercem um poder de influência nos ecossistemas, porém seu grau é reduzido de acordo com a maturidade das startups envolvidas, a evolução de suas principais necessidades de melhoria e com a própria vocação do ecossistema no qual estão inseridasDissertação A competência relacional como atributo de desempenho e qualidade na prestação de serviços offshoring:estudo de caso em uma organização multinacional de soluções de serviços em tecnologia(2010) Garcia Neto, M.A vantagem competitiva, associada à diminuição de custos, ao aumento da qualidade e a maior flexibilidade no prestar serviços, além do aumento da produtividade e da diminuição de riscos, faz com que as empresas contem com o apoio de serviços tecnológicos oferecidos fora de suas fronteiras. Nesta modalidade de negócio, empresas de diversos segmentos de mercado terceirizam serviços de TI para manter suas operações tecnológicas. Esses serviços tecnológicos de offshoring (quando uma empresa terceiriza serviços para uma empresa localizada em outro país, visando principalmente beneficiar-se de mão de obra com menor custo) devem oferecer conhecimentos no que se refere à competência técnica e principalmente qualidade na competência relacional de seus prestadores de serviços. Este trabalho traz um estudo sobre a importância da competência relacional para a qualidade e desempenho dos prestadores de serviços em offshoring. O estudo foi realizado numa multinacional de serviços, a IBM Brasil, na organização GR (Global Resource), que possui a modalidade de gestão de serviços globalmente integrada, onde oito gerentes foram entrevistados. O resultado encontrado, além de confirmar a real importância da competência relacional, mostra que a competência em sensibilidade cultural consiste em um dos fatores relevantes para os serviços offshoring. Além de propiciar a conclusão sobre as principais competências do profissional que atua nessa área, foi possível constatar que o conceito de competência relacional utilizado pela IBM deve ser ampliado, incorporando novos atributos críticos para a qualidade e o desempenho na prestação de serviços. Por fim, recomenda-se um estudo para a criação e a parametrização de métricas com vistas a aferir a competência relacional nos colaboradoresTese Contribuição de P&D em novos negócios de serviços de outsourcing global de TI: uma estratégia centrada no cliente(2014) Calabria, P. C. P.O setor de serviços vem crescendo em todas as maiores economias do mundo e já representa mais de 65% na economia brasileira, empregando igualmente uma parcela significativa da força de trabalho disponível, sendo de fundamental importância para os planos de crescimento econômico e social do país nos próximos anos. Dentro desse setor, destaca-se a Indústria constituída pelas empresas de tecnologia e comunicações, sigla TIC, na qual o Brasil ocupa uma posição de destaque par a par com outras economias em desenvolvimento do chamado BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Entretanto, o avanço de novos conceitos de gestão de inovação e P&D, ou mesmo a aplicação da ciência para criação de novos negócios e sua contribuição para o setor industrial, ainda é recente. Com efeito, o estudo aprofundado de técnicas, ferramentas, modelos e conhecimentos de gestão estratégica pode colaborar para que possamos tirar proveito de todo o potencial de nosso país nesse setor, e realizar os almejados benefícios de crescimento e inclusão social. O objetivo da pesquisa foi entender como P&D pode contribuir para a Inovação em Serviços e criar um posicionamento competitivo único em negócios em Empresas de Serviços de outsourcing global de Tecnologia da Informação - TI B2B (business to business), através da realização de um estudo qualitativo (estudo de casos múltiplo) em empresa multinacional do setor. Esta tese apresenta uma revisão teórica sobre as potencialidades de interação entre os nascentes campos analíticos de inovação e ciência de serviços, buscando resgatar suas delimitações fundamentais, definições conceituais e suas principais abordagens teóricas, sistematizando os principais argumentos que defendem a necessidade de sua existência e consolidação enquanto campo científico integrado. Ademais, abordamos o estado da teoria em uso de P&D em serviços, e modelos de inovação em empresas de serviços. Foram estudados cinco casos de uso de P&D na fase pré-venda e venda (engagement) com objetivo de identificar, mapear e comparar as principais abordagens de P&D para gerar diferencial competitivo em negócios de serviços de outsourcing de TI da empresa IBM, abrangendo um período de cerca de 10 anos. Os resultados demonstram a importância da definição de