Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Administração
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Dissertação Abstrair ganhos e concretizar perdas: quando a representação mental pode alterar o comportamento dos indivíduos(2021) Penof, N. R.A preferência pelo status quo por parte de um indivíduo é uma questão central para entender o processo de tomada de decisão pelos consumidores. Quanto mais sutis e simétricas as probabilidades de um resultado (não importa se são positivas ou negativas), mais difícil é modelar tais fenômenos. Pesquisas anteriores demonstraram que o foco regulatório (motivação) de um indivíduo afeta sua preferência pelo status quo e demonstraram também como o nível de interpretação de uma decisão, por si só, pode mudar a percepção do sujeito sobre a própria decisão. Esta pesquisa, com base na metodologia experimental, demonstra como o nível de construção afeta a motivação do indivíduo (foco regulatório) a fim de determinar em quais condições o comportamento do indivíduo se desvia do comportamento esperado considerando apenas a sua motivação. Um total de três experimentos foram conduzidos para expor os participantes a um contexto de loteria com uma opção de jogo: arriscar para melhorar as probabilidades da loteria ou uma condição de não escolha para manter chances menores (sem risco) de ganhar na loteria. Antes dessa decisão, os indivíduos foram solicitados a pensar sobre o prêmio em dinheiro em níveis de interpretação superiores e inferiores (incluindo também enquadramentos de mensagens positivas e negativas) e seu foco regulatório foi medido como uma variável independente. O primeiro e o segundo estudos demonstraram que indivíduos com representação abstrata e enquadramento de ganho, bem como indivíduos com representação concreta e enquadramentos negativos, são predispostos a se comportar contra suas tendências naturais e optam pela mudança do status quo (assumindo riscos no processo). Um terceiro estudo demonstrou os efeitos de algumas mudanças no desenho experimental na manipulação do nível de construção, propondo um método eficaz de colocar indivíduos em níveis de construção específicos no contexto deste estudo. Contribuições, limitações e sugestões para pesquisas futuras são descritas ao final desta pesquisaDissertação A adoção da certificação de empreendimentos imobiliários sustentáveis por um banco de grande porte:um estudo de caso(2009) Coelho, L. S. M.Esta dissertação propõe o estudo sobre as razões pelas quais um Banco de grande porte brasileiro construiu um primeiro empreendimento uma agência totalmente sustentável, visando obter a certificação oficial do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), órgão certificador norte-americano, nesta área. A certificação de empreendimentos imobiliários, fenômeno novo no Brasil, merece ser mais bem compreendida em pesquisas e este estudo de caso procurou contribuir para esta compreensão ao verificar que as principais razões para se adotar este tipo de certificação estão ligadas à imagem institucional, ganhos financeiros e recursos, mas também a uma maior contribuição para a instauração de práticas bem definidas, mais éticas e transparentes na construção civilDissertação A adoção da forma da organização inovadora sustentável por uma empresa do setor elétrico brasileiro: desafios e perspectivas(2012) Soruco, M. P.A revisão de literatura realizada neste trabalho, mostrou que atualmente, no Brasil na área de administração de empresas, a definição mais frequente encontrada de Organização Inovadora Sustentável é aquela que a conceitua como uma organização em aprendizagem que promove políticas de desenvolvimento sustentável. Deste modo trata-se de uma organização que promove o aprendizado em circuito duplo, o aprimoramento e descentralização de seus processos administrativos, a integração horizontal, o trabalho em equipe, a gestão de projetos que possui altos investimentos de P&D e um sistema de TI avançado, entre outras características. Além disso, ao promover políticas de desenvolvimento sustentável, inovará de um modo sustentável e desenvolverá, na medida do possível políticas sociais e de desenvolvimento econômico. No setor elétrico, significa implementar fontes de geração de energia elétrica renováveis, entre elas energia eólica. O objetivo deste trabalho foi estudar uma empresa do setor elétrico brasileiro que implementou esta forma organizacional.Dissertação Adoção de modelos de gestão para a sustentabilidade em empresas operando no Brasil:uma investigação das causas de suas