Responsabilidade social: um estudo comparativo entre teoria e prática em múltiplos casos do setor bancário brasileiro

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Tipo de produção
Tese
Data
2018
Autores
Roble, G. L de E.
Orientador
Varela, Carmen Augusta
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Citação
ROBLE, G. L de E. Responsabilidade social: um estudo comparativo entre teoria e prática em múltiplos casos do setor bancário brasileiro. 2018. 317 p. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.31414/ADM.2018.T.130160>. Acesso em: 25 set. 2018.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Responsabilidade social da empresa,Bancos,Stakeholders
Resumo
Desde o final do século XIX discute-se o papel social das empresas. Diversos autores têm procurado defini-lo, analisando a responsabilidade das organizações em diversos aspectos. Alguns a consideram uma ferramenta estratégica, outros procuram avaliar o reflexo das ações dessa prática no desempenho financeiro das empresas. Mais recentemente, o foco tem sido a responsabilidade das empresas perante seus stakeholders, definidos aqui como públicos de interesse. O segmento bancário, que tem um papel relevante na manutenção da estabilidade econômica do país, é um setor que declara ter um volume elevado de investimentos na área de responsabilidade social. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo geral comparar o que os bancos relatam fazer em relação a essa responsabilidade e suas práticas. Para cumprir esse objetivo, foi utilizada pesquisa qualitativa exploratória e descritiva. O estudo foi de múltiplos casos, realizado com quatro bancos comerciais e uma caixa econômica, integrantes do Sistema Financeiro Nacional. O parâmetro de escolha corresponde ao total de ativos publicado pelo Banco Central do Brasil com dados até dezembro de 2016, o nº de agências na mesma data e a posição no ranking de reclamações do BACEN no bimestre novembro/dezembro de 2016. Neste estudo foi realizada pesquisa documental e entrevistas com acionistas, clientes, empregados e fornecedores, por meio de um roteiro de questões semiestruturado, elaborado com base nos relatórios anuais de sustentabilidade dessas instituições. Os resultados desse estudo confirmam os dados de pesquisas anteriores, onde concluíram que os bancos apresentam relatórios de sustentabilidade, mas, na prática, não estão prontos para mudar o seu tradicional modelo de negócio e que, o discurso empresarial, é maior do que as ações efetivas no campo da responsabilidade social.
Since the end of the nineteenth century, the social role of companies has been discussed. Several authors have tried to define it, analyzing the responsibility of organizations in several aspects. Some consider it a strategic tool; others try to evaluate the reflection of the actions of this practice on the financial performance of companies. More recently, the focus has been corporate responsibility towards its stakeholders. The banking sector, which has a relevant role in maintaining the country’s economic stability, is a sector that claims to have a high volume of investments in the area of social responsibility. In this context, this study has as a general objective to compare what the banks report about its relation to this responsibility and its practices. To achieve this objective, qualitative exploratory and descriptive research were used. O study was carried out with five commercial banks, members of the National Financial System. The choice parameter corresponds to the total assets published by the Central Bank of Brazil with data up to December 2016, the number of branches on the same date and the position in the ranking of BACEN complaints in the November / December 2016. This study realized documentary research and interviews with shareholders, customers, employees, and suppliers, through a semi-structured script of questions, prepared based on annual reports of sustainability of these institutions. The results of this study confirm the data from previous surveys, where they concluded that banks report sustainability, but in practice are not ready to change their traditional business model and that business discourse is greater than the actions effective in the field of social responsibility.