O impacto da cobrança pelo uso da água nos usuários industriais: uma visão dos atores das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
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Tipo de produção
Dissertação
Data
2012
Autores
Caruso, Carla Fernandes de Moura
Orientador
Kirschbaum, C.
Periódico
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Palavras-chave
Aeronáutica comercial,Administração de crises
Resumo
Seja por conta dos fenômenos naturais ou pelo resultado do crescimento populacional, o acesso à água torna-se cada vez mais dificil, configurando prelúdios de uma crise mundial, quando o recurso passará a ser disputado por várias nações. No Brasil, o setor industrial responde por 14% de consumo de água, representando o 2º maior setor usuário do recurso. Nesse contexto, emerge a necessidade da aplicação de instrumentos de gestão ambiental que induzem a modificação do comportamento dos diversos usuários de recursos hídricos de forma a racionalizar o uso e consumo deste recurso natural. Nos últimos anos, a instituição do instrumento "cobrança pelo uso da água nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ)" propiciou a participação ativa dos usuários de água da região, estabelecendo medidas possíveis e prioritárias no que tange à utilização da água, seja como insumo, seja como consumo. Este estudo analisou a visão dos vários stakeholders sobre como a implementação da cobrança do uso da água nas bacias do PCJ tem influenciado o comportamento dos usuários industriais. Observou-se, ainda, as condutas de políticas públicas na gestão de recursos hídricos e os mecanismos de aplicação da cobrança destes, bem como as mudanças de comportamento dos usuários industriais do local. Para o desenvolvimento deste estudo, doptou-se por uma abordagem qualitativa, envolvendo duas técnicas. A primeira, exploratória e bibliográfica, consistiu em uma coleta de dados, visando o entendimento do sistema nacional de gestão de recursos hídricos. A partir desta etapa, identificou-se atores-chave envolvidos com a cobrança do uso da a´gua no PCJ, que foram entrevistados. A segunda técnica, a de análise de conteúdo, fundamentou o entendimento das visões dos stakeholders, além da eficiência e aceitabilidade das medidas adotadas pelas empresas selecionadas frente à cobrança pelo uso da água, identificando a relação direta entre tais atores e as organizações entrevistadas. As conclusões apontam para um processo de implementação da cobrança pelo uso da a´gua de baixa eficiência e para o estímulo do uso racional da água no setor industrial. O principal fator é o preço reduzido que não estimula as mudanças em profundidade na Gestão de Recursos Hídricos. Ainda assim, a pesquisa revela a importância da cobrança como um mecanismo de reconhecimento de valor econômico da água na região, tomando o Comitê PCJ como uma referência nacional. No entanto, a implementação da cobrança no PCJ representa o início de um longo processo de transformação e maturação do instrumento. O direcionamento das aplicações dos recursos da cobrança, direcionado na sua totalidade às melhorias do sistema de saneamento da região, representam evidências da evolução da cobrança pelo uso da água
This work analyseis aviation crisis. Early neo-institutionalists (MEYER and ROWAN, 1983; DIMAGGIO and POWELL, 1983) presented the institutionalized environemtn as an over deterministically explanatory source of organizational behavior. In spite of their strong influence, there is a cost and effort to keep them (HUGHES, 1936). It requires institutional work (LAWRENCE, SUDDABY, 2005) in orer to cope with institutional clashes and malfunctioning. The Brazilian aviation industry is passing through a remarkable crisis period. despite and expressive demand growth in the last six yeats (coming from 41.7 milion passsengers by year in 2000 to 57.6 million passengers by year in 2006), the lack of investments, the strategies and issues of the private airline companies, the infrastructure gaps, the corruption charges agains t governmental authorithies, and finally the upheaval among air traffic controllers illustrate the current unsettling disturbance that the sector is facing. The proposal of this work is to shed light on these events using the institutional theory described to verify the process that lead to a crisis
This work analyseis aviation crisis. Early neo-institutionalists (MEYER and ROWAN, 1983; DIMAGGIO and POWELL, 1983) presented the institutionalized environemtn as an over deterministically explanatory source of organizational behavior. In spite of their strong influence, there is a cost and effort to keep them (HUGHES, 1936). It requires institutional work (LAWRENCE, SUDDABY, 2005) in orer to cope with institutional clashes and malfunctioning. The Brazilian aviation industry is passing through a remarkable crisis period. despite and expressive demand growth in the last six yeats (coming from 41.7 milion passsengers by year in 2000 to 57.6 million passengers by year in 2006), the lack of investments, the strategies and issues of the private airline companies, the infrastructure gaps, the corruption charges agains t governmental authorithies, and finally the upheaval among air traffic controllers illustrate the current unsettling disturbance that the sector is facing. The proposal of this work is to shed light on these events using the institutional theory described to verify the process that lead to a crisis