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Title: Processo de servitização e serviços avançados em empresas gráficas no Brasil e nos Estados Unidos - explorando a influência institucional
Authors: Costa, H. T.
Advisor: Ribeiro, Fernanda Cecília Ferreira
Issue Date: 2015
Abstract: Como ocorre a servitização e a entrega de serviços avançados em empresas gráficas no Brasil e nos Estados Unidos levando-se em consideração os fatores institucionais de cada país? A presente pesquisa aborda essa questão, analisando a percepção de executivos em quatro estudos de casos de empresas de médio porte que avançaram em processos de servitização até a entrega de serviços avançados, pertencentes a um mesmo setor industrial e situadas em ambientes institucionais distintos, dos Estados Unidos e do Brasil. Foram comparados os processos de servitização e os possíveis impactos que as instituições têm sobre os negócios e os processos de servitização dessas empresas. As pesquisas envolvendo servitização têm forte concentração em grandes empresas de poucos setores e situadas em países desenvolvidos. Além disso, o foco principal dos estudos são processos, estratégias e gestão das empresas que buscam a servitização. O entendimento do contexto institucional em que as empresas estão inseridas é claramente negligenciado na literatura de servitização. Os resultados da pesquisa indicam que, tiradas as idiossincrasias próprias de cada empresa, seus processos de servitização não diferem substancialmente, seja pelo porte, seja pelo setor industrial a que pertencem. Na análise institucional, no entanto, com mais ênfase nas empresas situadas no Brasil, puderam ser observadas influências sobre os negócios, de duas formas. Uma pela geração de oportunidades que podem levar ao desenvolvimento ou aceleração de suas estratégias de servitização. Outra, por criar restrições que tanto podem influenciar decisões estratégicas como trazer custos adicionais às empresas por exigirem adaptações organizacionais para a superação de vazios institucionais
How servitization and delivering of advanced services occur in Brazil and United States printing companies taking into account each country s institutional factors? This research approach this question by analyzing managers perceptions in four case studies in mid size companies that moved forwarded in servitization processes up to delivering advanced services, all belonging to the same industry and situated in different institutional environment, Brazil and United States. Servitization processes were compared and possible impacts from institutions on their business and servitization processes as well. Servitization researches are deeply concentrated in big size companies situated in developed economies. Furthermore, papers from servitization literature have their main focuses on processes, strategies and management of firms that are looking for servitization. The understanding of Institutional context where the companies are inserted is clearly neglected on that literature. This research results indicate that, desconsidering each company idiosyncrasy, their servitization processes do not differ substantially even considering their business size or the industry they belong. In institutional analyses, however, especially on those companies situated in Brazil, some influences could be seen on their business, in two ways. First, for generating opportunities that may help them in developing or accelerating their servitization strategies. Secondly, for creating restrictions that may have influence on their strategic decisions as well bringing additional costs to the companies by forcing them doing organizational adaptations to overtake institutional voids
Keywords: Serviços
Servitização
Indústria gráfica
Instituições
Serviços avançados
Publisher: Centro Universitário FEI, São Paulo
URI: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/184
Appears in Collections:Teses e Dissertações

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