contradições e dificuldades(2010) Colalillo, E. G. P.A sustentabilidade tem assumido uma significativa importância no ambiente empresarial brasileiro, principalmente devido ao contexto socioambiental no qual estamos inseridos. As empresas estão tendo que adotar medidas que respeitem de forma equilibrada o tripé da sustentabilidade, considerando aspectos econômicos, sociais e ambientais. Neste estudo apresentamos o contexto histórico da formação do conceito de desenvolvimento sustentável, fazemos também um breve mapeamento das principais Instituições de apoio a gestão da sustentabilidade. O objetivo deste trabalho é estudar os fatores que geram contradições, ambiguidades e as dificuldades nas empresas que adotam a sustentabilidade em sua gestão. Para fundamentar este trabalho, utilizamos a Teoria Institucional, onde buscamos procuramos entender aspectos como legitimidade, campo organizacional, processos isomórficos. A metodologia aplicada neste estudo segue uma abordagem qualitativa, onde fizemos uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental seguido de nossa pesquisa de campo onde utilizamos um roteiro de entrevistas semi estruturadas para a coleta de dados junto às empresas pesquisadas. Para a nossa análise de dados criamos categorias para avaliarmos o Grau de Adoção e o Grau de internalização da Sustentabilidade nas organizações. Nas nossas considerações finais apresentamos o resultado de nossas análises, onde destacamos a importância da educação para a sustentabilidade e apontamos os fatos que consideramos como indutores das dificuldades e ambiguidades nas organizações que inserem a Sustentabilidade a sua gestãoDissertação Análise da evolução e vertentes na literatura acadêmica nacional e internacional sobre universidade corporativa(2013) Silva, J. A. P.Este estudo apresenta uma análise dos estudos publicados sobre Universidades Corporativas entre 1997 e 2011 em bases de dados nacionais e internacionais. Através desta revisão o autor identifica os objetivos iniciais da criação de uma Universidade Corporativa, a sua aderência ou distanciamento com as Universidades Acadêmicas durante o período pesquisado, a sua importância como vantagem competitiva para as empresas que adotaram este modelo, e as críticas para esta estruturaDissertação Uma análise da gestão da cadeia de suprimentos de fertilizantes na agricultura brasileira de soja(2024) Kuroki, A. Y.A agricultura possui o grande desafio de garantir a segurança alimentar para uma população que pode chegar a 9,15 bilhões de pessoas nas próximas décadas. O Brasil assume protagonismo diante deste desafio, como sendo um dos principais países fornecedores de alimentos para o mundo. A disponibilidade de recursos naturais, adoção de políticas públicas, concessão de crédito rural, investimentos em P&D, desenvolvimento da mão de obra, financiamento de máquinas e equipamentos, e aplicação de tecnologias provenienetes da indústria 4.0, contribuíram para o desenvolvimento do agronegócio nacional, fazendo com que o Brasil se destacasse, principalmente, na produção e fornecimento de soja. Contudo, o aumento da produtividade fez com que o consumo de fertilizantes aumentasse significativamente. A indústria nacional está muito aquém de atender a demanda local, obrigando o país a ser um grande dependente de insumos importados. A pandemia de COVID-19, em conjunto com o conflito entre Rússia e Ucrânia, causou impactos na cadeia global de suprimentos de fertilizantes, expondo o Brasil a volatidade de preços e restrições de abastecimento, representando um risco ao agronegócio brasileiro. Diante deste contexto, o governo brasileiro instituiu o Novo Plano Nacional de Fertilizantes, com objetivos de médio e longo prazo para reduzir a dependência por insumos importados. Planos semelhantes já foram criados no passado e fracassaram devido a falta de estímulos financeiros e políticas públicas, desestatização da indústria nacional de fertilizantes e facilitação da entrada de insumos importados. A gestão eficaz da cadeia de suprimentos é fundamental para garantir o abastacimento de insumos assegurando a produtividade e competitividade do produto agrícola brasileiro. Por meio de uma abordagem qualitativa, sob a ótica das Teorias de SCM e Contingência, este estudo se propõe a apresentar uma análise demonstrando como os elementos e dimensões relacionados a gestão da cadeia de suprimentos pode influenciar no desenvolvimento da índustria brasileira de fertilizantes. Os resultados obtidos por meio da revisão sistemática da literatura e entrevista com