Teses e Dissertações
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Dissertação Desenvolvimento de um modelo de programação linear para apoio à tomada de decisão em uma cadeia de suprimentos(2009) Ignacio, Bruno Alvarez FerreiraO cenário de negócios atual é caracterizado pela alta competitividade e pelo aumento do nível de exigência do consumidor. Ele exige das organizações novos padrões de custo, de qualidade, de agilidade e de flexibilidade que podem ser alcançados com o aumento da eficiência dos processos internos e externos. Nesse contexto, a configuração e a gestão da cadeia de suprimentos ganharam importância. As organizações começaram a vê-las como uma maneira para aumentarem seus retornos e obterem vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Na gestão da cadeia de suprimentos são tomadas diversas decisões que podem influenciar no resultado final da mesma. Este estudo propõe um modelo de programação linear para auxiliar a tomada decisão em uma cadeia de suprimentos. Ele procura maximizar o lucro total de toda cadeia ao longo de um determinado horizonte de planejamento, para isso o mesmo utiliza informações oriundas de todos os integrantes dessa cadeia. Para verificar susa eficácia ele é aplciado a uma cadeia de suprimentos hipotética em nove diferentes situações de variações de demandas e de capacidades de produção e estocagem dos vários integrantes da cadeia considerada. São feitas, ainda, comparações entre os resultados que seriam obtidos com a aplicação do modelo proposto e com outro modelo de gestãoDissertação Aplicações de redes neurais para previsão de séries temporais em segmentos industriais(2009) Zoucas, F. A. M.Dissertação Análise do impacto da diversificação na estratégia operacional em empresas de bens de capital(2009) Queiroz, R. P.O acirramento da concorrência e o aumento e competência dos chamados competidores globais tem dificultado o crescimento das empresas. Neste ambiente competitivo a diversificação das atividades tem sido uma opção de crescimento e fortalecimento seguida por muitas empresas, que tem como desafio coordenar suas atividades, de forma a competir eficazmente em "mercados diversos" e muitas vezes correlatos, em virtude das possíveis necessidades diferenciadas de estrutura produtiva e comportamento do mercado consumidor. Analisar o impacto da diversificação na estratégia operacional avaliando a influência de variáveis internas - recursos produtivos - e externas - necessidades e demanda do novo mercado consumidor - é a proposta deste trabalho. O emprego do estudo de caso permitiu enumerar aspectos importantes a serem observados na estratégia operacional em um processo de diversificação, assim como, a emissão de considerações e sugestão para estudos futuros.Dissertação Estendendo os limites da governança de tecnologia da informação até o chão de fábrica(2009) Brito, E.Neste trabalho o autor propõe um mecanismo para estender os limites da Governança da Tecnologia de Informação (TI) em empresas industriais para ampliar a visão do nível mais alto da estrutura administrativa destas empresas até o chão de fábrica. Este mecanismo contribui com o processo de planbejamento de investimentos em sistemas, endereçando a camada de Manufacturing Enterprise System (MES). Para mensurar a importância da camada MES e suportar a proposta, realizou-se uma pesquisa de campo com os gestores de TI ou de Automação Industrial indicados pela alta administração de 50 empresas sediadas nas regiões Su e Sudeste do Brasil, selecionadas no Guia Exame 500 Maiores e Melhores de 2005, segundo critérios estabelecidos. Os resultados mostram que os gestores respondentes do questionário confirma a hipótese que o MES é uma tecnologia prioritária nas agendas dos executivos de várias das principais empresas brasileiras. O modelo proposto pelo autor envolve o levantamento dos objetivos de desempenho da empresa, indicadores associados e a correspondência destes com fuincionalidades da camada MES por meio de procedimento de alinhamento, permitindo uma visão clara para empresa sob quais aplicações são merecedoras de recursos e retornos associados. Para ilustração do mecanismo proposto, realizou-se um estudo de caso com uma empresa líder do setor alimentício, envolvendo os gestores de Produção, Planejamento, Qualidade, Engenharia, Manutenção e TI, por meio de um workshop. A aplicação realizada ilustra a potencialidade do mecanismo proposto como uma ferramenta viável para se estender a