Difusão da inovação ambiental na tecnologia de propulsão automotiva para mitigar emissões de Gases de Efeito Estufa - GEE

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Tipo de produção
Dissertação
Data
2016
Autores
Salvo Junior, O.
Orientador
Souza, Maria Tereza Saraiva de
Periódico
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Citação
SALVO JUNIOR, O. Difusão da inovação ambiental na tecnologia de propulsão automotiva para mitigar emissões de Gases de Efeito Estufa - GEE. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2016 Disponível em: <https://doi.org/10.31414/ADM.2016.D.128195>. Acesso em: 8 ago. 2018.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Efeito estufa (Atmosfera),Indústria automobilística,Inovação tecnológica ambiental,Difusão da inovação ambiental,Tecnologia de propulsão
Resumo
A busca por alternativas energéticas tem sido alvo de pesquisas para reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera. Nas últimas décadas, diversos países, incluindo o Brasil, tomaram ações para a redução das emissões tóxicas dos automóveis em benefício da saúde pública. Para atender à nova realidade de redução das emissões de GEE, a regulamentação tem papel vital na definição de metas e padrões que fomentem a melhoria tecnológica dos automóveis. Este trabalho teve como objetivo analisar o processo de difusão da inovação ambiental incorporada à tecnologia de propulsão automotiva, para mitigar emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Para atingir este objetivo, foi realizada pesquisa qualitativa e descritiva, usando como base os veículos participantes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. A experiência dos principais mercados de automóveis é apresentada como forma de posicionar a realidade brasileira frente a outras regiões. O resultado desta pesquisa mostra a difusão de tecnologias antes restritas a modelos mais caros, com maior desempenho, que passam a equipar modelos mais simples, visando o aumento da eficiência energética. Também foi identificada a introdução de tecnologias no mercado brasileiro, como a injeção direta de combustível e a motorização com três cilindros. Diante das mudanças identificadas, a legislação leva a um processo de balanceamento tecnológico entre as montadoras, de forma a favorecer a difusão ambiental, antes restrita em função do custo, por meio de tecnologias disponíveis em outros mercados e que passam a equipar os veículos brasileiros
The search for alternative energy sources has been the subject of research to reduce greenhouse gases (GHG) emissions in the atmosphere. In recent decades, several countries, including Brazil, have taken actions to reduce toxic emissions from cars in favor of public health. To meet the new need to reduce the GHG emissions, the regulation has vital role in defining goals and standards that foster the technological improvement of automobiles. This study aims to analyze the diffusion process of environmental innovation incorporated into automotive propulsion technology, to mitigate greenhouse gases (GHG) emissions. To reach this goal, a research was carried out qualitative and descriptive, using as a basis the participating of Brazilian Vehicle Labeling Program. The experience of the major automotive markets is presented in order to place the Brazilian reality compared to these other regions. The result of this research shows the diffusion of technologies before restricted to more expensive models with higher performance, start to equip simpler models, aiming to increasing energy efficiency. It was also identified the introduction of technologies in the Brazilian market as direct fuel injection and engine with three cylinders. According the changes identified, legislation drive to technological balance process among the automakers, in order to favor environmental innovation diffusion, in the past restricted due to the cost, by way of technologies previously available in other markets start to equip Brazilian vehicles