Comportamento sustentável: efeitos da visibilidade da ação e da conformidade com o grupo

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Tipo de produção
Dissertação
Data
2019
Autores
Ortega, C. A. C.
Orientador
Huertas, Melby K. Z.
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Citação
ORTEGA, C. A. C. Comportamento sustentável: efeitos da visibilidade da ação e da conformidade com o grupo. 2019. 77 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2019 Disponível em: <https://doi.org/10.31414/ADM.2019.D.130934>. Acesso em: 10 mar. 2020.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Resumo
O comportamento sustentável se modifica, de acordo com diferentes configurações, geralmente relacionadas ao contexto social a que o indivíduo pertence. Este indivíduo, vive em sociedade, criando laços como influente-influenciado, com o grupo. Sendo assim, existe uma demanda por estudos sobre comportamento humano (psicossocial), para que seja compreendido como ocorrem os fenômenos capazes de aumentar o engajamento em comportamento sustentável. O objetivo principal deste estudo é verificar de que forma a influência do grupo sobre um único membro, interfere em ações individuais relacionadas ao comportamento sustentável. Para testar como ocorre este fenômeno, foram realizados dois experimentos. No primeiro, é estudado o efeito que a infração de Normas Sociais exerce sobre o estado afetivo do indivíduo transgressor. Sendo que, o estudo do comportamento sustentável, sob a ótica das possíveis consequências do não engajamento (Estados Afetivos) dentro da Psicologia Social, ainda é iniciante. Foram utilizados cenários com combinações das variáveis: visibilidade de ação por parte do grupo de referência do indivíduo, e conformidade de ações com este grupo, como variáveis independentes; e um conjunto de Estados Afetivos, como variável dependente. Este primeiro experimento reforçou a teoria sobre Influência Social, já que foram associados Estados Afetivos à conformidade com o grupo e alta visibilidade por este, de forma significante. Em um segundo experimento, é estudado o efeito que a visibilidade de ações praticadas pelo indivíduo dentro de um grupo e a conformidade de ações com este grupo, exercem sobre a probabilidade deste indivíduo se engajar em um ato social. Sendo que, foram utilizados estímulos reais de visibilidade de ação por parte do grupo de referência do indivíduo, e de conformidade de ações com este grupo, como variáveis independentes; e a doação (ou não) de um brinde, como variável dependente. Este segundo experimento, trouxe significância para o resultado de visibilidade e reforçou a teoria sobre sustentabilidade dentro da educação, já que indivíduos com maior acesso a estudos e a ferramentas pedagógicas modernas, demonstraram maior grau de comportamento sustentável. Estes dois experimentos, ajudam a reforçar, de forma empírica, a influência que o grupo exerce sobre a tomada de decisão de um único indivíduo e o quanto o acesso à informação contribui para o desenvolvimento de um comportamento sustentável. Com relação à contribuição teórica, o presente estudo reforça a teoria da Influência Social e a importância que o acesso a informações tem, para que haja um maior engajamento ao comportamento sustentável. Esta contribuição está relacionada às áreas de Psicologia Social, Comportamento de Consumo, Sustentabilidade e Comunicação. No âmbito das contribuições gerenciais, pretende-se auxiliar executivos de marketing a trabalharem com a comunicação de marca, de modo que resulte em melhores resultados de vendas e em imagens organizacionais mais sustentáveis
Sustainable behavior changes according to different configurations, usually related to the social context to which the individual belongs. This individual lives in society, creating bonds with the group as influential-influenced. Therefore, there is a demand for studies on human (psychosocial) behavior, in order to understand how phenomena capable of increasing engagement in sustainable behavior occur. The main objective of this study is to verify how the influence of the group on a single member interferes in individual actions related to sustainable behavior. Two experiments were performed to test how this phenomenon occurs. In the first, we study the effect the violation of Social Norms exerts on the Affective Background of the transgressor individual. Being that, the study of sustainable behavior, from the perspective of the possible consequences of non-engagement (Affective Background) within Social Psychology, is still at early stages. Scenarios have been used with combinations of the variables: visibility of action by the reference group of the individual, and compliance of actions with this group, as independent variables; and a set of Affective Background, as a dependent variable. This first experiment reinforced the theory on Social Influence, since positive Affective Background were associated with the group's compliance and high visibility, significantly. In a second experiment, we study the effect that the visibility of actions performed by the individual within a group and the compliance of actions with this group, exert on the probability of this individual engaging in a social act. Therefore, real stimuli of action visibility were used by the reference group of the individual, and actions compliance with this group, as independent variables; and the donation (or not) of a toast, as a dependent variable. This second experiment brought significance to the visibility result and reinforced the theory about sustainability in education, since individuals with greater access to studies and modern pedagogical tools demonstrated a greater degree of sustainable behavior. These two experiments help empirically reinforce the group's influence on the decisionmaking of a single individual and how much access to information contributes to the development of sustainable behavior. Regarding the theoretical contribution, the present study reinforces the theory of Social Influence and the importance that the access to information has, so that there is a greater commitment to sustainable behavior. This contribution is related to the areas of Social Psychology, Consumer Behavior, Sustainability and Communication. In the context of managerial contributions, it is intended to help marketing professionals work with brand communication in a way that brings up better sales results and more sustainable organizational images