especialistas contribuíram para a identificação e validação dos elementos e dimensões, gerando uma rica discussão e elaboração de uma análise sobre a influência da gestão da cadeia de suprimentos no desenvolvimento da indústria nacional de fertilizantesDissertação Análise de riscos em projetos complexos associados ao prazo(2023) Assis, J. R. C. M. deA indústria da construção é uma das mais dinâmicas, arriscada e desafiadora. Com isso, o setor apresenta muitos problemas de gerenciamento alinhado a uma exigência cada vez maior em relação ao desempenho tanto nos aspectos de qualidade e custos, quanto nos aspectos associados aos riscos do empreendimento não terminar no prazo contratado. Neste cenário, as organizações precisam ser mais competitivas para sobreviverem às condições impostas pelas partes interessadas e, neste contexto, a análise dos riscos que impactam no prazo do projeto tem-se tornado um fator crítico de sucesso. No entanto, a maioria dos modelos de gestão de riscos avaliam os riscos como eventos independentes, desconsiderando as inter-relações existentes entre as atividades críticas e os riscos. A fim de vencer esta limitação o objetivo deste trabalho foi analisar os riscos com foco no cronograma em um projeto complexo do setor de mineração contemplando informações aleatórias de diferentes situações relacionadas às atividades e não somente a duração da atividade, assim com a interação entre as variáveis. E, por meio de simulação de Monte Carlo na análise dos riscos foi possível identificar e definir planos de mitigação com os resultados alcançados. O gerenciamento adequado dos riscos durante a implementação de um projeto complexo torna possível identificar, quantificar e abordar eventos de riscos potenciais antes que eles ocorram. Assim surge a análise do risco, a qual se torna uma aplicação de técnicas tanto qualitativas quanto quantitativas. Em relação à análise quantitativa, a simulação de Monte Carlo foi a utilizada nete trabalho. E, por meio da simulação de Monte Carlo na análise de risco no cronograma, seja possível destacar atividades que impactam diretamente no prazo final deste projeto e possibilitando a equipe a execução de ações mitigatórias. A simulação foi realizada com a correlação entre as variáveis e sem a correlação entre as váriaveis, considerando 1000 iterações no software cristal ball. Como resultado, em uma análise sem correlação entre as atividades foi identificado que existe a probabilidade de 41,81% das atividades do caminho crítico estarem entre a duração planejada e a média, e com correlação esta probabilidade é de 25,33%. Isto é, com a análise e seus resultados auxilia um gestor de projeto a desenvolver estratégias de mitigação, bem como a monitoramento dos riscos identificados, melhorando o processo de tomada de decisão e, consequentemente, aumentando a taxa de sucesso do projetoDissertação Uma análise do impacto do Burnout na motivação de estudantes do ensino superior(2020) Cavalcanti, S. R.Melhorar a qualidade de vida dos estudantes tornou-se uma grande preocupação para as instituições educacionais. Utilizando uma amostra de 442 estudantes universitários na capital do Estado de São Paulo, este estudo investiga o papel moderador do suporte social na relação entre burnout e motivação. Os alunos da nossa amostra preencheram questionários destinados a avaliar seu apoio social percebido, motivação acadêmica e burnout. Os resultados da análise do modelo estrutural sugerem que o suporte social modera a relação entre o burnout e a motivaçãoDissertação Dissertação Uma análise multinível da diversidade geográfica sobre o desempenho das firmas(2009) Belmude, S. P. M.A importância relativa de diversas origens da heterogeneidade do desempenho das firmas tem sido discutida em termos teóricos e testada empiricamente, com ênfase nos efeitos da indústria, corporação, dos recursos idiossincráticos da firma, ano e país. Este trabalho estudou a influência de uma nova variável explicativa sobre o desempenho das firmas, a diversidade geográfica, representada pelo número de fábricas fora do país de origem. Efeitos positivos e significativos foram identificados. A amostra incluiu 2.442 observações, 557 firmas em 13 indústrias e 6 países, num período de 5 anos (2003 a 2007). Um modelo hierárquico linear (multinível) com três níveis permitiu identificar que o efeito firma foi o predominante, sendo responsável por aproximadamente 50% da variância do desempenho. Os efeitos indústria e país, se somados, não chegaram a um terço do efeito firma. Também foi possível identificar