Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/126
Title: Análise da relação entre práticas de desenvolvimento de produto de uma empresa com a manufatura enxuta consolidada e as práticas do PDP enxuto
Authors: Rogalsky, Heinrich
Advisor: Alliprandini, Dário Henrique
Issue Date: 2018
Abstract: Lançar produtos novos no mercado competitivo e globalizado, atendendo prazos cada vez mais desafiadores, com alto nível de qualidade e custo baixo, satisfazendo aos clientes com uma elevação na sua variação e personalização, e com ciclos de vida cada vez menores, acaba tornando o processo de desenvolvimento de produtos (PDP) um fator importante e crítico para aumentar a competitividade das empresas. Estudos mostram que práticas enxutas, inicialmente aplicadas em manufatura, quando orientadas por questões operativas e tecnológicas do processo de produção e alinhadas com o que será produzido e como será produzido, acrescentando-se as diversas dimensões de valor exigidas pelo cliente, trarão um diferencial positivo nos resultados obtidos com a industrialização de novos produtos se aplicadas no PDP. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho é analisar se uma empresa madura na manufatura enxuta possui práticas de desenvolvimento de produtos aderentes ao PDP enxuto. Especificamente, este trabalho tem os seguintes objetivos: identificar na literatura as práticas do PDP enxuto; mapear as práticas de desenvolvimento de produto na empresa estudada e relacioná-las com as práticas do PDP enxuto; avaliar o nível de aderência das práticas de desenvolvimento de produto da empresa às práticas do PDP enxuto; analisar a relação entre as práticas do PDP enxuto utilizadas pela empresa com o seu desempenho. O trabalho foi desenvolvido por meio de um estudo de caso conduzido em uma montadora, cuja metodologia contribui tanto para a literatura, na medida que vinte e três práticas enxutas são selecionadas e estudadas e que focam em conduzir empresas a um patamar de sucesso, quanto para a área da gestão de desenvolvimento do produto de forma tal que, por meio da sua aplicação, pode-se fazer um diagnóstico das práticas utilizadas no desenvolvimento de produtos da empresa e orientá-la para aquilo que agrega valor para o cliente e para ela.
Launching new products in the competitive and globalized market, meeting ever more challenging deadlines, with a high level of quality and low cost, satisfying customers with an increase in their variation and personalization and with ever shorter life cycles, ends up making the product development process (PDP) an important and critical factor in increasing business competitiveness. Studies show that lean practices, initially applied in manufacturing, when guided by operational and technological aspects of the production process and aligned with what will be produced and how it will be produced, adding the various dimensions of value required by the customer, will bring a positive difference in the results obtained with the industrialization of new products if applied in the PDP. In this context, the general objective of this work is to analyze if a mature company in lean manufacturing has product development practices adhering to the lean PDP. Specifically, this work has the following objectives: to identify in the literature the practices of lean PDP; map the product development practices in the company studied and relate them to lean PDP practices; evaluate the level of adherence of the company's product development practices to lean PDP practices; analyze the relationship between the lean PDP practices used by the company with its performance. The work was developed through a case study conducted in an automaker, whose methodology contributes to the literature, as twenty-three lean practices are selected and studied and that focus on driving companies to a level of success, as well as for the area of product development management in such a way that, through its application, it is possible to make a diagnosis of the practices used in the development of products of the company and guide it to what adds value to the customer and to it.
Keywords: Administração da produção
Desenvolvimento enxuto de produto
Publisher: Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo
DOI: https://doi.org/10.31414/EM.2018.D.130303
URI: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/126
Appears in Collections:Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fulltext.pdf2.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.