Trabalhos de Conclusão de Curso

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  • Trabalho de Conclusão de Curso
    ASPECTOS QUE INFLUENCIAM A DECISÃO DE COMPRA DOS JOVENS NOS MERCADOS ON-LINE DE MODA E ELETRÔNICOS
    (2023-11-09) Gabriel Campos Rosa; Nicolas Carvalho Ruiz; Pedro Randal Possatti Betini; Gustavo Luciano Reynaldo; Vitor Oliani Martinez
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    CONVERSOR BIDIRECIONAL CC-CC ISOLADO PARA CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS COM A CHAVE DE POTÊNCIA MOSFET SIC
    (2023-12-05) GUSTAVO PIMENTEL ALVES, MARCOS AURELIO ALVES, LUCAS BORBA FURTADO, WALLACE CONSTANTINO ALVES DE ALENCAR
    O presente trabalho apresenta o estudo com simulação numérica e experimental de um conversor bidirecional de ponte ativa dupla (DAB) com modulação de dois níveis e deslocamento de fase entre elas para transmissão do fluxo de potência bidirecional visando aplicações em veículos elétricos, microrredes e outros. A conversão de potência bidirecional permite por exemplo, que a bateria de um veículo elétrico, possa ser um gerador ou fornecedor de energia para abastecer uma determinada instalação, quando a mesma estiver carregada. No estágio de potência tem-se na sua estrutura dois conversores em meia-ponte cada, denominadas P1 (Ponte P1) e P2 (Ponte P2). Em ambas as pontes são empregados MOSFETs de Carbeto de Silício (SiC) visando redução das perdas e consequentemente melhoria de eficiência do conversor. No desenvolvimento teórico do conversor são apresentados à sua estrutura, suas etapas de operação, seu princípio de funcionamento onde foram desenvolvidas simulações numéricas mostrando a influência do ângulo de defasagem entre os sinais presentes no elemento “indutor” de transferência de potência, e como este ângulo pode influenciar no aumento da potência reativa no elemento “indutor” e automaticamente aumentar as correntes eficazes no elemento “indutor” e principalmente nas chaves de potência MOSFETs SiC, tornando os projetos mais robustos e com maior custo na sua fabricação. A modulação de dois níveis é estudada mostrando que a comutação suave sobre zero de tensão (ZVS) pode ser alcançada neste conversor. As regiões de (ZVS) são apresentadas graficamente. Por fim, procedimentos de projeto são apresentados tais como: cálculo da transferência de potência, cálculos e dimensionamento dos magnéticos, programação do microcontrolador STM32G474RET6 para geração dos sinais de porta (gate) com deslocamento de fase e tempo morto e desenvolvimento dos circuitos elétricos para estágio de potência, gate-drivers, fonte de alimentação chaveada, circuitos de interface e suas respectivas placas de circuito impresso.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise comparativa entre métricas financeiras e comerciais que auxiliam na tomada de decisões estratégicas: um estudo exploratório. São Bernardo do Campo 2021
    (2021-05-22) PEDRO AUGUSTO VIEIRA
    O tema central deste trabalho enfatiza o índice retorno sobre vendas e os papéis das áreas de vendas e finanças, com a principal finalidade de compreender o que é necessário para alcançar retornos efetivos, assim como o controle de indicadores de desempenho e suas funcionalidades auxiliadoras de tomada de decisão estratégica. Após o desenvolvimento do capítulo de referêncial teórico, foi realizada a pesquisa quantitativa de caráter explorátorio a fim de responder a pergunta problema proposta e aproximar o conteúdo produzido com a realidade vivida pelos executivos de ambos departamentos, os quais, ao responderem as perguntas elaboradas, recomedaram outras métricas financeiras e comerciais que igualmente podem simbolizar um indicador de lucratividade para uma organização.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Plano de Negócios: X-Clean
    (2022-05-24) Pessoa, Eduarda Zafra; Silva, Fagner Aparecido Fernandes da; Souza, Gregory Ferreira de
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Gestão por processos:
    (2022-12-20) Surita, Gabriel; Freitas, Isabelly Santos de; Rodrigues, Karen Moreno