uma estratégia inovadora de P&D na proposição de valor para as empresas clientes, seja para estabelecer de forma institucional a competência para inovação durante o ciclo de vida dos contratos baseados em resultados para essas empresas, seja trazendo uma vantagem competitiva através de uso de tecnologias existentes ou a desenvolver especificamente para a solução de um problema de negócio de interesse da empresa cliente. Como contribuição à teoria de inovação de serviços, desenvolveu-se um modelo visando à sistematização do fenômeno da aplicação da ciência para criação de um posicionamento único no momento do negócio, para emprego em Empresas de Serviços de Outsourcing de TI B2B Business to Business. Embora o estudo tenha sido realizado em Empresa de Serviços de Outsourcing de TI B2B, o modelo poderá servir de base para outras organizações envolvidas em negócios de serviços intensivos em conhecimento (KIBS Knowledge Intensive Business Services).Dissertação Desenvolvimento de capacidades locais para a inovação:estudo de caso sobre uma subsidiáia de corporação multinacional do setor agroquímico(2010) Walchhutter, S.A preocupação das empresas em manterem-se competitivas em mercados globais potencialmente rentáveis e em evolução, tem levado o setor produtivo a buscar novos modelos de negócios que proporcionem valor agregado reconhecido pelos clientes. Nesta direção, o diferencial tecnológico pode conferir vantagem competitiva à empresa, e neste sentido, algumas empresas químicas inseridas no mercado agroquímico vêm desenvolvendo trajetórias de capacitação tecnológicas e acumulando novas competências inovativa em resposta à intensa concorrência. Portanto, este trabalho pretende investigar a trajetória organizacional e o desenvolvimento das capacidades locais para a inovação em uma subsidiária alemã inserida no setor químico e estrategicamente direcionada ao mercado de agroquímicos. O trabalho desenvolveu sua análise teórico-analítica com base nas perspectivas teóricas da Visão Baseada em Recursos e nos estudos baseados na Gestão Estratégica da Inovação, pretendendo caracterizar os esforços de adensamento das atividades de P&D e do processo de desenvolvimento de produtos os quais permitirão entender os fatores que estão motivando a subsidiária a desenvolver um modelo de capacidades para capturar informações do mercado no qual está inserida, adequando seu próprio conhecimento, recursos e eficiência no planejamento, alocação e coordenação dos fatores essenciais para a inovação e, através desta, alcançar resultados econômicos satisfatórios e aumentar sua posição competitiva no mercado. Para tanto, foi proposto um estudo de caso único, descritivo e exploratório, do qual, com base nos resultados encontrados, foi possível inferir que a subsidiária já adota esforços significativos e rotinas para o desenvolvimento de capacidades orientadas para a inovação. Por fim, esta pesquisa recomenda algumas sugestões para auxiliar no caminho do processo estratégico inovador pautado na utilização pró-ativa dos conceitos de sustentabilidade da corporação e parcerias conjugadas com governo, universidades e clientes.Dissertação Distância cultural inovação (CDi) e capacidade de inovação nacional: uma abordagem sobre o BRICS(2016) Fonseca, M. C. de S.Este trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar como as diferenças culturais influenciam a capacidade de inovação das nações. Propõe a adoção de CDi, distância cultural inovação, variável independente do modelo. CDi é uma variação do construto CD de Kogut e Singh (1988) a partir das dimensões culturais de Hofstede (1980) correlacionadas com a inovação (individualismo-IDV; distância do poder-PDI e aversão a incertezas-UAI). A variável dependente, capacidade de inovação, foi mensurada a partir do GII-2015, Global Innovation Index. A variável moderadora de sinal ID(+1;-1) divide os países em 2 grupos distintos: os mais (+)inovadores e os menos (-)inovadores do que o país referência de comparação das CDis. A variável ID(+1;-1) foi construída a partir de estudos de pesquisadores de diferentes disciplinas, a exemplo de Ambos e Håkanson (2014), Leydesdorff (2012) e Marcovich e Shinn (2011). O fenômeno detectado demonstra que os comportamentos das variáveis (dependente e independente) são antagônicos em relação a 2 grupos distintos. Para o grupo dos países (+)inovadores do que a referência, quanto maior a distância, maior a capacidade de inovação, já para o grupo dos países (-)inovadores do que a referência, quanto menor a distância, maior a capacidade de inovação. Esse estudo valida a metodologia do GII 2015 com base em constructos amplamente difundidos