Estudo comparativo das propriedades de permeabilidade ao vapor transporte de umidade e proteção ultravioleta em malhas de poliamida 6.6 e poliéster com elastano

Nenhuma Miniatura disponível
Citações na Scopus
Tipo de produção
Artigo
Data
2010
Autores
GASI, F.
BITTENCOURT, E.
VASCONCELOS, F. B.
Orientador
Periódico
Química Têxtil
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Citação
GASI, F.; BITTENCOURT, E.; VASCONCELOS, F. B. Estudo comparativo das propriedades de permeabilidade ao vapor transporte de umidade e proteção ultravioleta em malhas de poliamida 6.6 e poliéster com elastano.. Química Têxtil, v. 98, p. 36-40, 2010.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Poliamida,Malha,Poliéster,Elastano,Conforto
Resumo
Vários estudos têm sido realizados, sobretudo na última década, analisando artigos têxteis de diferentes fibras quanto ao seu desempenho em relação ao conforto. Porém são raros os que tratam das malhas sintéticas de microfibras em misturas com elastano,notadamente aquelas produzidas em máquinas finas (36-38 agulhas por polegada). Essas malhas têm sua alta aceitação no mercado devido a vários fatores, dentre os quais se destacam o conforto proporcionado ao usuário.A fim de avaliar o comportamento desses artigos com diferentes fibras (poliamida e poliéster), comparamos malhas com as características acima focando alguns aspectos ligados ao conforto e mostramos como os resultados obtidos dependem tanto do tipo de fibra como da estrutura da malha variando segundo o tipo de propriedade analisada.

Coleções