    O presente trabalho trata do estudo de gerenciamento de processos, conhecido pelo acrônimo BPM – Business Process Management, suas linguagens (mais especificamente a popular BPMN) e ferramentas de modelagem. O objetivo geral é registrar e analisar processos de negócio de uma empresa do ramo imobiliário por meio da notação BPMN, com a finalidade de entendê-los e aperfeiçoá-los no contexto dos objetivos estabelecidos pela organização. Foi feita uma pesquisa de campo aplicada, de caráter qualitativa, exploratória e de temporalidade transversal, utilizando-se o método do Estudo de Caso. Para a obtenção dos dados foram acessados relatórios e realizadas entrevistas não estruturadas com funcionários atuantes nos processos. Durante a análise dos dados levantados, foram detectados alguns pontos de melhoria nas etapas de pagamento, comunicação interna, envio de documentos ao cliente, validação de balanços finalizados, bem como a ocorrência de alterações não programadas, conflitos de agenda, etapas não mapeadas no Portal BackOffice, uso de diferentes softwares e falta de treinamento aos clientes para classificação de despesas e orçamentos. Desta forma, os processos foram remodelados propondo soluções como eliminação de etapas desnecessárias e a documentação dos já existentes, contratação de pessoal, treinamento aos clientes, reuniões diárias de alinhamento entre as áreas, integração das agendas e agendamento prévio, centralização do envio de informações ao sistema, entre outros. Os processos remodelados apresentaram benefícios como ganho de tempo e melhor entendimento das etapas, visualizando-as e consequentemente, a empresa será capaz de estimar custos. Assim sendo, conclui-se que o gerenciamento de processos, por meio do uso da modelagem e ferramentas adequadas, torna-se um instrumento essencial para a manutenção ou melhoria contínua, garantindo qualidade nos produtos e serviços e agregando valor à organização.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise tributária
    (2021-11-18) Silva, Amanda Lopes da; Souza, Talyta Oliveira
    A realização de um planejamento tributário é essencial para todas as empresas, a fim de reduzirem gastos com os impostos pagos ao Estado, e isso torna-se ainda mais imprescindível quando se opera em um país que possui a carga tributária muito elevada, como é o caso do Brasil. Outra realidade do país é o fato de que o transporte de cargas acontece principalmente por meio das rodovias, o que faz este modal ser de extrema relevância para toda a cadeia logística brasileira. Ao encontro dos temas explanados, este trabalho tem o objetivo de responder o seguinte questionamento: Qual é o regime tributário mais adequado para uma empresa que atua no setor de transporte rodoviário de cargas na Região do Grande ABC Paulista? Para responder tal pergunta realizou-se uma análise documental de duas empresas atuantes do ramo, no exercício do ano de 2019, e que são enquadradas em regimes diferentes: uma no Simples Nacional e a outra no Lucro Presumido. Através do estudo dos principais tributos pagos por ambas, foi possível realizar a comparação dos valores desembolsados por cada uma delas e assim chegar a uma conclusão para a questão levantada, de que o Lucro Presumido é o regime tributário mais vantajoso para uma empresa que atua no ramo de transporte de cargas. Além disso, proporcionou a identificação do objetivo específico deste trabalho, ao mostrar que este possui impacto positivo na composição do preço dos fretes praticados devido aos créditos que são concedidos às empresas.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto na cadeia produtiva da indústria automobilística com a saída da Ford do ABC
    (2021-12-20) Carpinelli, Eduarda Gomes Simões; Vieira, Isla de Lima; Anciães, Thaís Munhoes; Zini, Victoria Stringhetta
    A Ford Motor Company é uma fabricante de automóveis norte-americana sediada em Michigan e fundada por Henry Ford em 1903. Começou seus investimentos no Brasil em 1919, sendo a primeira produtora de automóveis a se instalar no país, com sede na cidade de São Bernardo do Campo - SP. Em outubro de 2020, a empresa anunciou o encerramento da produção de veículos no país, com data efetiva de janeiro de 2021. A Companhia anunciou que desde o ano de 2013, devido à crise econômica, as unidades na América do Sul acumularam perdas significativas e por conta disso, a matriz americana vinha auxiliando diversas vezes nas necessidades de caixa, o que se tornou insustentável com o passar dos anos. Este trabalho tem por objetivo analisar os impactos causados na cadeia produtiva da indústria automobilística na região do ABC paulista, onde se concentram diversas empresas desse ramo. Utilizando-se de uma pesquisa aplicada, de campo, qualitativa, exploratória e transversal. Levantaram-se dados primários e secundários para analisar, compreender e processar o contexto da situação e do mercado em questão. Os resultados mostraram que as empresas fornecedoras que tinham a Ford como seu principal cliente foram fortemente impactadas, tendo que se desfazer de ativos e despedir ou remanejar parcela considerável de funcionários. Algumas empresas tiveram que encerrar suas atividades.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise do comportamento dos colaboradores no home-office a partir dos novos hábitos gerados pela pandemia do COVID-19