uma massa crítica de internacionalização (número de fábricas = 10)Dissertação Análise qualitativa da contribuição da produção científica em gestão de pessoas no Brasil (2000-2009) (Rege, RAUSP, RAM)(2010) Mora, R.A análise da produção científica em administração constitui um tema relevante na academia, assim, distanciando-se dos critérios qualitativos adotados em pesquisas anteriores, faz-se relevante, dado o momento atual do debate, mapear e analisar os artigos em Gestão de Pessoas de tal forma que seja possível qualificar a contribuição dos mesmos para o debate acadêmico e a sociedade em geral. Nesse sentido, nesta pesquisa descritiva foi utilizada uma investigação ampla, de avaliação qualitativa e quantitativa da produção científica em Gestão de Pessoas e, para se alcançar o objetivo proposto nesta investigação, foi utilizado o método de coleta documental na área de Administração com base nos artigos publicados nos principais periódicos acadêmicos da área (Revista de Administração Mackenzie, Revista de Administração da USP e Revista de Gestão da USP) entre os anos de 2000 e 2009. Tomando como fio condutor de nossas análises as conceitualizações de Van de Vem, sugerimos uma propositura numa operacionalização de algumas premissas à análise de contribuições dos artigos, para tanto, a pesquisa norteou análises que esbarrassem em formulação de problemas, construção do referencial teórico, planejamento de estratégia de pesquisas, contribuição futura para a problemáticaDissertação Análise qualitativa da contribuição da produção científica em gestão de pessoas no Brasil (2000-2010) (RAP, RAE, RAC)(2010) Soares, V. C.Este trabalho contribui para o debate sobre a produção científica em Gestão de Pessoas, para isso foi identificada e analisada a contribuição das publicações sobre a temética em questão, esta apurada através da pesquisa qualitativa dentre os principais periódicos nacionais. Este estudo permitiu visualizar a contribuição dos artigos para debates acadêmicos e práticos em Gestão de Pessoas, o panorama deste estudo mostra um grande número de publicações com alguns pontos de fragilidade em termos de contribuição para a construção do conhecimento em Gestão de PessoasTese Análises empírica e conceitual sobre negócios inclusivos: contribuições para avanços teóricos e práticos(2021) Gentil, D.A partir da revisão da literatura nacional e internacional sobre negócio inclusivo, foram identificadas duas definições teóricas: base de pirâmide (BPO), na qual a pessoa de baixa renda não é vista apenas como um ser menos afortunado da sociedade e, sim, como um consumidor (PRAHALAD; HART, 2008; SHYAM, 2017; BECKWITH, 2016) e cadeia de valor, que inclui pessoas ou grupos excluídos na sua cadeia, como fornecedores, revendedores e demais públicos (TEODÓSIO; COMINI, 2012; PETRINI; SCHERER; BACK, 2016; GOLJA; POZEGA, 2012). Uma outra constatação é que a literatura acadêmica da Administração, raramente se ocupa em compreender a pobreza, exclusão/inclusão social, o que, ao contrário, ocorre nas ciências sociais (LARSEN; ANDERSEN; BAK, 2012; SAWAIA, 1999; ROOM, 2002; SAUNDERS; NAIDOO; GRIFFITHS, 2008; BAK, 2018; SPOSATI, 1998). Diante disso, percebem-se oportunidades para a análise crítica das definições atuais e a proposição de uma definição inédita. Para isso, buscou-se responder: a) Quais são as definições teóricas sobre negócios inclusivos? b) Quais são as perspectivas e as abordagens ainda não debatidas pela literatura científica? c) De que forma a compreensão teórica sobre a exclusão/inclusão social das Ciências Sociais podem contribuir para o entendimento do que sejam os negócios inclusivos de gênero? d) De que modo as empresas que se autodenominam ou são consideradas negócios inclusivos de gênero lidam com a pobreza, a exclusão e a inclusão social? A metodologia incluiu pesquisa exploratória e estudos de casos de gênero. Como resposta à primeira pergunta, identificou-se duas definições teóricas: base da pirâmide e cadeia de valor e outras parcialmente debatidas: De Direitos (advocacy) e Autoinclusão (COSTA, 2019); Reconhecimento, Autorrespeito e Inclusão (HAHN, 2012) e Recursos Estendidos (desperdiçados), empregam mais excluídos (RANJATOELINA, 2018). Quanto à segunda, nos estudos de casos de gênero, apurou-se cadeia de valor, base da pirâmide e duas definições parcialmente debatidas: indícios de inclusão de voz e pela linguagem. Na terceira, é preciso reconhecer a inclusão de pessoas de baixa renda nos negócios, mas entender de pobreza e exclusão social. Já na quarta, define-se negócio