na academia e alicerçados pelas pesquisas do Geert Hofstede sobre cultura nacional e organizações. As nações de referência para comparação com os demais países do globo foram baseadas no grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O modelo foi testado nos 5 países e obteve significância estatística para 3 diferentes espectros do índice GII 2015: índice geral, indexação dos inputs e dos outputs. Os resultados apresentados na pesquisa balizam um novo modelo quantitativo para mensurar distâncias culturais, correlacionadas a capacidades de inovação nacional. A adoção da CDi acoplada ao uso de ID(+1;-1) traz novas possibilidades analíticas aos estudos dos sistemas nacionais de inovação (NIS), especialmente o Triple Helix e sua propulsão através dos tempos.Tese O efeito da moderação da inovação frugal sobre a orientação estratégica para eco inovação e manufatura verde em países emergentes e desenvolvidos(2020) Tarraço, E. L.No contexto das estratégias de mobilização das capacidades das empresas e de governos para alcançar o crescimento econômico, diante da escassez de recursos e das pressões do ambiente institucional por produtos e processos ambientalmente conscientes, tem-se elevado a importância da inovação frugal – uma das soluções potenciais para o desenvolvimento sustentável. Estratégias empresariais orientadas para a inovação frugal, com a aplicação em processos produtivos, para resultados ambientais mais sustentáveis, necessitam de compreensão. Nesse sentido, este estudo objetiva validar o efeito da moderação da inovação frugal nas seguintes dimensões: (a) quanto maior a presença de inovações frugais nas organizações, maior a relação existente entre a orientação estratégica para a ecoinovação e a manufatura verde; e (b) se existem evidências de diferenças comportamentais entre países emergentes e desenvolvidos. Como objetivos específicos, busca-se verificar a influência: (a) das pressões institucionais de mercado e regulatórias, e da orientação estratégica para a ecoinovação, quanto maior a estratégia de inovação frugal na organização; (b) da relação entre a manufatura verde e o desempenho da organização, quanto maior a estratégia de inovação frugal; e (c) comparar os resultados das relações entre as pressões do ambiente institucional e a orientação estratégica para a ecoinovação, e entre a manufatura verde e o desempenho organizacional, nos mercados desenvolvidos e emergentes, quanto maior o efeito de moderação da inovação frugal. Para tanto, utilizou-se uma abordagem quantitativa, por meio do modelo de equações estruturais (PLS-SEM), para analisar 303 organizações do setor de manufatura, sendo 173, em países emergentes (Brasil e Índia), e 130 de países desenvolvidos (Alemanha e Estados Unidos da América). Como resultado, as organizações mais frugais têm maior relevância na relação entre a orientação estratégica para a ecoinovação e a manufatura verde, do que as menos frugais. Tal inovação, portanto, estabelece-se como um potencial alavanca para o desenvolvimento sustentável. Esse resultado também é encontrado na análise das organizações em países emergentes, nos quais a inovação frugal, mesmo sob um cenário de restrições, pode impulsionar os esforços voltados aos objetivos ambientais. Nos países desenvolvidos, em contrapartida, não há evidência de que esse efeito seja significativo para as organizações mais frugais. Este trabalho contribui, então, com a teoria acadêmica sobre o papel da estratégia de inovação frugal para o fortalecimento da relação entre a orientação estratégica, a ecoinovação e a manufatura verde, e confirma os estudos sobre a importância da inovação frugal para os mercados emergentes, como solução às limitações de recursos destinados às estratégias de sustentabilidadeDissertação Estratégia de inovação e diversificação no Modelo Venturing Corporativo:estudo de caso da Votorantim Novos Negócios(2009) Sacramento, E. S.A nova dinâmica de mudanças levou as empresas ao desafio da inovação como necessária à manutenção da competitividade. Para as corporações, o venturing corporativo (VC) foi um meio encontrado para enfrentar este desafio, recriar e revitalizar as organizações para alcançar o sucesso através do empreendedorismo e da inovação contínua. Nos Estados Unidos e Europa, onde VC encontra-se em uma fase adulta, as diversas pesquisas procuram sistematixar e difundir a fórmula do sucesso de grandes empresas. No Brasil, ao contrário, as pesquisas e empresas de VC ainda são escassas, e testar aquelas teorias foi um meio para tentar desenvolver conhecimento total. O estudo foi construído sobre dois pilares teóricos: 1) considera o empreendedorismo como