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Title: Avaliação da confiabilidade de novos produtos
Authors: Teruel, Marcelo Leonildo
Advisor: Chang Junior, João
Issue Date: 2012
Abstract: Conquistar e manter a fidelização do cliente é um dos maiores desafios que empresas enfrentam no mercado globalizado. Não importando o porte ou seu ramo de atuação, empresas fabricam ou comercializam produtos ou serviços que devem ser capazes de atender quesitos essenciais para sua aceitação e permanência no mercado; tais quesitos variam desde aspectos funcionais até aspectos cosméticos e visuais do produto. Um dos quesitos essenciais é a confiabilidade de um produto ou serviço que está diretamente relacionada ao seu desempenho; um produto confiável é aquele que realiza plenamente as funções a que foi concebido, pelo período de vida estipulado e sem apresentar falhas neste período. É primordial, portanto, garantir que o produto atenda, e até mesmo supere, as expectativas do cliente. No caso de produtos novos ou inovadores, esta é uma das tarefas mais difíceis e desafiadoras; um produto novo ou inovador, objeto deste estudo, é aquele que têm pouca ou nenhuma referência ou similaridade no mercado; é uma ideia ou um projeto novo; e desta forma, os riscos e incertezas envolvidos desde as fases do desenvolvimento até o lançamento são maiores em comparação aos produtos evolutivos. Uma das questões discutidas é o quanto um produto inovador será confiável no mercado; em outras palavras, quais serão as seguranças e garantias de desempenho que a empresa oferecerá ao cliente quando o produto inovador for lançado no mercado; e o prazo de garantia estipulado pelo fabricante é a segurança oferecida ao consumidor de que este produto irá realizar plenamente todas as funções a que foi concebido, ou a que se compromete a realizar, dentro do prazo pré-definido; e em casos de falhas ou defeitos, o produto será reparado ou substituído sem custos adicionais ao cliente. Esta dissertação apresenta uma avaliação da confiabilidade de novos produtos, com consequente ratificação do prazo de garantia fixado nas fases iniciais do projeto, e uma estimativa dos custos envolvidos neste período, antecipando-se às fases de produção e lançamento. Para esta avaliação desenvolveu-se um procedimento operacional que foi aplicado a um produto eletroeletrônico prestes a ser lançado no mercado brasileiro por uma empresa de tecnologia, por meio da coleta de dados de falhas ocorridas em testes realizados em laboratório com protótipos criados em distintas fases do Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos - PDNP.
To gain and maintain customer loyalty is one of the biggest challenges that companies face in the global market. No matter your size or line of business, companies must manufacture or commercialize a product or service that should be able to meet a number of crucial areas for its acceptance and permanence in the market; such questions range from the functional to visual and cosmetic aspects of the product. One of the key questions is the reliability of a product or service that is directly related to their performance; a reliable product is one that fully realizes the functions it was designed by the lifetime limit and without fail this period. It is essential, therefore, to ensure that the product meets, and even exceed, customer expectations. In the case of new or innovative products, this is one of the most difficult and challenging. A new or innovative product, the object of this study, is the one that have little or no reference or similarity in the market, is an idea or a new project, and thus the risks and uncertainties involved, from earliest stages of development until the release, are higher in comparison to those evolutionary products. One of the issues discussed is how an innovative product will be reliable in the market; in other words, what are the safety and guarantees of performance that the company will offer to the customer when the innovative product is launched in the market; and the warranty period stipulated by the manufacturer is the security offered to the consumer that this product will fully realize all the functions it was designed, or who undertakes to perform, within predetermined period; and in cases of faults or defects, the product will be repaired or replaced at no additional cost to the customer. This dissertation presents a reliability evaluation of new products, with consequent ratification of the warranty period prescribed in the early stages of the project, and an estimate of the costs involved in this period, anticipating the stages of production and product launch. For this evaluation, it was developed an operating procedure that was applied to an electronics product about to be launched in the Brazilian market for a technology company, by collecting data of failures in laboratory tests with prototypes created in different phases of the New Product Development Process (NPDP).
Keywords: Produtos novos
Garantia de qualidade
Publisher: Centro Universitário da Fei, São Bernardo do Campo
URI: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3069
Appears in Collections:Teses e Dissertações

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