Governança de TI até o chão-de-fábrica.Dissertação Interação e conversão do conhecimento no sistema local de produção do etanol de Piracicaba(2009) Silva Junior, R. L.Esse trabalho teve por objetivo contribuir para o entendimento das interações e da conversão do conhecimento no SLP do etanol de Piracicaba, identificando as contribuições das instituições de ensino, fomento e pesquisa a este SLP, e de que maneira estes agentes interagem entre si. Com intuito de atingir o objetivo proposto foi realizada uma ampla revisão bibliográfica qyue abrangeu estudos sobre a conversão do conhecimento, bem como os conceitos de sistemas locais de produção, a fim de melhor caracterizar o ambiente de estudo. A pesquisa é caracterizada como exploratória e descritiva, visando descobrir as interações entre os elementos deste SLP, relacionando com a geração e difusão de conhecimento. Para o estudo exploratório foi utilizada a técnica de pesquisas semi-estruturadas em plantadores, usinas, fábricas e prestadoresd e serviço, instituições de ensino, fomento e pesquisa, a fim de identificar como ocorrem as interações e a conversão do conhecimento. Foram identificadas as contribuições expressivas da APLA, CTC e centro da Cana, e as menos expressivas da Incubadora de Piracicaba, ESALQTEC e da Casa do Produtor Rural. Da mesma forma, o trabalho mostrou que as conversões do conhecimento por Socialização e Externalização são intensas no SLP do etanol de Piracicaba, que comprovadamente apresenta forte vocação em todas as atividades envolvidas com o tema, desde o plantio até a fabricação de máquinas e sistemas de informação que suportam o processamento deste biocombustível.Dissertação O uso da simulação como ferramenta de apoio a análise de alternativas de layout visando o aumento de capacidade de produção do sistema de manufatura(2009) Zampieri Júnior, José RobertoA complexidade envolvendo o processo de tomada de decisão em investir na produção para uma determinada demanda, desde a escolha de um meio até o melhor período para a sua instalação, é fundamental para a manutenção da competitividade de uma empresa dentro de um mercado onde a busca por melhores resultados é uma atividade primorrdial. Este trabalho demonstra os benefícios em utilizar um modelo de simulação de sistema produtivo, como suporte para a tomada de decisão em investimento. As facilidades que a modelagem oferece à gerência se tornam uma estratégia fundamental para uma tomada de decisão correta. O conhecimento da capacidade produtiva, a identificação dos postos gargalo, a possibilidade em experimentar outras soluções, outros layouts, testar essas modificações antes da implantação no sistema real são as vantagens que este trabalho pretende ilustrar. A modelagem do sistema produtivo é importante para a empresa, pois evita a interrupção da produção em função de uma nova modificação. Os investimentos realizados pontualmente, e sem excessos, são fatores substanciais para a sobrevivência das empresas. A utilização quase total da capacidade produtiva de um sistema é a questão central. Em vista destas necessidades, este trabalho abre a oportunidade de uma nova abordagem sobre o processo de investimentoDissertação A relação entre os custos segurado e não segurado dos acidentes do trabalho(2009) Lopes, José Nicodemos PereiraA prevenção à ocorrência de acidentes, além do objetivo principal de preservar a integridade da vida humana, pode também ser pensada a partir de critérios econômicos, o que poderá gerar interesses das empresas em função dos custos gerados pelos acidentes de trabalho. O engenheiro Heinrich teve sua pesquisa amplamente utilizada em função da relação encontrada de 1:4 entre o custo segurado e o custo não segurado dos acidentes em 1931. Com intuito de analisar e compreender a relação atual entre os custos segurado e não segurado na dinâmica dos acidentes de trabalho, esta dissertação propõem uma análise das características que compõem o acidente de trabalho, os conflitos básicos entre empresa e empregado e as visões de ambos quanto à segurança no trabalho. A partir da análise dos acidentes ocorridos em 2007 em duas empresas do setor de autopeças localizadas na região do Grande ABC Paulista, definiu-se o ambiente para avaliação dos custos não segurados dos acidentes de trabalho, obtendo 1:7,65 e 1:2,87, respectivamente, com relação adequada à realidade das empresas estudadasDissertação As transações entre supermercados e seus fornecedores de frutas, legumes