Gestão do conhecimento acadêmico em ambientes virtuais: estudo exploratório das características de sistemas colaborativos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
Tipo de produção
Dissertação
Data
2014
Autores
Silva, J. da C. e
Orientador
Mascarenhas, A. O.
Periódico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Citação
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Gestão do conhecimento,Ambientes colaborativos,Sistemas informatizados
Resumo
Os sistemas colaborativos utilizados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão são ferramentas importantes para o compartilhamento do conhecimento acadêmico. Este estudo exploratório busca entender as características de um sistema colaborativo para a aprendizagem e a gestão do conhecimento acadêmico em ensino e pesquisa, e aborda como os sistemas de gerenciamento de conteúdo e aprendizagem auxiliam nos mecanismos de conversão do conhecimento acadêmico. Para o desenvolvimento desse estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, com a coleta e análise das concepções de pesquisadores e gestores de IES reconhecidas por sua proposta inovadora e pioneirismo em tecnologia educacional. Foi utilizada a técnica de entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo em torno das categorias: compartilhamento de informação e conhecimento, funcionalidades, interações sociais e relação tempo-espaço
Collaborative systems used in teaching, research and extended learning activities are important to share academic knowledge. This exploratory study seeks to understand the characteristics of a collaborative system that manages learning, teaching and research. This study addresses how content management systems and learning mechanisms assist in the conversion of academic knowledge. A qualitative research was applied, with the collection and analysis of managers and researches conceptions, from Higher Educational Institutions that are recognized for its innovative approach and pioneering educational technology. The semi-structured interviews technique and content analysis were used around the categories: information and knowledge, sharing contents features, social interactions and time-space