um processo, consiste em um modelo de venturing que destaca a importância das competências gerenciais e do foco estratégico para a obtenção do sucesso; 2) tem a definição e o foco estratégicos como essenciais aom sucesso do venturing corporativo. As teorias propostas por Block e MacMillan (1993) e Mackewicz & partner (2003) foram testadas tendo como base empírica o estudo de caso da Votorantim Novos Negócios, uma empresa brasileira pertencente a um grande grupo industrial nacional que realzia a atividade de venturing, e sua experiência com a Alellyz Applied Genomics, uma empresa brasileira proveniente de spin-off (derivada) de prestígio internacional dedicada a P&D no setor de biotecnologia. O estudo, além de confirmar teorias, revelou que, apesar da reconhecida importância que o setor de biotecnologia tem para o desenvolvimento tecnológico e econômico, a estratégia de retorno financeitro prevaleceu ao suposto interesse de desenvolvimento de tecnologias críticas para o paísDissertação Estratégia e gestão de centros de P&D em multinacionais: estudo de caso em uma multinacional no segmento químico(2011) Saito, O. M.A internacionalização das empresas não é um fato novo e nem ao menos recente. As multinacionais como agentes de expansão internacional têm procurado nas últimas décadas ampliar a sua atuação além fronteira em múltiplos países e mercados, em busca de novas oportunidades de crescimento arrefecidas em seus países de origem. Esta atuação multinacional historicamente demonstrou primordialmente foco nos países desenvolvidos, detentores de maior atratividade pelo alto poder de consumo e dinamismo destes mercados. No entanto, nos últimos anos fatores como a saturação dos mercados de consumo, aumento das rivalidades concorrenciais e crises econômicas têm criado um cenário adverso, influenciando substancialmente as decisões de investimentos nas economias cêntricas. As economias emergentes têm se fortalecido então, como fonte de acesso a mercados em vigorosa expansão, crescimento da capacidade de consumo e conhecimento, comparativamente com as economias desenvolvidas. Tal fato tem provocado um natural deslocamento geográfico do fluxo de Investimentos Diretos Estrangeiros (IDE) dos países desenvolvidos para as economias em desenvolvimento. Diferentes mercados, porém, exigem produtos customizados às necessidades locais, o que só é possível através de esforços direcionados de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no lançamento de novos produtos que satisfaçam às suas expectativas. Desta forma, este trabalho de pesquisa teve por objetivo entender sob a perspectiva da matriz corporativa de uma multinacional, a formulação da estratégia global de P&D, seu alinhamento e implementação na gestão de cada centro, particularmente nos mercados emergentes, considerando-se os esforços tecnológicos internos e externos, as demandas e oportunidades dos mercados locais. Para tanto, uma pesquisa empírica qualitativa baseada em estudo de casos múltiplos exploratórios foi realizada em uma corporação multinacional de origem alemã, atuante no segmento químico, no mercado de lubrificantes industriais, em seus cinco centros de P&D localizados respectivamente na Alemanha (matriz), EUA, Brasil, China e Índia. Os resultados da pesquisa demonstraram que o principal motivador para a descentralização das atividades de P&D é fortalecer a capacidade dos centros em responder rapidamente às demandas e oportunidades dos mercados locais. A multinacional formula a estratégia corporativa e a desdobra de forma alinhada na gestão dos centros de P&D, considerando as capacidades internas e externas e os fatores de mercado, assim como grandes oportunidades e demandas específicas se apresentam nos crescentes mercados emergentes, levando-a a reavaliar a sua estratégia de negócios, seja em termos de core business, seja em linha de produtos, considerando o perfil de consumo destes mercados e a disponibilidade de fontes diferenciadas de matérias primasDissertação Estudo sobre os padrões de organização e práticas de gestão em núcleo de inovação tecnológica nas universidades: o efeito da escolha e julgamento de produtos antropomorfizados(2015) Silva, L. R. daEsta pesquisa tem por objetivo identificar e comparar os padrões de organizações e as práticas de gestão dos Núcleos de Inovação Tecnológica NITs em instituições públicas e privadas, tendo como vetores as competências mínimas descritas na lei de inovação e os fatores organizacionais detalhados no referencial teórico. Por meio de uma abordagem multicaso em duas instituições públicas e duas de natureza privada, esse trabalho contribui para o aprofundamento do