e verduras(2009) Costa, Mário Wanderley MoreiraO presente trabalho pretende analisar as estratégias dos varejistas com seus fornecedores de frutas, legumes e verduras (FLV). Como aporte teórico será utilizada a abordagem de economia dos custos de transação e o conceito de cadeia de suprimentos. Será utilizada abordagem qualitativa, por meio de estudos de casos múltiplos. Esse estudo foi viabilizado por entrevistas com varejistas de diferents formatos por meio de questionários semi-estruturados. Foram entrevistados três varejistas (pequeno, grande uma cooperativa) e três fornecedores do pequeno e grande varejo e um fornecedor da cooperativa. Os resultados indicam que os varejistas vê aumentando o nível de exigência aos seus fornecedores de FLV. Nesse contexto os varejistas estão influenciando o desenvolvimento dos seus fornecedores. O estudo identificou que o pequeno varejista não possui uma estrutura de gestão, de logística e não conhece bem seus fornecedores em relação à procedência dos produtos. Foi verificado que, nessa transação, a especificidade de ativos é baixa e a estrutura de governança observada é a de mercado. Na cooperativa de consumo foi observada a existência de um amplo relacionamento com seu fornecedor Irmãos Benassi, e uma governança híbrida. Nas transações realizadas entre produtores e o grande varejo observa-se que, se por um lado é garantida a compra de determinados produtos, por outro lado são feitas diversas exigências a respeito da origem desses produtos. Mas, apesar dessas exigências os produtores continuam fornecendo para garantir o escoamento da produção e a atração de novos clientes para a empresa.Dissertação Estudo comparativo das metodologias de tempos pré-determinados MTM-UAS e Basic-MOST: aplicação prática(2010) Souza Junior, Aldemario Gomes deO processo de planejamento da produção pode ser mais efetivo com o uso do sistema de tempos pré-determinados como ferramenta para se definir o tempo padrão das atividades. Este trabalho dá uma contribuição no processo de tomada de decisão para a escolha do sistema de tempos pré-determinados mais adequado. Os sistemas MTM-UAS e Basic-MOST são comparados, a partir de um estudo de caso aplicado a um grupo de atividades, realizadas por uma equipe, numa empresa do setor automobilístico. São apresentados os principais conceitos das metodologias MTM e MOST, bem como o processo para construção dos dados para o cálculo do tempo padrão das atividades. Com o tempo das atividades calculado, com base nas duas metodologias, determinou-se a quantidade de operadores necessária, a partir do balanceamento da linha, para um mesmo tempo takt e com a mesma sequência de operações. Os resultados indicaram que o MTM-UAS apresenta uma maior taxa de ocupação mpedia dos postos de trabalho. A partir dos resultados otidos, percebe-se que o nível de detalhamento do sistema e o tempo takt são fatotres que devem ser ponderados no rpocesso de escolha do sistema de tempos pré-determinados. Conclui-se também que o uso de um sistema mais detalhado só é relevante se o tempo takt for pequeno, por causa do compromisso entre o esforço na aplicação de uma metodologia de tempos pré-determinados e os benefícios obtidos.Dissertação Métodos de cotação e negociação de preços e custos de transação na cadeia de suprimentos de autopeças do Brasil(2010) Genaro, EdelcioO presente trabalho tem por objetivo principal identificar quais são os métodos de cotação e negociação de preços predominantes na cadeia de suprimentos de autopeças brasileira. Ainda dentro do escopo do trabalho, buscar-se-à identificar quais os fatores geradores de custo de transação que podem diminuir ou aumentar o custo final. A competição global, a saturação dos mercados e o desenvolvimento do comércio mundial fizeram com que as firmas comerciais e industriais, os prestadores de serviços, os órgãos públicos, etc., empirrassem a responsabilidade de haver um custo competitivo em toda a cadeia de suprimentos ou cadeia de valor. E, portanto, a forma e o método como esse preço é negociado nas cadeias de suprimentos assume papel fundamental para o estabelecimento e sucesso das cadeias. O interesse recaiu sobre a Cadeia de Suprimentos de Autopeças do Brasil devido à sua complexidade, atualziação tecnológica e crescimento acentuado nos últimos anos e principalmente pelo fato de pertencer à Cadeia de Surprimentos Automotiva que talvez seja aquela de maior competitividade em termosde indústria de manufatura, devido