Voluntariado empresarial: um estudo de como este novo contexto influencia as empresas e voluntários

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
Tipo de produção
Dissertação
Data
2017
Autores
Costa, M. A.
Orientador
Varela, Carmen Augusta
Periódico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Citação
COSTA, M. A. Voluntariado empresarial: um estudo de como este novo contexto influencia as empresas e voluntários. 2017. 211 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.31414/ADM.2017.D.129858>. Acesso em: 1 ago. 2018.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Voluntariado,Motivação (Psicologia),Gestão do Programa de Voluntariado Empresarial,Desenvolvimento profissional,Gestão de voluntários
Resumo
As alterações percebidas nas organizações, resultantes da existência de programas de voluntariado empresarial, são uma realidade, trazendo desafios para a gestão e a necessidade de encontrar formas para gerir os Programas de Voluntariado Empresarial, fortalecer a cultura do voluntariado, bem como motivar e reconhecer os voluntários. Apesar de a literatura sobre o tema ser ampla, ainda há muitas lacunas e questões a esclarecer sobre o voluntariado empresarial quanto às modificações e benefícios trazidos para os envolvidos. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo verificar se um programa de voluntariado empresarial altera ou não o padrão de comportamento e o modo de proceder das organizações e dos funcionários que nele se engajam. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa e descritiva, com geração de dados por meio de entrevistas realizadas através de um roteiro semiestruturado. Estas entrevistas foram feitas com gestores de programas de voluntariado e com voluntários de quatro organizações. Os resultados do estudo mostram que houve transformação na gestão das organizações, com o posicionamento mais responsável em relação à comunidade, à sociedade e ao meio ambiente, implicando mudanças para as empresas e para os funcionários. Em relação às organizações, a prática do voluntariado traz ganho para a sua imagem junto à sociedade, à mídia e aos formadores de opinião, além de melhorar sua reputação no mercado, trazendo lucros financeiros. A pesquisa ainda aponta que os voluntários reconhecem que essa prática contribuiu para o desenvolvimento de competências importantes para seu desempenho profissional, além de influenciar positivamente em sua vida pessoal e em sua visão de mundo. Ademais, tanto as organizações quanto os voluntários reconhecem que, apesar dos avanços, ainda há espaço para conquistas, como desenvolver ferramentas e técnicas para apurar resultados da gestão do Programa de Voluntariado Empresarial, bem como maior comprometimento e envolvimento das empresas e dos líderes com o programa de voluntariado.
Perceived changes in organizations, resulting from the existence of corporate volunteering programs, is a reality, bringing challenges to the management and the need to find ways to manage the Corporate Volunteer Programs to strengthen the culture of volunteering, as well as motivate and recognize volunteers. Although the literature on the subject is wide, there are still many gaps and issues to be clarified about corporate volunteering regarding the changes and benefits brought to those involved. In this sense, this research has the objective of verifying whether a business volunteer program changes or not the behavior pattern and the way of proceeding of the organizations and employees that engage in it. In order to achieve this goal, an exploratory survey was carried out, with a qualitative and descriptive approach, generating data through using semi-structured raoadmap interviews. This interviews were conducted with managers of volunteer program and volunteers from four organizations. The results of the study show that there was a transformation in the management of the organization, with the most responsible positioning in respect of the community, society and the environment, implying in changes for companies and for employees. In relation to organizations, the practice of volunteering brings gain for its image with society, the media and opinion makers, beyond improving its reputation in the market, bringing financial profits. In addition, personal skills and professional competences of the employees, learned in the practice of volunteering, have improved their technical and professional performance, with gains for the organization. The research also points out that volunteers recognize that this practice has contributed to the development of important skills for their professional performance, besides positively influence their personal life and their worldview. Furthermore, both organizations and volunteers recognize that despite the advances, there is still room for achievement, such as developing tools and techniques to assess Corporate Volunteer Program management results, as well as greater commitment and involvement of companies and leaders with the volunteer program.