conhecimento gerado sobre a gestão e organizações desses núcleos nas universidades, bem como a identificação das características que são específicas e dependentes do tipo de instituição. Os resultados apontam para a importância do NIT como facilitador no processo de transferência de tecnologia. Esses resultados também sugerem a relevância de preparar esses departamentos, por intermédio de novos mecanismos de gestão, criação de novas competências, capacitação contínua do quadro de pessoal e maior celeridade nos processos internos dessas instituições. Sobre os padrões de organização dos NITs pesquisados, percebeu-se que existe uma variação que é independente do modelo jurídico da instituição. A principal contribuição teórica e acadêmica desta pesquisa constitui-se na formulação de um modelo de gestão que buscou avançar sobre os padrões de gestão já apresentados na literatura, considerando principalmente o cenário atual de CT&I e a ampliação das competências mínimas dos NITs descritas na Lei de Inovação. Os resultados também apontam para os obstáculos e desafios enfrentados por esses departamentos tais como a escassez de profissionais qualificados na área de inovação e a necessidade de conscientização para a mudança de cultura da comunidade acadêmica no engajamento dos temas estratégicos gerenciados pelos NITs.Tese Fatores que influenciam a intenção de uso de novas tecnologias da informação em serviços(2016) Malanga, A. C. M.Tese Matriz de avaliação de externalidades dinâmicas nos ecossistemas de inovação de dois programas estratégicos do setor aeroespacial de defesa(2022) Ramalho, T. de S.Os programas estratégicos desenvolvidos pelas Forças Armadas (FA) utilizam as estratégias de gestão da inovação radical e da inovação aberta em seu processo de escolha e desenvolvimento de P&D complexa, pois constituem na prática plataformas que integram conhecimentos diversos de alta intensidade tecnológica e científica. Entre os diversos programas desenvolvidos pelas FAs, estão o ASTROS 2020 do Exército Brasileiro (EB) - cuja empresa focal é a EMBRAER - e o F-X2 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB) - cuja empresa focal é AVIBRAS- ambos pertencentes ao setor aeroespacial de Defesa. Eles foram escolhidos para este estudo, por serem indutores de transformação das FAs, por possuírem incentivo de grande magnitude financeira e por auxiliarem o desenvolvimento e busca da autonomia de tecnologia sensíveis para o País. Baseado nesse argumento, é de extrema relevância avaliar os impactos da aprendizagem para a acumulação de capacidades tecnológicas que os dois programas possuem, bem como suas externalidades nos ecossistemas de inovação de Defesa aeroespacial. Lacuna de pesquisa: Ausência de estudos e de métodos para o desenvolvimento de externalidades dinâmicas nos ecossistemas de Programas Complexos de Defesa orientados para a inovação radical. Falta de abordagens sobre estratégias, estruturação, arquitetura e modelagem para a execução dos Programas Complexos no setor aeroespacial de Defesa. Objetivo: o objetivo principal deste estudo foi avaliar os resultados da aprendizagem para a acumulação de capacidades tecnológicas e a estratégia de gestão de dois programas estratégicos do setor aeroespacial ou de Defesa - F-X2 GRIPEN e ASTROS 2020 e suas externalidades dinâmicas nos ecossistemas de inovação de Defesa aeroespacial. Método: Foi realizada pesquisa aplicada com abordagem qualitativa tendo como unidade de análise os dois programas estratégicos e como método de pesquisa um estudo multicaso integrado aos seus ecossistemas de inovação – empresas focais, fornecedores, complementadores, desenvolvedores e universidades. Realizaram-se análises documental e de conteúdo, bem como entrevistas abertas e semiestruturadas com os atores envolvidos nos dois programas. Contribuição Teórica: O estudo acrescentou como principal contribuição acadêmica a elaboração de um modelo analítico teórico com meios para identificar os principais resultados quanto a externalidades geradas nos ecossistemas dos dois programas estratégicos de inovação, visto que tais programas possuem focos diferentes, em que um é mais voltado para a capacitação técnica do País (F-X2 GRIPEN) e o outro, para a competição de mercado, ou seja, visa ao produto (ASTROS 2020). Contribuição Prática: Este estudo contribuiu com o conhecimento sobre os programas estratégicos do setor aeroespacial de Defesa e com a informação sobre a aprendizagem para a acumulação de capacidades tecnológicas e as externalidades geradas nos ecossistemas tanto do ASTROS 2020 quanto do F-X2 GRIPEN. Além disso, poderá auxiliar a criação de políticas públicas para