à competição e participação de montadoras globais com suas próprias cadeias de suprimentos de autopeças, também globais. Esse ambiente competitivo obriga as cadeias de suprimentos locais a competirem em nível global, e dessa forma, são obrigadas a utilizar e desenvolver métodos e estratégias que anulem as assimetrias decorrentes da competição com outras cadeias e que atuem em mercados mais competitivos em termos de volume, tecnologia e recursos. Para responder as questões de pesquisa, foi utilizado questionário com perguntas fechadas tipo survey e escala Likert, enviado aos gestores da área de supply chain sas maiores empresas de cadeia de suprimentos de autopeças em termos de faturamento, com capital multinacional, empregam uma gama mais variada e estruturada de métodos de cotação e negociação de preços para aquisição de materiais direto, ao passo que as empresas de capital nacional empregam majoritariamente o método mais simples de cotação de negociação de preços que geram fatores de custo de transação, a maioria dos respondentes concordaram que os fatores geradores de custos de transação diminuem se as seguintes características estiverem presentes na negociação: transparência, frequência, poder de barganha do comprador e cotação com abertura de custo.Dissertação Canais de distribuição da indústria têxtil e vestuário:um estudo das relações entre varejo e indústria de confecção(2010) Oliveira, Fabiana Martins deEste trabalho tem como objetivo a investigação do relacionamento entre a indústria de confecção de vestuário e o varejo do vestuário. Esta relação é analisada através do estudo de canais de distribuição. A metodologia utilizada para a parte empírica é a do estudo de casos múltiplos, e permitiu caracterizar quais são as exigências feitas pelos varejistas para a escolha dos seus principais fornecedores, a estrutura do canal de distribuição da indústria têxtil e vestuário, os fluxos existentes dentro do canal e as principais formas de poder exercido entre os membros. Os varejistas de vestuário exigem maior comprometimento de seus fornecedores e maiores participações em determindas atividades. Por outro lado, os fornecedores estão engajados em produzir produtos com uma qualidade superior e aperfeiçoamento estrutural para melhorar o desempenho do processo produtivo, ao fazer investimentos na empresa, o fornecedor pretende se adaptar ao varejista, com o objetivo de prolongar o fornecimentoDissertação Evolução dos processos de produção e da cadeia de suprimentos na Mercedes-Benz do Brasil(2010) Bastian, R.Desde o advento das novas práticas de produção e logística, originárias do sistema de produção Toyota (TPS- Toyota Production System), várias empresas ocidentais se decidiram por descartar a continuidade do sistema de produção em massa aderindo, com maior ou menor êxito, ao que se denominou Lean Manufacturing ou produção enxuta. Teorias e práticas foram estudadas e pesquisadas e muitas delas implementadas nas fábricas americanas, euroéias e também brasileiras, com variados níveis de profundidade, especialmente no ramo das automobilísticas, com resultados de melhorias de produtividade, redução de estoques, redução de áreas, incremento de qualidade, redução de lead-time de fabricação, etc. Várias ferramentas tornaram-se parte do vocabulário destas empresas: kanban, heijunka, andon, pokayoke, just in time, muda, gemba, 5'Ss, etc. No Brasil, em especial nas grandes montadoras automotivas da região do grande ABc, São Paulo, a adoção desta nova filosofia se intensificou e, com maior ou menor sucesso, com maiores ou menores dificuldades, tornou-se imperiosa. Várias emoresas dos mais variados ramos de atividades, por exemplo: metalúrgicas, serviços, hospitais, comércio, etc. também adotaram esta nova filosofia, cada uma delas com suas adaptações necessárias. Esta dissertação tem como objetivo analisar a evolução dos processos de produção e da cadeia de suprimentos dos últimos 15 anos na Mercedes-Benz do brasil, uma das grandes fabricantes e montadoras de veículos comerciais - caminhões e chassis de ônibus. Através de levantamento de dados e de arquivos do período, de entrevistas com profissionais executivos que participaram e participam desta história, procura-se demonstar as vantagens da utilização do sistema Toyota de produção, as melhorias implantadas, além de um diagnóstico de como se encontra a empresa neste quesito.Dissertação Um estudo das características existentes em células de manufatura e suas influências no rendimento global, utilizando indicador de eficiência (O.E.E.)