Estudo da minimização do consumo de combustível em comboio de veículos pesados por meio da otimização dos perfis de velocidade

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Tipo de produção
Dissertação
Data
2020
Autores
Nanni, Bruno Baeta
Orientador
Leonardi, Fabrizio
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Citação
NANNI, Bruno Baeta. Estudo da minimização do consumo de combustível em comboio de veículos pesados por meio da otimização dos perfis de velocidade. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.31414/EM.2020.D.131109>. Acesso em: 27 abr. 2020.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Gases estufa,Caminhões
Resumo
Dados apresentados por órgãos ambientais de vários países apontam para um crescimento da emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa. Nesse contexto, o segmento de transporte aparece como um dos principais contribuidores, tendo destaque os números relacionados aos veículos pesados. A situação fica ainda mais preocupante quando projeções indicam o aumento da demanda do transporte de carga em sistemas rodoviários para as próximas décadas. Diante deste cenário, torna-se necessária a busca por novas soluções que promovam uma melhora da eficiência do segmento. Para atingir tal meta diversas frentes de estudo estão sendo exploradas. Dentre elas, está a estratégia do comboio de caminhões, no qual os veículos trafegam com pequenas distâncias entre si com o objetivo de diminuir o arrasto aerodinâmico. Deste modo, há uma redução do consumo de combustível, dos custos operacionais e da emissão de gases poluentes. Outra alternativa é o método de otimização do perfil de velocidade de acordo com as restrições do trajeto (tempo, distância, semáforos, velocidade e topografias). No presente trabalho propõe-se estudar, justamente, a otimização do perfil de velocidade em comboios de caminhões, analisando os efeitos que esta abordagem conjunta proporciona para o consumo de combustível. Diversas simulações foram realizadas para verificar esta questão, considerando diferentes cenários, comboios e trajetos. Os resultados obtidos indicam que a estratégia proposta promove uma melhora da eficiência do consumo de combustível dos veículos pesados analisados e, consequentemente, contribui para a redução da emissão de gases poluentes
Data presented by environmental agencies of several countries indicate an increase in greenhouse gas emissions. In this context, the transport segment appears as one of the biggest responsible, mainly due to the numbers related to heavy-duty vehicles. The situation becomes even more alarming when projections show that by the next decades, the demand for freight transportation will continue to rise. Therefore, new solutions are required to improve the efficiency of the segment. To achieve this objective, different areas of study, such as platooning, have been explored. In this strategy, the heavy-duty vehicles travel with small inter-vehicular distances to reduce the aerodynamic drag and thus minimize the fuel consumption, operational costs, and greenhouse gas emissions. Another interesting strategy is the method that optimizes the speed profile according to the restrictions of the path in question (time, distance, traffic lights, speed limits, and topography). This paper proposes to study the speed profile optimization for heavy-duty vehicles and then analyze what is the effect that the joint approach promotes to fuel savings. To verify these points several simulations have been realized considering different scenarios, convoys, and routes. The results obtained indicate that the proposed approach can improve the fuel efficiency of the heavy-duty vehicles analyzed and, consequently, reduce greenhouse gas emissions