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Title: Determinantes de adoção do tema meio ambiente na disciplina principal por professores dos cursos de graduação em Administração
Authors: ALANO, E. R. C.
Advisor: Souza, Maria Tereza Saraiva de
Issue Date: 2016
Abstract: A presente tese investiga os fatores determinantes de adoção do tema Meio Ambiente na disciplina principal por professores dos cursos de graduação em Administração no Brasil. A Teoria do Comportamento Planejado (TPB), a Teoria da Difusão da Inovação (IDT) e o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) foram as teorias-base deste trabalho. O estudo partiu do conceito de sustentabilidade ambiental e educação ambiental, chegando ao tema Meio Ambiente. A metodologia utilizada foi a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. A partir do Modelo Estrutural Completo, testado com uma amostra de 407 docentes, foi possível compará-lo com os modelos teóricos da TPB (parcial), IDT (parcial) e TAM. Os resultados do Modelo Estrutural Completo mostram que os efeitos de três variáveis latentes, a utilidade percebida, a facilidade de adoção percebida e a compatibilidade, exercem influência positiva sobre a atitude do professor na adoção do tema meio ambiente na sua disciplina principal, e, mais três constructos, a imagem, as normas subjetivas e a facilidade de adoção, exercem influência positiva sobre a intenção do professor na adoção do tema meio ambiente na disciplina principal. A atitude da adoção do tema tem um efeito positivo sobre a intenção comportamental do professor na adoção do tema meio ambiente na sua disciplina principal nos cursos de graduação em administração. O R2 da atitude é de 0.54, e, o R2 da intenção comportamental é de 0.79. A contribuição do estudo é a proposta de um modelo estrutural, com foco na adoção do tema meio ambiente em disciplinas de graduação em Administração. O Modelo Estrutural Completo poderá ser aplicado para outros temas na área de Educação, bem como na área de Ciências Sociais Aplicadas.
This thesis investigates the determining factors in the adoption of the environment as a theme by professors within their discipline of undergraduate administration courses in Brazil. The Theory of Planned Behaviour (TPB) and the Diffusion of Innovations Theory (IDT), the Technology Acceptance Model (TAM) all formed the theoretical basis of this work. The study started from the concept of environmental sustainability and environmental education, arriving at the theme Environment. The methodology used was the Modeling of Structural Equations technique. It was possible to compare the Complete Structural Model, tested with a sample of 407 (four hundred and seven) professors, with the TPB (partially), IDT (partially) and TAM theoretical models. The results of the Complete Structural Model show that the effects of three latent variables, perceived utility, perceived ease of adoption, and compatibility, exert a positive influence on the attitude of the teacher in the adoption of the environmental theme in their discipline, and, more three constructs, image, subjective norms and ease of adoption, exert a positive influence on the intention of the teacher in the adoption of the environmental theme in their discipline. The attitude of the adoption of the theme had a positive effect on the behavioral intention of the teacher in the adoption of the environmental theme in their subject in undergraduate courses in administration. The R-square of the attitude is 0.54, and the R-square of the behavioral intention is 0.79. The contribution of the study is the proposal of a comprehensive and simple structural model for education, focusing on the adoption of the environment as a theme in undergraduate administration courses. The Complete Structural Model of the research will can be applied to other themes in the area of Education, as well as in the area of Applied Social Sciences.
Keywords: Desenvolvimento sustentável
Meio ambiente
Educação ambiental
Professores-Atitudes
Ensino superior
Administração
Publisher: Centro Universitário FEI, São Paulo
DOI: https://doi.org/10.31414/ADM.2016.T.129124
URI: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/180
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