Estudo sobre os efeitos do acabamento de resina melamina-formol e de amaciante de silicone na solidez à lavagem, atrito e calor dos tingimentos de malha de poliéster em processo contínuo

Nenhuma Miniatura disponível
Citações na Scopus
Tipo de produção
Artigo
Data
2014
Autores
BORELLI, Camilla
ALFIERI, P. M.
ALFIERI, P.
BRIZIDO, V.
Orientador
Periódico
Química Têxtil
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Citação
BORELLI, Camilla; ALFIERI, P. M.; ALFIERI, P.; BRIZIDO, V. Estudo sobre os efeitos do acabamento de resina melamina-formol e de amaciante de silicone na solidez à lavagem, atrito e calor dos tingimentos de malha de poliéster em processo contínuo. Química Têxtil, n. 117, p. 20-32, 2014.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Fibras têxteis,Tingimento
Resumo
Dentre as qualidades exigidas no mercado de um artigo têxtil, estão as chamadas propriedades de solidez, que se referem à resistência de um artigo à lavagem, ao atrito, ao suor, enfim as ações físico-químicas pelas quais passa um artigo durante sua vida útil em uso. O poliéster é já de há bom tempo é a matéria-prima têxtil mais importante no Brasil e no mundo sendo empregado numa enorme variedade de artigos como esportivos, têxteis técnicos em especial automotivos, vestuário casual, de moda feminina etc. Paralelamente, a indústria têxtil é pressionada para oferecer processos sempre mais baratos e rápidos para enfrentar a concorrência internacional e os desafios impostos pela moda. O processo de tingimento em continuo é uma excelente opção para o barateamento do processo, mas enfrenta, frequentemente, dificuldades para atender aos requisitos de solidez deum mercado cada vez mais exigente. O presente trabalho teve por objetivo verificar se acabamentos de resina melamina-formol oferecem possibilidades de melhoria da solidez à lavagem, ao atrito e ao calor para cores escuras obtidas com esta modalidade de tingimento sobre malhas de poliéster, como é dito que ocorre quando estas malhas são tintas em processos descontínuos. As aplicações desta resina foram feitas dentro dos critérios industriais e as medidas de solidez realizadas segundo as normas americanas AATCC. Os resultados mostraram que se de um lado a solidez ao calor praticamente não se altera, de outro os índices de solidez à lavagem e ao atrito pioram para cores obtidas pelo processo contínuo, colocando o fato de que a resina melamínica não permite viabilizar o processo continuo para aplicações têxteis mais exigentes em qualidade.

Coleções