    (2021-12-01) Almeida, Fabíola; Rebouças, Gabrielle
    Com o surgimento do Covid-19 e o alto índice de contaminação ao redor do mundo, fazendo com que a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretasse uma pandemia em 2020, fez-se necessária a criação de diversas medidas de segurança e higiene por parte dos governos dos países do globo. Um recurso utilizado com o intuito de frear a disseminação do vírus foi o distanciamento social, fazendo com que as empresas e negócios adotassem novas estratégias para conseguirem continuar operando no mercado. Uma das alternativas foi a adoção de um novo modelo de trabalho chamado home-office, da qual os colaboradores conseguiram desempenhar suas atividades de maneira remota dentro de seus domicílios. Essa mudança urgente e intensa acarretou uma transição de forma não tão estruturada, gerando não somente pontos positivos, mas também negativos tanto para a empresa quanto para seus funcionários. Essas mudanças impactaram a vida dos indivíduos como um todo, portanto, fez-se necessário uma reavaliação a partir do novo cenário, levando em consideração a qualidade de vida dos colaboradores no trabalho. A partir disso, se definiu o objetivo central da pesquisa, que em um cenário tão novo que gerou inúmeras dúvidas, visou analisar o comportamento do colaborador no home-office, a partir dos novos hábitos gerados pela pandemia da Covid-19. Como base teórica para essa pesquisa foram abordados temas como a pandemia do coronavírus, o trabalho home-office, questões relacionadas a era digital e novas tecnologias e qualidade de vida no trabalho. Com o intuito de colher as informações, foi aplicada uma pesquisa no formato survey para 100 (cem) colaboradores do ABC e São Paulo capital que migraram para o home-office na pandemia, a qual possuiu a finalidade de relacionar aspectos como dificuldades e benefícios do home-office, questões relacionadas a saúde e a tendência de continuar com esse modelo no cenário pós pandemia. A pesquisa foi relacionada com critérios de autores conhecidos acerca da qualidade de vida no trabalho e assuntos relativos à pandemia e home-office. Através das análises finais, foi possível identificar que o home-office no cenário pandêmico gerou impactos positivos como o ganho no tempo de deslocamento até o trabalho e negativos como problemas psicológicos devido o distanciamento social para os colaboradores, mas que se explorado de forma estratégica pelas empresas, conseguirá trazer mais qualidade de vida no trabalho para eles.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Mercado de trabalho para pessoas da Terceira Idade
    (2021-11-16) Rodrigues, Rafaela; Silva, Sâmila; Lima, Stephanie; Langner, Stephanie
    O envelhecimento populacional e o declínio na taxa da natalidade são uma tendência mundial. As consequências dessas tendências para a economia são inúmeras. Uma das implicações a ser destacada é em relação ao futuro do trabalho, em que se espera um aumento de pessoas ativas no mercado de trabalho de pessoas mais velhas. A presente pesquisa busca analisar e compreender como as empresas estão se preparando para receber os idosos em suas organizações, quais são as políticas internas e se há um treinamento em relação aos demais funcionários para que não ocorra nenhum tipo de exclusão ou ainda, algum tipo de preconceito em relação a esses idosos. Além disso, foram analisadas as vantagens e desvantagens que as empresas consideram ao contratar ou reter um idoso em suas empresas. Através do método qualitativo, foram realizadas entrevistas com os profissionais de Recursos Humanos de diferentes empresas e segmentos para assim obter uma ampla perspectiva do mercado de trabalho
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Aplicação das diretrizes do pacto global da ONU ao âmbito empresarial por meio de análise comparativa
    (2021-11-11) Oliveira, Aline Ramos de; Silva, Julia Cristina