inclusivo como um tipo de empresa com fins lucrativos que se caracteriza por tornar visíveis indivíduos ou grupos que, em geral, se diferenciam dos padrões estabelecidos pela sociedade, quase sempre num contexto de pobreza e, principalmente, de exclusão social, ou seja, expostos a situações de vulnerabilidade social, de preconceito e de estigma social, atuando no sentido de promover atividades que buscam beneficiar pessoas que se encontram em uma ou mais situações, tais como: base da pirâmide, atuando em determinadas cadeias de valor, que procuram por direitos (advocacy), autoinclusão, reconhecimento e autorrespeitoTese Antecedentes e consequentes da participação do vendedor no processo de desenvolvimento de produtos:proposta de um modelo integrador(2016) Barrichello, A.Uma das maneiras reconhecidas para garantir a continuidade de uma empresa no mercado é o desenvolvimento de produtos. Para tanto se faz necessário a troca de informações entre fornecedores e clientes, desde as fases iniciais do processo, envolvendo a concepção de uma ideia, até a decisão de lançamento de um produto que vá atender às necessidades e desejos dos clientes, identificados ao longo do processo de construção da nova oferta a ser feita. A literatura acadêmica indica que a força de vendas é um forte contribuidor na criação de novos produtos, ou na modificação dos que estão em uso, por ser composta por profissionais que estão em constante contato com os clientes, ouvindo suas demandas e, mais do que isso, observando suas práticas que muitas vezes não chegam a ser verbalizadas em uma pesquisa de opinião. No entanto, poucas dessas pesquisas, ao estudar a relação Vendas e processo de desenvolvimento de produtos (PDP), tratam a perspectiva do vendedor, que é o profissional diretamente em contato com o cliente, a maioria abordando a visão de gestores de vendas. Além disso, a revisão da literatura aponta a oportunidade de se estudar possíveis antecedentes e consequentes dessa participação do vendedor no PDP, sendo que tanto a pesquisa sobre desenvolvimento de produtos como sobre a força de vendas mostram variáveis que poderiam ser consideradas. Assim, o objetivo do presente trabalho foi estudar a participação do vendedor no processo de desenvolvimento de produtos, bem como seus antecedentes e consequentes, considerando a perspectiva deste profissional. Para tanto foram testadas em um único modelo as relações entre a participação do vendedor no PDP e variáveis tais como conflito de tarefa, conflito de relacionamento, compartilhamento de informações, orientação da empresa para inovação e esforço discricionário do vendedor, visando entender suas interdependências. Para cumprir com tal objetivo, foi necessário inicialmente propor uma escala para mensurar a participação do vendedor no PDP para posteriormente propor e testar o modelo dos fatores antecedentes e consequentes desta participação. Por meio de técnicas de análise fatorial exploratória / confirmatória e modelagem por equações estruturais foram analisados os dados colhidos de 250 vendedores do segmento médico-hospitalar. A contribuição teórica do trabalho foi o uso de um modelo integrado que permitiu a avaliação conjunta das variáveis, visando entender suas inter-relações. Adicionalmente foram obtidas as seguintes contribuições: a) a orientação da empresa para inovação é um fator influenciador da participação de vendedores no PDP, embora por si só não seja o mais significativo; b) o compartilhamento de informações com os componentes da força de vendas tem influência significante na sua participação no PDP, mostrando ação mediadora na relação entre orientação da empresa para inovação e a participação dos vendedores no PDP; c) a percepção de conflitos por parte dos vendedores não mostrou ter influência significante, positiva ou negativa, em sua participação no PDP; d) a participação do vendedor no PDP tem influência positiva no seu esforço discricionário. Por fim obteve-se como contribuição gerencial do trabalho a possibilidade de oferecer a gestores a identificação de pontos de participação de vendedores no desenvolvimento de produtos, pontos estes que eventualmente podem não estar sendo considerados quando a atividade é feita por estes profissionais nas empresas e que poderiam ser foco quando se deseja dedicação além daquela que se encontra em sua descrição de cargo.Dissertação Aplicação dos princípios da economia circular em uma indústria de veículos comerciais(2017) Barderi, M. T.A escassez de reservas minerais, somada à grande geração de resíduos, apresenta um