Valor pessoal no uso de cosmético facial antienvelhecimento por consumidoras na terceira idade

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
Tipo de produção
Dissertação
Data
2014
Autores
Fonseca, T. F. M. da
Orientador
Veludo-de-Oliveira, Tânia Modesto
Periódico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Citação
FONSECA, T. F. M. da. Valor pessoal no uso de cosmético facial antienvelhecimento por consumidoras na terceira idade. 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2014 Disponível em: <http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000034/0000349d.pdf>. Acesso em: 3 ago. 2018.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Idosos,Laddering,Valor pessoal
Resumo
O aumento da expectativa de vida da população tem se tornado uma tendência mundial. Os consumidores na terceira idade estão cada vez mais em busca de um envelhecimento ativo e sadio, com qualidade de vida e em prol da beleza. Mudanças no setor de cosméticos, com altos investimentos em pesquisas e desenvolvimento, trazem inovações para atender a esse público, principalmente o feminino. O comportamento do consumidor é influenciado por crenças individuais que guiam suas ações, chamados de valores pessoais. Levando em consideração o fator idade, o objetivo deste estudo é compreender o valor pessoal no uso de cosméticos, especificamente o facial antienvelhecimento, por consumidoras na terceira idade (+ de 60 anos). A pesquisa utilizou o modelo da teoria da cadeia de meios-fim para identificar as conexões entre valor pessoal, consequências e atributos dos produtos cosméticos, utilizando-se da técnica laddering, por meio de 16 entrevistas em profundidade. Os resultados mostram que o valor pessoal para as entrevistadas incluíram 3 dimensões: o significado de não ter a pele manchada, a razão de ter aspecto jovem ou mais jovem e os esforços para não parecer desleixada. As reflexões gerenciais mostram a tradução prática da orientação dominante; realiza sugestões para o marketing de cosméticos faciais antienvelhecimento e enfatiza o envolvimento emocional e psicológico das entrevistadas quanto ao produto em questão. Nas considerações finais, destacam-se observações sobre a complexidade de administrar aspectos intangíveis e emocionais criados entre o produto e a consumidora, e o paralelo entre os estereótipos e as consumidoras contemporâneas da terceira idade. Recomenda-se que pesquisas futuras realizem o acompanhamento do público em longo prazo, a fim de analisar possíveis mudanças comportamentais e fazer novas descobertas relacionadas a valores pessoais, em virtude do avanço etário
The world stage has been marked by changes in society and family patterns, characterized by an increase in the life expectancy of the population. Elderly consumers are increasingly seeking to age in an active and healthy manner, with quality of life and keeping up with a beauty routine. Changes in the cosmetics sector, with high investments in research and development, bring innovations for this demographic, especially the female public. Consumer behavior is influenced by individual beliefs that guide their actions, called personal values. The objective of this study is to understand the personal value in the use of anti-aging facial cosmetic products specifically, by elderly consumers (60 +), taking the age factor in consideration. This study used the means-end chains theory model for identifying connections between personal values, consequences and cosmetic products attributes, using the laddering technique, with sixteen in depth interviews. The results show that the personal values of the women interviewed, include 3 themes: the importance of not having blotchy skin, the reason for having a young or younger appearance and the effort involved in not looking uncared-for. The managerial observations show the practical translation of the dominating orientation; make suggestions for marketing of facial anti-aging cosmetics and emphasize the emotional and psychological involvement of the women interviewed with the product in question. The final considerations highlight observations concerning the complexity of administering the intangible and emotional aspects created between the product and the consumer, and the parallel between stereotypes and modern elderly consumers. It is recommended that future research is conducted with follow-ups of the sample public over a lengthy period of time, in order to analyze possible behavioral changes and make new discoveries related to personal values in virtue of advancing age