Avaliação da implementação do prontuário eletrônico do paciente e impactos na gestão dos serviços hospitalares: estudo de caso sobre a experiência do InCor- Instituto do Coração

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Tipo de produção
Dissertação
Data
2012
Autores
Jatene, D. A.
Orientador
Consoni, Flávia
Periódico
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Citação
JATENE, D. A. Avaliação da implementação do prontuário eletrônico do paciente e impactos na gestão dos serviços hospitalares: estudo de caso sobre a experiência do InCor- Instituto do Coração. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2012 Disponível em: <http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000035/00003530.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2018.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Sistemas de recuperação da informação-Hospitais
Resumo
O sistema de saúde brasileiro carece de melhorias na qualidade das suas atividades, no atendimento e na segurança de todos aqueles que recorrem às redes prestadoras de seus serviços. Este tipo de ineficiência tem levado à revisão e à introdução de novos serviços, de novos processos de realização dos mesmos e de novos modelos de gestão. Esta dissertação se propõe a analisar um destes processos, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). O PEP é uma ferramenta que agrega informações diversas acerca dos pacientes e do tipo de tratamento a eles ministrado, de forma integrada com outras áreas do hospital. Esta pesquisa foi conduzida no InCor - Instituto do Coração, hospital pertencente ao complexo do Hospital das Clínicas na cidade de São Paulo (Brasil), por se tratar de um dos poucos hospitais no Brasil que implementaram, com sucesso, o PEP integrado, que abrange e integra informações de todas as áreas do hospital. Com o suporte da literatura neoschumpeteriana e de um estudo de caso com entrevistas presenciais e em profundidade realizadas no ano de 2011 com todas as áreas do InCor envolvidas com o PEP, esta pesquisa buscou identificar: as condicionantes do processo de implementação do PEP; as principais dificuldades; os efeitos dessa inovação na gestão hospitalar; e a existência de indicadores estabelecidos e utilizados para a medição da efetividade dessa inovação com relação a seus objetivos. Dentre as conclusões do trabalho, destacamos que, não obstante todos os casos de sucesso relatados e observados, corroborados pela implementação com sucesso do modelo do InCor em outros hospitais, não foi possível evidenciar metas ou indicadores a ele associados ou aos processos em que influi. Tal ausência dificulta a comprovação e a demonstração da efetividade deste tipo de inovação, dado importante para todo o processo de gestão em termos de análises da qualidade, produtividade, atendimento, segurança dos pacientes e custos, haja vista o frequente debate no setor de saúde acerca destes aspectos e de seus impactos para a população.
Brazilian health system is in need of improvements in the quality of its activities regarding the care and the safety of all those who seek assistance of chain agencies which provide health services. This kind of inefficiency results in revision and in insertion of new services, new processes of accomplishment of current and new management models. The objective of this master dissertation is to analyze one of these steps, the Electronic Patient Record (EPR), a tool that displays varied information about the patients and the type of treatment given to them. This study was held at InCor - Instituto do Coração (Heart Institute) which is part of a hospital complex of Hospital das Clinicas in São Paulo (Brazil), for it is one of the few Brazilian hospitals to have successfully implemented EPR integrated encompassing and integrating information from all the departments of the hospital. With the support of neo-Schumpeterian literature and a case study based on in-depth-face-to-face interview in 2011 in all departments of InCor dealing with the EPR, this study sought to identify the conditioning process of implementing the EPR, the major difficulties, the after effects of this innovation in the hospital management and the existence of established and applied indicators to measure the effectiveness towards its goals. Among the conclusions of this research, we emphasize that, despite all the successful cases reported and observed strengthened by the successful deployment of InCor model in other hospitals, it was not made possible to highlight goals or achievements associated to or the processes that it acts on. Such absence renders it difficult to prove or to demonstrate the effectiveness of this sort of innovation, since the importance of the entire management process in terms of analysis of quality, productivity, customer service, patient safety and cost, is still a frequent discussion in the health sector for its aspects and impacts on the population.