ecossistemas de inovaçãoDissertação Open capabilities: a formação de competências para a gestão da inovação aberta: o caso Natura(2009) Piatto, E. B.A inovação é fator chave de crescimento das empresas segundo teóricos de várias escolas de estudo de estratégia. O processo de identificação, captação, desenvolvimento e implantação das idéias e conhecimentos para transformá-los em inovação podem ser acelerados com custos reduizidos e com melhor qualidae dependendo, entre outros aspectos, do modelo utilizado. A adaptação da empresa na busca dos melhores modelos e processos de inovação requer dedicação da organização na construção da estratégia para sua viabilização passando por caminhos de aprendizagem e desenvolvimento de novas competências. Este trabalho estuda o desenvolvimento de capacidaes dinâmicas e competências durante o processo de implantação de um modelo aberto de inovação baseado em Open Innovation, assim denominado por Chesbrough (2003a, 2005, 2007). Este conceito considera elementos como cooperação, parceria, aquisição e venda de pesquisas em diferentes estágios de desenvolvimento, participação de atores fora dos limites da organização, novo desenho organizacional e modelo de negócios como fatores chave de obtençãod e resultados no processo de inovação. O foco do estudo está em identificar quais as competências necessárias para a empresa se adaptar a esta nova abordagem. A empresa estudada é uma indústria nacional de grande porte do segmento de cosmétios que atua em um mercado em crescimento bastante competitivo que demanda inovações constantes imprimindo um ciclo de vida curto aos produtos. a inovação aberta vem a ser uma alternativa estratégica na busca de sustentação de resultados e competitividade a partir de lançamentos de novos produtos em menor tempo e com riscos compartilhados entre os parceiros. Entre as conclusões destaca-se a necessidade de uma preocupação estruturada para que a empresa adote o sistema de inovação aberta seja em formação de um corpo de conhecimentos, seja na estruturação física de áreas funcionais e definição de indicadores específicos para a gestão da inovação abertaDissertação O papel do governo, universidades e empresas na consolidação da cadeia produtiva do biodiesel no Brasil:estudo de caso exploratório baseado na abordagem da hélice tripla(2009) Soares, J. A.O Programa Nacional de Produção e uso do Biodiesel (PNPB) foi apresentado oficialmente pelo governo brasileiro no final de 2004 e regulamentado no ano seguinte, dando início a uma nova cadeia produtiva que continua a ser construída e busca a consolidação, a fim de atender às demandas projetadas no Plano Nacional de Energia (PNE), que prevê aumento da participação do biodiesel no total de energia ofertada no Brasil de 1,8% em 2010 para 5,8% em 2030. Estas metas agressivas só serão atingidas através de uma cadeia produtiva sonsolidada e sustentável construída através deações conjuntas entre governo, universidades e empresas. Este trabalho de estudo de caso exploratório analisa o papel destes três atores na consolidação da cadeia produtiva do biodiesel no brasil sob a abordagem da hélice tripla e dos pressupostos de desenvolvimento através de redes cooperativas. verificou-se que a cadeia produtiva do biodiesel tornar-se-à consolidada quando alguns desequilíbrios verificados tais como maior diversidade de matérias primas, melhor destinação aos co-produtos e comercialização forem corrigidos.Dissertação Proposta de um framework para diagnóstico das capacidades dinâmicas para transformação digital(2021) Kowalski, M. E.A transformação digital impacta a estratégia e a estrutura organizacional das empresas e apresenta grandes oportunidades para a criação de modelos de negócios e formas de entregar valor devido ao avanço das tecnologias digitais. Para atuar na economia digital, é necessário as empresas desenvolverem capacidades dinâmicas a fim de obter ou sustentar vantagem competitiva neste ambiente de incerteza e célere mutação. No entanto, as empresas são confrontadas pelos dilemas sobre quais as capacidades críticas a serem desenvolvidas. Por outro lado, os modelos de maturidade para transformação digital e Indústria 4.0, que poderiam estabelecer uma rota estratégica virtuosa, em grande parte conferem ênfase às capacidades tecnológicas e operacionais, pouco valorizando a exploração de capacidades que permitam à empresa encetar iniciativas de reconfiguração de seus negócios. Esta pesquisa tem como objetivo a proposição de um framework para que as empresas possam desenhar uma estratégia de gestão para o desenvolvimento de capacidades dinâmicas para indução da maturidade digital. Esta proposta é