(2010) Souza, Benedito Teodoro deBuscar competitividade em economias dos países de mercados emergentes é hoje uma estratégia das multinacionais. Países como a China, Índia, Rússia e Brasil estão com o mercado econômico aquecido, daí o grande interesse de investidores nestes mercados. As multinacionais comparam o sistema de produção existente nos países tidos como potências econômicas com o sistema de produção do Brasil e, a partir desta comparação, estabelecem como meta obter o mesmo rendimento que têm na matriz. Por esse motivo, medir o sistema de manufatura é vital para a resolução de problemas e a melhoria contínua desses sistemas de manufatura. Portanto, faz-se necessário que as empresas brasileiras busquem melhorar continuamente a eficácia de seus equipamentos, identificando e eliminando as perdas e, com isso, reduzir os custos de fabricação. A eficácia global dos equipamentos utilizada na metodologia TPM - Total Productive Maintenance, na qual Overall Equipment Effetiveness (O.E.E.) - Índice de Eficiência Global - é o indicador utilizado para fazer as medições desta eficácia. Este trabalho pretende discutir, através de um estudo prospectivo em 51 células de manufatura de uma montadora de caminhões e ônibus, das quais foram selecionadas 30 células, como a medição, a análise dos dados de rendimento e, principalmente, as características das células influenciam o rendimento das células de manufatura.Dissertação Engenharia de produtos:desenvolvimento de veículos globais em subsidiária brasileira de multinacional(2010) Shibata, R. M.A competividade na indústria automotiva tem aumentado cada vez mais e os mercados maduros estão cada vez mais saturados. Neste contexto, a busca por vantagem competitiva através da globalizaçãop de operações em busca de redução de custos ou acesso a mercados em expansão têm sido parte das estratégias das multinalcionais no desenvolvimento de produtos. Os produtos globais oferecem vantagem devido a sua padronização mundial de componentes e sistemas associada à possibilidade de atender diversos mercados com poucas modificações específicas. Desta forma, a partir de uma arquitetura global, é possível desenvolver veículos em diversos tipos de carroceria e design, para diversos requisitos de desempenho, simultaneamente. No atual cenário da indústria automotiva, as subsidiárias localizadas em países emergentes, que têm se destacado economicamente nos últimos cinco anos, tornam-se importantes na estratégia de desenvolvimento de veículos devido ao conhecimento que possuem em relaçao aos produtos destes mercados. O presente trabalho buscou compreender o processo de desenvolvimento de produtos globais pela engenharia de produtos da subsidia´ria brasileira da General Motors. A primeira etapa compreendeu a pesquisa em fontes secundárias para descrever e entender o atual cenário da indústria automotiva e do processo de engenharia de desenvolvimento de veículos. A segunda etapa se refere ao estudo de caso realizado através de entrevistas com pessoas ligadas ao desenvolvimento de um veículo baseado na arquitetura global pela General Motors do Brasil (GMB). Dentre as principais conclusões, pode-se destacar que a engenharia de produtos da GMB deixou de ser apenas uma subsidiária que adaptava veículos desenvolvidos pela Opel, subsidia´ria alemãm ou pela matriz norte-americana, tornando-se uma subsidiária capaz de desenvolver produtos que atendam não apenas a mercados locais, mas sim a diversos mercados. Além disso, a estratégia de desenvolvimento de arquiteturas globais traz vantagens quanto ao custo e tempo por evitar duplicidade de desenvolvimentos. Para a GM, isto se tornou possível após a integração de todos os centros de engenharia de desenvolvimento de pordutos em uma engenharia global.Dissertação O uso da simulação computacional como ferramenta de apoio à decisão complementar ao projeto de layout visando produtividade do sistema em estudo(2010) Bloise, B.Dentre as técnicas quantitativas como ferramentas de apoio à decisão, fornecidas pelos estudos e aplicações da Pesquisa Operacional, a Simulação vem ganhando destaque e está sendo cada vez mais utilizada em empreendimentos. Isto ocorre devido à capacidade de modelagem e à geração de diferentes cenários em um espaço de tempo reduzido. O uso da simulação computacional também possibilita e auxilia a tomada de decisão de forma rápida e