Comunicação em websites:um estudo sobre as características que fomentaram o diálogo empresa-cliente

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Tipo de produção
Dissertação
Data
2011
Autores
Belico, A. A.
Orientador
Huertas, Melby K. Z.
Periódico
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Citação
BELICO, A. A. Comunicação em websites: um estudo sobre as características que fomentaram o diálogo empresa-cliente. 2011. 147 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2011. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2018.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Internet,Comunicação em marketing
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar websites de empresas corporativas quanto à presença de ferramentas que fomentam o diálogo com o cliente pela internet. Com o avanço da internet, as empresas buscam cada vez mais e de diferentes formas, tornar seus websites atrativos para consumidores porém, será que essas empresas buscam construir relacionamentos pela internet? O relacionamento pela internet pode ser influenciado pelas características de seu website. Estudos revelam que internautas criam uma imagem mais favorável e permite que a empresa seja percebida com maior confiança quando o website oferece troca de informação de forma facilitada e com conteúdo útil. Uma variedade de ferramentas presentes em um website pode fomentar a criação e manutenção de relacionamentos na internet. Assim, planejou-se uma pesquisa descritiva utilizando a técnica de observação. Foram avaliados 112 websites de empresas consideradas as melhores do Brasil no ano de 2009 em seu ramo de atividade. Os websites selecionados foram avaliados quanto à presença de ferramentas que fomentam a comunicação obedecendo a quatro dimensões, são elas: perguntas/respostas, utilidade da informação, retorno de visitantes e facilidade de interface. Os resultados mostram baixo uso de ferramentas que fomentam o diálogo nos websites pesquisados e que há espaço para empregar ferramentas que contribuem para construção e manutenção de relacionamentos pela web.
The aim of this study was to evaluate corporate websites of companies for the presence of tools that foster dialogue with the customer over the Internet. With the advancement of the Internet, companies are increasingly more and in different ways, to make their websites attractive to consumers but do these companies seek to build relationships over the Internet? The relationship over the Internet may be influenced by the characteristics of your website. Studies show that Internet users create a more favorable image and allows the company to be perceived with greater confidence when the website offers information sharing made easy and useful content. A variety of tools found in a website can promote the creation and maintenance of relationships on the Internet. Thus, it was planned descriptive research using a technique of personal observation. We evaluated 112 websites of companies considered best in Brazil in 2009 in its industry. The selected websites were assessed for presence of tools that foster communication obeying four dimensions, they are: questions / answers, useful information, returning visitors and ease of interface. The results show low use of tools to that encourage dialogue on their websites and that there is a gap to use tools that contribute to building and maintaining relationships over the web