    O presente estudo consiste em uma pesquisa qualitativa documental que visa à compreensão da aplicabilidade dos princípios de responsabilidade social e ambiental do Pacto Global na elaboração dos Códigos de Conduta de Fornecedores de cada uma das empresas analisadas. A priori, estabelece-se uma perspectiva conceitual da responsabilidade social e ambiental, apresentando um panorama histórico e evolutivo do conceito, e reflexões acerca da sustentabilidade na cadeia de suprimentos. Por conseguinte, o estudo traz uma análise sobre o contexto de surgimento do Pacto Global, e sobre as disposições da Organização das Nações Unidas (ONU) que deram origem aos princípios. Cada princípio foi abordado individualmente, trazendo os aspectos mais relevantes relacionados aos Direitos Humanos, aos direitos fundamentais, ao meio ambiente e à sustentabilidade. Tais princípios, para serem aplicados às empresas, demandavam uma maneira de regulamentar e adequar sua implementação nas organizações, razão pela qual foram analisados os Códigos de Conduta de Fornecedores, diretrizes comerciais baseadas nos princípios do Pacto Global que objetivam a aplicação destas a toda a cadeia de suprimentos. Nesse sentido, buscou-se verificar se o direcionamento delineado no Pacto Global é observado pelas empresas do estudo. Foi realizada a análise pormenorizada dos códigos de vinte empresas, dentre as quais dez nacionais e dez estrangeiras, todas de grande porte, estabelecendo um comparativo entre elas e formulando hipóteses e estratégias de aprimoramento das mesmas. Dentre os resultados obtidos com a pesquisa, importa destacar que as empresas brasileiras demonstraram maior preocupação em relação às questões ambientais se comparadas às estrangeiras.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Plano de negócio
    (2021-11-11) Nicolau, Izabela Santana; Paiva, Daianne
    O Healthy Pet & Food é um projeto de negócio inovador, que versa sobre a criação de uma indústria de produção de alimentação vegana cães e gatos. Tudo isso somado a qualidade e respeito ao consumidor final. Tem por missão oferecer saúde, bem-estar e prazer através alimentação vegana para cães e gatos, com o perfil de sustentação ética e ecológica para todos os públicos. Healthy Pet & Food tem como foco agregar valores relacionados à marca, confiança, reputação, relacionamento e experiência como principais pilares de diferenciação em relação à concorrência no segmento. No segmento que a Healthy Pet & Food atuará, a adequada seleção, capacitação e acompanhamento dos profissionais é fundamental para o sucesso das empresas, isso porque os clientes estão cada vez mais exigentes, não só em relação à qualidade dos produtos, mas também com os serviços prestados. Os produtos leves e saudáveis estão com uma forte tendência de consumo e crescimento, em função da maior conscientização por parte das pessoas que buscam uma vida saudável, combinando uma alimentação equilibrada, exercícios físicos e bem-estar emocional. A ração surgiu da necessidade de se ter um produto que aliasse a praticidade à qualidade nutricional de cães e gatos. Atualmente, o rico mercado de alimentação para cães e gatos movimenta anualmente mais de R$ 80 milhões tornando-se cada dia mais competitivo. O capital a ser investido na Healthy Pet & Food é de R$ 1.300.000,00. A análise aponta para um tempo de retorno do investimento (Pay back) de 3 anos. Porém essa análise exige uma complementação, pois não apresenta o valor do capital investido ao longo do tempo projetado e nem o resultado interno dessa operação. Sendo assim, o VPL sem uma taxa de retorno requerido sobre um montante investido e com o fluxo de caixa atual projetado de aproximadamente R$ 6,7 milhões, apresenta um resultado de R$ 5,5 milhões não considerando uma taxa de retorno sobre o investimento. Esse resultado conjugado com uma taxa interna de 64,51% aponta para um resultado consistente e satisfatório.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Consumo através de plataformas digitais
    (2021-06-29) Silva, Gabriela Maciel
    Diante de um cenário tão atípico vivenciado, o projeto tem como objetivo, identificar e compreender quais as percepções e avaliações das pessoas entre 18 - 60, do estado de São Paulo, das experiências de compra e consumo em plataformas digitais, ofertadas por empresas do segmento de alimentação em tempos de pandemia (desde março de 2020 – atual). A pesquisa foi realizada através de uma plataforma do google forms, com 176 entrevistados, onde eles responderam questões de múltiplas escolhas de acordo com seu perfil e proximidade com as compras virtuais em tempos de pandemia. Segundo dados analisados, o processo de compras virtuais aumentou em virtude ao isolamento social, onde muitas pessoas estão em suas casas, e em algumas situações os comércios se encontram fechados, e com isso levam aos consumidores a consumirem através dos meios virtuais, vivenciando assim uma experiência de compra satisfatória para a sua necessidade.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Marketing de conteúdos da Netflix
    (2021-06-29) Silva, Jéssica Rodrigues
