Proposição de modelo conceitual para a utilização de incentivos que estimulem a pesquisa nos cursos de mestrado e doutorado em administração:um estudo comparativo entre Brasil e a França

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Tipo de produção
Tese
Data
2014
Autores
Vidigal, P. R.
Orientador
Vasconcelos, I. F. F. G.
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VIDIGAL, P. R. Proposição de modelo conceitual para a utilização de incentivos que estimulem a pesquisa nos cursos de mestrado e doutorado em administração: um estudo comparativo entre Brasil e a França. 2014. 227 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2014. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2018.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Administração-Pesquisa,Administração,Pesquisa-Finanças,Pesquisa,Modelo de gestão
Resumo
O presente trabalho apresenta estudos sobre as fontes de financiamento para pesquisa nos cursos de pós-graduação de mestrado e doutorado em administração nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e da França. O estudo no Brasil foi realizado na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (EBAPE-FGV-RJ) e na França no Conservatoire National d Arts et Métiers (CNAM) e Universidade de Pau et des Pays de L Adour. Foi utilizada a metodologia qualitativa, exploratória em profundidade (BARDIN, 2010) por meio de estudo de casos múltiplos (YIN, 2010). Como resultado do estudo dos sistemas de gestão das linhas de financiamento e incentivo desenvolvidos nos dois países é proposto um modelo conceitual integrativo de gestão. Este modelo tem o objetivo de estruturar o processo de avaliação dos projetos, dissertações e teses de mestrado e doutorado e estimular a pesquisa na área de gestão por meio da integração entre o Governo, as Instituições de Ensino Superior (IES), Empresas, e Sociedade. É fundamental discutir a Administração como Administração, com suas estratégias e especificidades. Neste contexto um grande problema que se apresenta é a falta de divulgação das fontes de financiamento disponíveis para os alunos desde o início do processo da formação profissional. No Brasil não foram evidenciadas propostas do governo ou parcerias concretas que visem à aproximação das empresas com objetivo de formação de mestres e doutores desde seus ingressos nos cursos de mestrado e doutorado. Assim, no Brasil o Governo não apresenta uma ação estratégica concreta no sentido de gerar empregabilidade para o aluno pesquisador, enquanto Instituição que tem poder de estruturação, controle e avaliação dos processos das IES e também como principal fornecedora de fontes de fomento à pesquisa. Na França evidenciou-se a grande participação das IES nas Empresas e a importância do contrato CIFRE como mecanismo de aproximação das IES com as Empresas. O Brasil é denominado de Estado assimétrico, pois os efeitos dos modelos (ideais) importados principalmente da França, Inglaterra, Estados Unidos, são totalmente diferentes, sendo assim, a grande contribuição deste trabalho é a de mostrar que não se trata do aprimoramento formal do sistema, mas de sua aplicação democrática, envolvendo mais recursos e investimentos em educação
This paper presents studies on the sources of funding for research in post-graduate masters and doctorate in management in Higher Education Institutions (HEIs) in Brazil and France. The study was conducted in Brazil in the Getúlio Vargas Foundation in Rio de Janeiro (EBAPE - FGV - RJ) and in France at the Conservatoire National d' Arts et Métiers (CNAM) and University of Pau et des Pays de L' Adour. We used a qualitative methodology, in-depth exploratory (BARDIN, 2010) through multiple case study (YIN, 2010). As result of the study of the management of credit lines and encourage the two countries developed a conceptual model is proposed integrative management. This model aims to structure the process of evaluating projects, dissertations and master's theses and doctoral and stimulate research in the area of management through the integration between the Governments, the Higher Education Institutions (HEIs), Business, and Society. It is important to discuss the courses of Administration as courses of Administration, with its strategies and specificities. In this context a major problem that arises is the lack of disclosure of sources of funding available to students from the beginning of the process of training. In Brazil there was no evidence the government's proposals or concrete partnerships that aim to bring companies for the purpose of training teachers and doctors since their tickets in Master's and PhD. Thus, in Brazil the government has no concrete strategic action in order to generate employment for the student researcher, as an institution that has the power to structure, control and evaluation of the HEI as well as a premier supplier sources for research funding. In France revealed the major concern of the HEI and the importance of the Companies and CIFRE contract as a mechanism of approximation of HEI with Business. Brazil is called asymmetric state, since the effects of the models (ideal) imported mainly from France, England, America, are totally different, so the major contribution of this work is to show that this is not the formal enhancement system, but its democratic implementation, involving more resources and investments in education