novo desafio de conciliar o crescimento econômico com a conservação ambiental. O tradicional perfil de desenvolvimento pratica uma economia linear, extraindo recursos, transformando-os, e os descartando após seu uso. O desenvolvimento de novos produtos, que consome novas matérias-primas e promove, no máximo, a reciclagem no fim da vida, não incentiva uma eficiência produtiva, tampouco uma nova forma de consumo de bens. Um dos setores industriais que possui grande importância na economia é o setor automotivo que, apesar de gerar riqueza e emprego, pratica tradicionalmente uma economia linear, consumindo recursos naturais e gerando grande quantidade de resíduos. Diante desse contexto, a Economia Circular, que é uma oposição à economia linear de extração, produção e descarte, surge como alternativa para a promoção de novos modelos de negócios e formas de consumo que auxiliam a conservação ambiental, dissociando o desenvolvimento da economia do aumento do consumo de recursos naturais, pela circularidade dos materiais. Por meio de um estudo de caso com diferentes unidades de análise, o objetivo do presente trabalho é analisar a aplicação dos princípios da Economia Circular na cadeia de valor do caminhão, em uma indústria de veículos comerciais. Para isso, foi estudado o conceito de Economia Circular, identificados os elementos desse novo modelo econômico na empresa e analisado o nível de implementação de seus princípios e de sua estrutura. As fontes de evidência utilizadas foram entrevistas semiestruturadas, observação direta, pesquisa documental e registros em arquivo. Os resultados da pesquisa evidenciaram alguns elementos da Economia Circular, que trouxeram benefícios ambientais, envolvendo: a redução de consumo de recursos naturais para a confecção de novas peças e componentes, a aplicação de logística reversa de peças usadas para a aquisição de peças remanufaturadas, o incentivo ao uso de oficinas de concessionárias, que possuem controle operacional e ambiental, e a redução do descarte de resíduos inerentes às atividades de pós-venda da cadeia de valor do caminhão. No entanto, para se desenvolver uma estrutura completa de Economia Circular, é preciso considerar o investimento em todos os loops dos materiais e, principalmente, desenvolver uma forma consciente de consumo de bens, compartilhando a responsabilidade sobre os impactos em toda a cadeia.Tese Aprendizagem organizacional para a inovação ambiental:desafios, perspectivas e determinantes a partir de um estudo multicasos(2015) Jacomossi, R. R.A discussão acerca do desenvolvimento das capacidades organizacionais para a inovação ganha importância na medida em que são impostos às empresas desafios decorrentes de cenários de mercados cada vez mais turbulentos e incertos. Nesse contexto, embora a atividade inovativa se apresente como um determinante para se garantir vantagem competitiva, a produção de riqueza material originária desse esforço pode produzir riscos ambientais. Assim, torna-se imperativo que as organizações se orientem para um tipo de inovação que promova a inserção competitiva, garantindo ganhos econômicos, mas, sobretudo, assegurando que os riscos ambientais possam ser eliminados ou mitigados. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo entender como se dá a dinâmica de interação entre fatores que promovem a aprendizagem organizacional para a inovação ambiental. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritiva, por meio do estudo de multicasos em três empresas que se destacam nessas ações. A revisão da literatura amparou-se nos seguintes temas: aprendizagem individual e organizacional; aprendizagem para a sustentabilidade e inovação ambiental, resultando em uma proposição de modelo conceitual de análise composto pelos elementos (Enfoque Externo; Enfoque de Lideranças; Enfoque Cognitivo e Enfoque Funcional), compostos por oito categorias: regulação, usuários de produtos, empreendedor, gerente, memórias, educação ambiental, P&D em redes e gestão ambiental. Em campo, foram realizadas 22 entrevistas semiestruturadas com empreendedores, gestores e clientes. Os resultados da pesquisa confirmaram a importância dos elementos mapeados no modelo, com exceção para a categoria usuários de produtos, que não foi reconhecida como variável que induz a processos de aprendizagem organizacional para a inovação ambiental. Por outro lado, as categorias regulação e empreendedor se apresentaram como os indutores mais importantes nesse processo. Adicionalmente, revelou-se que a categoria gerente desempenha papel