Características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico

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Tipo de produção
Dissertação
Data
2019
Autores
Souza, Melissa Galdino de
Orientador
Iizuka, Edson Sadao
Periódico
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Citação
SOUZA, Melissa Galdino de. Características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico. 2019. 85 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2019 Disponível em: <https://doi.org/10.31414/ADM.2019.D.130975>. Acesso em: 16 mar. 2020.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Empreendimentos,Ensino técnico,Ensino médio
Resumo
Essa pesquisa trata das características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico. Os alunos das Etecs Lauro Gomes e Juscelino Kubitschek de Oliveira foram selecionados para essa pesquisa. A investigação parte do seguinte questionamento: em que medida as características empreendedoras e o ambiente escolar podem influenciar na intenção empreendedora dos alunos do ensino médio/técnico das Etecs? Para responder tal pergunta, adotou-se o método quantitativo e utilizou-se a técnica de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). A amostra utilizada foi composta por 384 estudantes de cursos técnicos, tais como Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Química, Secretariado, entre outros. O modelo proposto, inicialmente aplicado no ensino superior, foi validado e se mostrou adequado aos alunos do ensino médio/técnico. As hipóteses confirmadas evidenciaram que a autoeficácia é influenciada positivamente pelas características empreendedoras; a intenção empreendedora influenciada positivamente pela autoeficácia e pelo ambiente escolar. Na análise de multigrupos houve confirmação em relação a existência de diferença entre o relacionamento da liderança e autoeficácia e sociabilidade e autoeficácia no que diz respeito ao curso. Os resultados da pesquisa contribuem no avanço do conhecimento acerca do interesse pela atividade empreendedora dos estudantes do ensino médio/técnico, algo incipiente na literatura nacional e internacional
This research deals with the entrepreneurial characteristics and the school environment in the entrepreneurial intention of high school/technical students. The students of the Etecs Lauro Gomes and Juscelino Kubitschek de Oliveira were selected for this research. Research is part of the following question: to what extent are entrepreneurial characteristics and the school environment influenced by the entrepreneurial intent of high school/technical students of the Etecs? To answer this question, the quantitative method was adopted and the Partial Least Squares (PLS-SEM) was used technique. The sample used consisted of 384 students of technical courses, such as Administration, Systems Development, Chemistry. Secretariat, among others. The proposed model, initially applied in higher education, was validated and proved appropriate for high school/technical students. The confirmed hypotheses showed that self-efficacy is positively influenced by the entrepreneurial characteristics; the entrepreneurial intent positively influenced by the self-efficacy and the school environment. In the analysis of Multigroups there was confirmation regarding the existence of difference between the relationship of leadership and self-efficacy and sociability and self-efficacy in relation to the course. The results of kwowledge about the interest in the entrepreneurial activity of high school/technical students, something incipient in the national and international literature