construída com base na revisão da literatura de transformação digital, Indústria 4.0 e capacidades dinâmicas. Pretende-se consolidar esse framework com a aplicação de estudos de caso em empresas com processos em andamento e avançados de transformação digital. As contribuições acadêmicas propostas são: a) mapeamento das capacidades dinâmicas, sua fundamentação teórica e a sua inclusão nas dimensões de um framework para medir a sua força na indução da maturidade digital; (b) por meio de análises e de estudos de casos comparativos, consolidamos os microfundamentos “Inteligência analítica para jornada da experiência do cliente” e “Gestão da inovação analítica digital”; as barreiras internas “Liderança sem habilidades digitais” e “Gestão estratégica de recursos humanos para TD”; e os habilitadores internos “Estratégia definida para TD” e “Cultura orientada a dados” que podem ser relevantes para o amadurecimento digital não mapeados em estudos anteriores; (c) para prática gerencial, por meio da aplicação do framework proposto é possível empresas desenharem um roadmap para a transformação digital de acordo com a sua estratégiaTese Serviços digitais inteligentes: a influência da motivação e da satisfação com a vida no comportamento inovativo e na usabilidade(2021) Lui, M. L. C.A transformação digital, por meio de plataformas inteligentes de e-commerce, canais de consumo on-line e da oferta de novos serviços pessoais, com a aplicação da IA (Inteligência artificial), está modificando dramaticamente a lógica de atuação no mundo dos negócios. Os desafios das novas estratégias de mercado para a criação de valor, em prol da competitividade digital, estão cada vez mais centrados na compreensão analítica e preditiva do comportamento do consumo e na experiência de uso da inovação digital pelo usuário. A crise pandêmica de Covid-19 acelerou ainda mais tais mudanças, atestadas pela maior interação homem-máquina, proporcionada pelas plataformas digitais. Compreender o comportamento de consumo de serviços digitais, que passam a ser bens de experiência, pode ajudar as empresas em sua adequação à nova arena competitiva, na busca por novas oportunidades em mercados e por tecnologias emergentes, com alto potencial de impacto, de transformação de mercado e de lock-in do consumo. Grande parte das pesquisas relacionadas ao consumo de produtos tecnológicos, com destaque aos modelos Technology Acceptance Model (TAM) e Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT), não se interessa ou pouco avançou no esclarecimento do grau de inovatividade do consumidor, assim como na mensuração da usabilidade de inovações, restringindo-se às dimensões clássicas (adoção e aceitação tecnológica) da Teoria de Difusão da Inovação (IDT) (Innovation Diffusion Theory). Refletir criticamente acerca de tal teoria, nesse novo cenário, compreendendo quem são os consumidores, qual é a usabilidade da IA na oferta de serviços digitais, e como se dão as relações com as motivações e a satisfação com a vida, constituem uma oportunidade para responder a um gap teórico existente na literatura. Na era da transformação digital, a complexidade das relações de consumo pessoal aumenta e passa a ser direcionadora das decisões das empresas digitais que, cada vez mais, desenvolvem soluções centradas na personalização e na cognição inteligente do seu comportamento preditivo. O objetivo desta tese, portanto, é eliminar a lacuna teórica existente na agenda de pesquisa sobre o consumo inovativo, verificando as relações estabelecidas entre motivação e satisfação com a vida e o binômio usabilidade e consumo inovativo de serviços digitais inteligentes. Para tanto, realizamos pesquisa com uma amostra de n = 517 participantes, usuários de assistente pessoal inteligente, no período de maio a junho de 2020. Os dados foram analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais e pela técnica de Mínimos Quadrados Parciais (PLS), com o uso do software SmartPLS-3. Optamos por um modelo mais parcimonioso e, por isso, usamos o construto motivação como 2ª ordem. Apoiada nos resultados da Modelagem de Equações Estruturais, esta pesquisa evidencia – e essa é a sua principal contribuição – que satisfação com a vida e as motivações, esta última, desde que seja mediada por domínio específico de inovatividade e inovação inata têm, ambas, influência na usabilidade e no comportamento inovativo. O modelo utilizado apresentou um ??2 de 32% da variável dependente usabilidade, e 14% da variável dependente comportamento inovativo; e demonstrou validade preditiva, por intermédio do indicador ??2, e tamanho do efeito, pelo indicador ??2 – resultados estes satisfatórios