econômica, evitando experimentações em campo ou no sistema real em estudo. Desperdícios na escolha e no dimensionamento dos recursos utilizados, nos investimentos em máquinas e equipamentos, e nas instalações que abrigam a operação são evitados. Além disto, é uma ferramenta que tem demonstrado grande flexiblidade e eficácia na solução de problemas que envolvem uma grande quantidade de variáveis que por esta característica são de difícil abordagem matemática otimizante e muitas vezes computacionalmente inviável. Para a Engenharia de Produção, um dos tópicos importantes que influenciam diretamente os resultados de um empreendimento, consiste no projeto de layout. Dada a visão sistêmica requerida pelos atuais processos na cadeia produtiva, bem como a dinâmica imposta pelos competidores no mercado, e o enfoque na gestão da cadeia de suprimentos e dos elos que a compõe, estes fatos somados impõem mudanças nas estruturas corporativas em intervalos de tempo ou ciclos cada vez menores. O presente estudo mostra a utilização da simulação computacional como ferramenta complementar aos métodos tradicionais em projeto de layout, bem como a influência direta que variáveis operacionais de difícil modelamento exercem na produtividade de plantas de manufatura, mesmo em pequenos empreendimentos ou em subsistemas.Dissertação Uso da programação linear no controle ótimo de um sistema carro-pêndulo(2011) Puglia, Luiz VascoEste trabalho discute o uso da Programação Linear como alternativa para a solução de problemas de controle ótimo de sistemas dinãmicos lineares no espaço de estados de tempo discreto onde os elementos do vetor de controle são as variáveis livres de projeto. Como o vetor de estado num instante qualquer de amostragem pode ser escrito como uma combinação linear do vetor de controle e das condições iniciais, essa forma resulta na estrutura padrão dos problemas de Programação Linear. A função do objetivo pode ser adaptada para o problema particular de otimização que se pretende resolver. Um dos objetivos possíveis em problemas de controle ótimo é minimização da somatória do módulo do controle em cada instante de amostragem. Uma outra possibilidade é a maximização da velocidade média de percurso para indiretamente resolver problemas de tempo mínimo. Essas e outras funções objetivo são facilmente colcodas na forma padrão do problema de Programação Linear, ou seja, como uma combinação linear do vetor do controle. Como o estado em um instante é função das condições iniciaisé possível incorporar restrições do estado em qualquer instante. Um estudo de caso foi usado para discutir algumas possibilidades dessa alternativa. Para tanto o controle de tempo mínimo de movimentação de um sistema carro-pêndulo real de um grau de linerdade foi considerado incluindo também a minimização da somatória do módulo do controle. O problema do esforço de controle foi tratado explicitamente na função objetivo e o problema de tempo mínimo foi tratado de forma indireta por meio de uma simples busca nos instantes de amostragem. Restrições de ângulo nulo nos extremos foram incorporadas além de outras restrições físicas do problema. Para compensar os inevitáveis erros de modelagem e distúrbios, a trajetória ótima foi mantida dentro de uma precisão pré-estabelecida por um sistema de controle em malha fechada, com uma ação do tipo avanço. Como o modelo do sistema carro-pêndulo é não linear, sua equações foram linearizadas para se poder aplicar a técnica. Os resultados obtidos ilustram que de fato a técnica analisada é bastante simples, poderosa e conclusiva, uma vez que os métodos de solução numérica da Programação Linear são sempre conclusivos quanto a existência de uma solução.Dissertação Identificação dos fatores que afetam a ruptura em um varejista utilizando técnicas de análise multivariada(2011) Aguiar, Fernando Henrique Oliveira deO trabalho se propôs a identificar as principais causas da ruptura de estoque por meio de uma análise de dados históricos da operação de um grande varejista que atua no Brasil. Este estudo foi suportado por técnicas de análise multivariada para obter uma visão das relações existentes entre a ruptura de estoque e diversas variáveis independentes. O trabalho revelou que algumas causas da ruptura podem ser identificadas pela simples análise do banco de dados dos varejistas, contribuindo para tomadas de decisões gerenciais.Dissertação A estratégia de operações e a dimensão ambiental:um estudo de caso na indústria