Artigos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 24
- ArtigoA divulgação de conhecimentos científicos no Brasil entre os séculos XVIII e XIX : comentários e reflexões(2019-07-07) TRENTIN, Paulo HenriqueEste texto comenta e apresenta reflexões em relação aos argumentos apresentados por autores, tradutores e outros responsáveis pela divulgação dos conhecimentos científicos no Brasil, do final do século XVIII ao início do século XIX. Selecionamos para a análise as seguintes obras: Elementos de Astronomia, 1813, Tratado Elementar de Mechanica, 1812, Tratado de Optica, 1813, Tratado Elementar de Physica tomo II, 181 e o Jornal O Patriota, 1813-1814. A análise identifica algumas expectativas manifestadas pelos autores, tradutores e editores dos textos selecionados, como motivações sociais, políticas ou econômicas. Especificamente, destaca-se a relevância de anseios, desejos e expectativas manifestações dos autores dos textos para além da influência do ambiente social, político e econômico ao qual pertenciam. O estudo nos permitiu considerar que não há resposta definitiva acerca das ambições ou expectativas motivaram a divulgar conhecimentos científicos. Porém, no que se refere à “utilidade” que atribuíam ao conhecimento divulgado, foi possível tecer algumas considerações que deverão contribuir para a historiografia acerca do tema.
- ArtigoTransformações lineares planas: um estudo com base nos registros de representação semiótica e na utilização da geometria dinâmica(2009-06-05) KARRER, Monica; JAHN, A.P.Este artigo apresenta um estudo relativo ao ensino e à aprendizagem da noção de transformação linear. Baseados em considerações teóricas sobre registros de representação semiótica e aprendizagem em Matemática, foram realizadas análises de livros didáticos e de um questionário aplicado a oitenta e seis estudantes universitários da área computacional. Estes estudos apontaram deficiências com relação ao uso dos registros numérico-tabular e gráfico de uma transformação linear. Utilizando a metodologia de design experiment,foram elaboradas e aplicadas atividades envolvendo diversas representações de transformações planas, nos ambientes Cabri-Géomètre e papel&lápis. Os principais resultados deste experimento são aqui relatados, destacando-se o papel do softwareutilizado
- ArtigoScoring Sustainability Reports using GRI indicators: A Study based on ISE and FTSE4Good Price Indexes(2014) CHING, Hong; GERAB, Fábio; TOSTE, T.
- ArtigoRelação entre o desempenho em física e o desempenho em outras disciplinas da etapa inicial de um curso de engenharia(2014) GERAB, F.; VALERIO, A. D. A.
- ArtigoTransição ensino médio - ensino de engenharia na perspectiva do professor de matemática(2018) GODOY, E. V.; GERAB, Fábio