fundamental para reforçar processos de aprendizagem para a inovação ambiental, pois sua atuação tem o potencial de compensar as fragilidades decorrentes de um sistema de educação ambiental falho nas organizações.Dissertação Apropriação do esforço inovador em projetos colaborativos de serviços intensivos em conhecimento(2019) Almeida, Marcos Grossi deEste estudo aborda como é construida a apropriação do esforço inovador nas relações colaborativas envolvendo empresas de serviços intensivos em conhecimento, analisando a escolha dos mecanismos de apropriação em uma perspectiva de processo. Nessas relações, as escolhas quanto aos mecanismos de apropriação afetam diretamente a capacidade de obter os retornos esperados da iniciativa inovativa. O trabalho envolveu uma técnica de pesquisa qualitativa, baseada em estudo de múltiplos casos, tomando como unidade de análise o projeto inovador. Diferente de outros trabalhos que estudam o fenômeno da apropriação frequentemente baseados em dados estáticos e de alto nível de agregação, este trabalho permitiu a análise de aspectos mais específicos da apropriação ao considerar uma menor granularidade, em uma perspectiva dinâmica do projeto colaborativo. Como resultado, o estudo sugere que a construção da apropriação do esforço inovador em projetos colaborativos de serviços intensivos em conhecimento pode ser estendida como um processo dinâmico, realizado por meio da combinação de mecanismos de apropriação formais e informais, que buscam tanto a proteção à imitação quanto a sustentação de vantagens competitivas. O estudo sugere, ainda, que a escolha dos mecanismos de apropriação sofre influência de três dimensões que igualmente são transformadas ao longo do projeto colaborativo: 1) Base de conhecimento, em extensão e grau de codificação; 2) Exposição do fluxo de conhecimento, diante da colaboração; e, 3) Percepção de valor da inovação, quanto ao grau de incerteza da inovação. Por fim, o estudo propõe um modelo gráfico representativo que relaciona as dinâmicas envolvidas na construção da apropriação do esforço inovador com a escolha dos mecanismos, em função das três dimensões previamente identificadasTese A Área de compras moldando características dos relacionamento em KIBS(2019) Ribeiro, D. G.Serviços Empresariais Intensivos em Conhecimento ou, em inglês, Knowledge Intensive Business Services (KIBS), como P&D, design de software, desenvolvimento de soluções, consultoria e aconselhamento jurídico desempenham um importante papel na sociedade, auxiliando a fomentar o desenvolvimento do processo econômico. Nesse sentido, a literatura demonstra que estes serviços possuem peculiaridades que os diferem de outros tipos de serviços, chamando a atenção para o processo de compra e o relacionamento desenvolvido na elaboração de KIBS. Considerando esses aspectos, esta pesquisa analisou o relacionamento organizacional para a elaboração de serviços empresariais intensivos em conhecimento - KIBS. O objetivo foi avaliar como o envolvimento da área de compras influencia o relacionamento entre empresa, cliente e fornecedora, considerando características identificadas na literatura como direcionadoras da interação organizacional. Para alcançar o objetivo delineado, foi elaborado um estudo de caso múltiplo, utilizando como principal fonte de dados primários entrevistas em profundidade com profissionais que desenvolvem KIBS. Como resultado, foi possível refinar o entendimento sobre as características destacadas pela pesquisa. Observou-se também que estas características fazem parte de um todo, que ao mesmo tempo têm o poder de se completar e muitas vezes de se anular, o que caracteriza interação e interdependência. De modo que é perceptível que existem alguns fatores da estratégia e a cultura dessas organizações formam bases para a orientação da área de compras, que, diante do posicionamento organizacional, pode adotar uma orientação mais imediatista, buscando apenas ganhar a negociação e reduzir os custos imediatos ou ainda pode ser baseada no relacionamento, buscando o aprimoramento das parcerias para obter melhores resultados com os fornecedores. A adoção destas orientações pela área de compras traz implicações para os relacionamentos organizacionais, podendo reforçar os relacionamentos estabelecidos, ou ainda encerrá-los. Portanto, essa pesquisa possui como principais contribuições o refinamento das características analisadas, e a elaboração de uma análise que integra a interação entre essas características e os atores que se relacionam no processo de elaboração de KIBS