automotiva(2011) Heinz, GuilhermeAs prioridades competitivas historicamente consideradas na estratégia de operações das empresas têm sido as dimensões: Qualidade, Entrega, Flexibilidade e Custo. O desempenho dessas quatro dimensões até agora foi suficiente para assegurar a competitividade das empresas e manter sua sobrevivência. A dimensão ambiental, atualmente, está ampliando de forma global sua importância estratégica como prioridade competitiva para as empresas, principalmente com a crescente demanda da sociedade na obtenção da sustentabilidade ambiental além da econômica e social, aumentando a pressão sobre as empresas e exigindo sua participação responsável na redução dos impactos ambientais e sociais. Diante deste cenário de mudança é o objetivo desta pesquisa avaliar como as empresas consideram na sua estratégia de operações a dimensão ambiental, que têm de forma acelerada aumentado sua importância para a sociedade, governo e empresas. Essa pesquisa foi realizada na indústria automotiva por meio de um estudo de caso múltiplo em três montadoras de automóveis e veículos comerciais da região do ABC paulista. A análise e interpretação dos dados da pesquisa levaram à conclusão que as empresas pesquisadas, no sentido de se adequarem às demandas atuais e futuras do mercado, ampliaram as prioridades competitivas da sua estratégia de operações para além das "tradicionais", qualidade, entrega, flexibilidade e custo, incluindo também a prioridade competitiva meio ambiente, definindo ações, metas e objetivos e um modelo de gestão proativa, no sentido de maximizar os impactos positivos da dimensão ambiental no desempenho competitivo de operações.Dissertação Estudo experimental e modelagem de propriedades volumétrica de soluções líquidas binárias contendo acetonitrila e aminas a diferentes temperaturas e à pressão atmosférica(2011) Bittencourt, Samara StorionNeste estudo, dados de densidade de soluções líquidas binárias de acetonitrila + npropilamina, ou + n-butilamina, ou + di-n-propilamina, ou + di-n-butilamina, ou + tbutilamina, ou + trietilamina foram determinada em toda faixa de composição nas temperaturas de (293,15, 298,15, 303,15 e 308,15) K e à pressão atmosférica. As densidades foram determinadas usando a técnica de densitometria de oscilação usando um densímetro de oscilação mecânica (Modelo DMA 4500) fabricado pela Anton Paar. Os resultados experimentais das densidades foram usados para calcular o volume molar excesso, E Vm , os quais foram correlacionados através de uma equação de Redlich-Kister. Os valores do E Vm foram negativo para todos os sistemas estudados, exceto para o sistema de acetonitrila + di-nbutilamina que apresentou comportamento sigmoidal, com valores positivos para região concentrada de acetonitrila e negativo para região de baixa concentração. Para a faixa de composição entre 0,2 a 0,8 foi possível observar a interferência da temperatura no valor do E Vm em alguns sistemas. Outras propriedades volumétricas como volume parcial molar, volume molar aparente, volume parcial molar e parcial molar excesso à diluição infinita foram calculadas a partir dos dados de EVm . Além disso, os dados do volume molar excesso foram usados para testar a plicabilidade do Modelo da Solução Associada Real Estendido (Modelo ERAS), o qual foi capaz de correlacionar os resultados experimentais, execeto para o sistema contendo acetonitrila + di-n-propilaminaDissertação Avaliação da eficiência de portos secos utilizando análise envoltória de dados(2011) Tirapelli, P. A. M. V.Este trabalho tem por objetivo realizar um levantamento para medir e avaliar o desempenho de terminais de contêineres dentro dos Portos Secos, que são situados fora da zona primária (engloba os Portos Marítimos e Aeroportos) do Brasil, por meio da técnica de Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA). O desempenho operacional dos Portos Secos será medido através de dados obtidos de recursos empregados e movimentaçãode contêineres no ano de 2009. Assim, através dos resultados obtidos, os terminais serão ranqueados pela sua atratividade operacional. As eficiências serão determinadas por meio do modelo DEA, com aplicação do método BCC orientado às saídas (outputs), com intuito de maximizar a eficiência dos recursos empregados. Portanto, esta ferramenta embasará o tomador de decisão a verificar se há balanceamento da capacidade instalada, denominadas de Unidades Tomadoras de Decisão ( Decision Making Units - DMU).