Análise do comportamento transiente de um trocador de calor compacto: aplicado ao sistema de arrefecimento de um fórmula SAE elétrico

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Tipo de produção
Dissertação
Data
2016
Autores
Rodrigues, Kaue
Orientador
Albuquerque Neto, Cyro
Periódico
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Citação
RODRIGUES, Kaue. Análise do comportamento transiente de um trocador de calor compacto: aplicado ao sistema de arrefecimento de um fórmula SAE elétrico. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2016 Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2018.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Calor-Transmissão,Automóveis Radiador,Fórmula SAE
Resumo
A análise do comportamento transiente de um trocador de calor vem sendo estudada cada vez mais por pesquisadores. Este tipo de análise é importante para veículos de competição que estão sujeitos a situação de picos de potência. O objetivo deste trabalho foi estudar o comportamento de um trocador de calor normalmente usados em veículos automotivos quando em regime transiente. Para tanto foi desenvolvido um aparato experimental em túnel de vento onde este trocador de calor foi testado em diferentes condições de rejeição de calor. Um modelo matemático foi desenvolvido para simular o comportamento transiente do trocador. Este modelo foi validado com os dados experimentais e aplicado em algumas situações típicas de veículos de competição. A ferramenta gerada neste trabalho pode prever o comportamento de trocadores de calor automotivos quando em picos de rejeição térmica.
The analysis of the transient behavior of a heat exchanger is being studied by researchers increasingly. This kind of analysis is important for racing vehicles that can face situations of peak of power. The objective of this work was to study the behavior of a heat exchanger typically used in automotive vehicles while in transient regime. For that reason, it was developed an experimental apparatus (a wind tunnel) where this heat exchanger was tested in different conditions of heat rejection. A Math model was developed to simulate transient behavior of the exchanger. This model was validated with experimental data and used in some typical situations of competition vehicles. The tool generated in this study can predict the behavior of automotive heat exchangers when in heat rejection peaks.