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Title: Estudo sobre os padrões de organização e práticas de gestão em núcleo de inovação tecnológica nas universidades: o efeito da escolha e julgamento de produtos antropomorfizados
Authors: Silva, L. R. da
Advisor: Bernardes, Roberto
Issue Date: 2015
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo identificar e comparar os padrões de organizações e as práticas de gestão dos Núcleos de Inovação Tecnológica NITs em instituições públicas e privadas, tendo como vetores as competências mínimas descritas na lei de inovação e os fatores organizacionais detalhados no referencial teórico. Por meio de uma abordagem multicaso em duas instituições públicas e duas de natureza privada, esse trabalho contribui para o aprofundamento do conhecimento gerado sobre a gestão e organizações desses núcleos nas universidades, bem como a identificação das características que são específicas e dependentes do tipo de instituição. Os resultados apontam para a importância do NIT como facilitador no processo de transferência de tecnologia. Esses resultados também sugerem a relevância de preparar esses departamentos, por intermédio de novos mecanismos de gestão, criação de novas competências, capacitação contínua do quadro de pessoal e maior celeridade nos processos internos dessas instituições. Sobre os padrões de organização dos NITs pesquisados, percebeu-se que existe uma variação que é independente do modelo jurídico da instituição. A principal contribuição teórica e acadêmica desta pesquisa constitui-se na formulação de um modelo de gestão que buscou avançar sobre os padrões de gestão já apresentados na literatura, considerando principalmente o cenário atual de CT&I e a ampliação das competências mínimas dos NITs descritas na Lei de Inovação. Os resultados também apontam para os obstáculos e desafios enfrentados por esses departamentos tais como a escassez de profissionais qualificados na área de inovação e a necessidade de conscientização para a mudança de cultura da comunidade acadêmica no engajamento dos temas estratégicos gerenciados pelos NITs.
This research aims to identify and compare the standards of organization and management practices of Technological Innovation Nucleus in public and private institutions, considering as vectors the minimum skills described in the innovation law and organizational factors detailed in the theoretical framework. Through a multi-case approach in two public and two private institutions, this work contributes to the improvement of knowledge generated on the management and organization of these nuclei in the universities, as well as the identification of the features that are specific and dependent on the type of institution. The results show the importance of the nucleus as a facilitator in the technology transfer process. These results also suggest the importance of preparing these departments, through new management systems, establishing new skills, continuous training of staff and greater speed in the internal processes of these institutions. Considering the organization patterns of the respondents NITs, it was noticed that there is a variation that is independent of the legal structure of the institution. The main theoretical and academic contribution of this research is on the formulation of the management model of organization proposed that sought to advance into management standards already presented in literature, especially considering the current scenario of Science, Technology and Innovation - STI and the expansion of the minimum competences of the nucleus described in the Innovation Law. The results also point to the obstacles and challenges faced by those departments such as the shortage of qualified professionals in the innovation area and the necessity to change the culture of the academic community in the engagement of strategic issues managed by the nucleus
Keywords: Inovações tecnológicas Estudo e ensino (Superior)
Inovações tecnológicas Educação (Superior)
Publisher: Centro Universitário FEI, São Paulo
URI: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/253
Appears in Collections:Teses e Dissertações

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