    O marketing de conteúdo da Netflix se tornou referência quando se trata de engajar e se relacionar com os seus consumidores. Este trabalho tem como proposito entender como a Netflix vem gerando valor aos seus consumidores com a criação de conteúdos nas redes sociais, para se obter os resultados foi realizado uma pesquisa survey no período de abril de 2021, além disso para entender a estratégia utilizada nas redes sociais realizou-se análise das postagens do período de 01/03/2021 até 31/03/2021 nas principais contas da Netflix. Os resultados obtidos indicam que hoje a Netflix cria valor aos seus consumidores quando retrata assuntos do dia a dia de uma forma divertida e criativa, criando uma conexão com os consumidores que presam pelos mesmos valores, além disse percebesse que ela se importa em responder os seus usuários e tornar lós cada vez mais fiéis a marca e disposto a pagar pelo serviço.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    O uso da inteligência artificial (I.A.) na tomada de decisão
    (2020-06-26) Massicano, Douglas; Santana, Fabio; Czusz, Samuel; Trindade, Vitor
    As novas tecnologias alteram a maneira como as empresas tomam suas decisões e se estruturam. Com a inserção de novas ferramentas de inteligência artificial (I.A), os processos são alterados. Atualmente, pessoas e sistemas tomam as decisões em conjunto. Neste novo cenário, como as grandes empresas instaladas no Brasil se estruturam para implementar a I.A.? É a principal questão estudada neste trabalho. Foi realizada pesquisa com grandes empresas que se enquadram no escopo definido para este estudo. Por meio da análise qualitativa dos dados coletados via formulários e entrevistas foi possível responder as perguntas propostas. Formulou-se, assim, um estudo de casos múltiplos, com empresas de diferentes atuações, mas com convergência nas respostas e práticas adotadas. A estruturação ideal vem com a implantação de equipes pequenas e multifuncionais, visão de longo prazo pela alta gerência e colaboradores, cultura digital fortemente disseminada, além de se implantar tal tecnologia o mais breve possível. Dessa forma, há tempo suficiente para aprimorar os sistemas e suas relações com as pessoas que trabalham com eles. No âmbito da tecnologia, as empresas estão investindo fortemente na inteligência artificial e processamento e armazenamento multicloud, seguindo rígidas diretivas de uma gestão de dados eficiente. É notória a necessidade das empresas em tratarem e gerirem os seus dados tendo em vista que um insight defeituoso pode ocasionar toda uma cadeia de decisão futura errônea. Todas essas praticas em conjunto respondem a maneira como as grandes empresas digitais instaladas no Brasil se estruturam para implementar o uso da I.A.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Plano de negócio
    (2020-12-01) Gomes, Camila Oliveira; Silva, Karoline Aragão da; Silva, Vitoria Cavalcante dos Santos
    A E-cup nasceu pela paixão e cuidado das sociais pelo meio ambiente e a conscientização de não só oferecer produtos sustentáveis como também ajudar a mudar hábitos, tendo como comprometimento ensinar a população a entender o impacto de suas ações sobre o planeta e o quão importante é preservá-lo. O contexto de sustentabilidade social surgiu nas empresas a partir do séc. XXI, devido as necessidades sociais, ambientais e processos econômicos, ou seja, são um conjunto de ações adotadas pelas empresas com o objetivo de atuar de maneira consciente. Aliando sempre o respeito ao ambiente e à sociedade em que está inserida. As organizações querem associar suas marcas a projetos que adotem boas práticas, pois além de ter uma grande importância social e ambiental, a sustentabilidade ajuda empresas a se posicionar positivamente perante seu consumidor, assim sendo ações que todos os envolvidos saem ganhando. No Brasil são descartados 720 MM de copos plásticos por dia o que corresponde a 1500 toneladas produzidas diariamente, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE, 2018), isso impacta diretamente o meio ambiente devido ao descarte incorreto dos copos plásticos, assim gerando o acúmulo de lixo devido à demora de sua decomposição. Criamos a startup E-cup para trazer praticidade e sustentabilidade para dentro das empresas substituindo o copo plástico pelo biodegradável e tornando-o um objeto do seu dia a dia com um produto mais sustentável em prol do meio ambiente, além de conscientizar os indivíduos e impactar a rotina de vivência do colaborador dentro da organização com o nosso produto biodegradável. Como isso irá funcionar? Os copos serão feitos com a fécula de mandioca e ao mesmo tempo o descarte do produto será para compostagem, ou seja, após três meses de uso, enquanto os recipientes de plástico resistem por séculos no ambiente a nossa embalagem compostável virará adubo em apenas dois meses. Além de oferecermos o benefício de uma máquina higienizadora, que terá a função de fazer a higienização dos copos, o que faz com que eles tenham uma durabilidade maior. Após a utilização do copo o consumidor irá depositá-lo no equipamento para fazer a limpeza e estar pronto para o próximo que o utilizará. O nosso 8 principal público-alvo são as empresas (B2B) do médio e grande porte, localizadas na grande São Paulo. Fizemos isso atentos as necessidades dos nossos clientes que buscam um produto verde. Por meio da confiança, qualidade e transparência deixamos nossa pegada ecológica e conscientizamos todos a importância da troca dos copos plásticos pelos biodegradáveis, para um mundo mais verde e melhor. O mercado de embalagens biodegradáveis é escasso no Brasil, a matéria prima do nosso produto vem de uma fonte renovável feito a partir da fécula de mandioca, é uma inovação nesse segmento. O investimento para abertura da E-Cup será próprio, no valor total de R$ 480.402,00, esse valor será dividido entre as três sócias, resultando em um investimento de R$ 160.134,00 para cada.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Plano de negócio
    (2020-12-01) Amaro, Claudio; Faria, Lucas; Santos, Milena; Rezende, Patricia
    A Watt Consumo Inteligente é uma startup de tecnologia que oferece serviços de monitoramento em consumo de água e energia elétrica através de um aplicativo que se comunica diretamente através de sensores instalados no medidor de água ou no quadro de luz. Os sensores são capazes de monitorar com precisão o fluxo de água e energia que passa por uma residência ou estabelecimento. A empresa foi criada a partir do desconforto de seus fundadores, da qual todos sentiam a falta de controle sobre suas contas de água e energia elétrica. O questionamento era simples, “Como conseguimos controlar nossos gastos do cartão de crédito por app de controle financeiro e ainda não conseguimos fazer isso com as contas de água e energia elétrica” – com esse problema a ser resolvido, a Watt foi fundada para oferecer aos seus clientes todos os detalhes sobre o consumo de água e energia elétrica, de qualquer lugar, em qualquer momento. Contamos com dois tipos de sensores (hardware) capazes de monitorar em tempo real a utilização de água e energia elétrica de residências. Conectada à internet, o equipamento transmite informações de consumo para o aplicativo (software) que por sua vez fornece estatísticas, metas de economia, picos de consumo, relatórios e dicas para ser sustentável e se beneficiar financeiramente gerando economia.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise do comportamento dos consumidores no setor varejista a partir dos novos hábitos digitais durante a pandemia do Covid-19
    (2020-12-01) Silva, Aline de Lima; Dória, Guilherme Gomes; Malta, Heloisa da Guia Rosa; Almeida, Viviane Sousa de
    Em meio ao período de pandemia oriunda da disseminação mundial do Covid-19 cada vez mais foi utilizado como recurso de diminuição da contaminação a realização de compras nos canais online, em vista de diminuir o contato social, de modo a aumentar a relação dos consumidores com o e-commerce. Por isso, o objetivo central dessa pesquisa é analisar o comportamento dos consumidores no setor varejista a partir dos novos hábitos digitais durante a pandemia do Covid-19. O estudo foi embasado em cinco grandes pilares teóricos, foram eles: a pandemia do Covid-19 no Brasil e no mundo, o setor varejista brasileiro, o marketing tradicional e o digital e o comportamento do consumidor, analisando especificamente quais os impactos e consequências essa crise econômica advinda da pandemia está afetando diretamente o comportamento e os hábitos dos clientes e consumidores do varejo. Como procedimentos de pesquisas foram aplicados questionários com o intuito de colher informações relacionadas a jornada do cliente digital e suas percepções com os canais físicos versus digital. A pesquisa contou com uma correlação entre o mix de marketing, o qual está totalmente relacionado as estratégias utilizadas pelas organizações para ofertar e atrair de forma assertiva os clientes e potenciais consumidores, com o intuito de evidenciar esses elementos na visão do consumidor, que faz parte de todo o processo de venda, desde a criação até o pós-venda, uma vez que as necessidades a serem atendidas são todas dos clientes. Com base nos resultados, foi possível identificar que as mudanças que ocorreram devido à pandemia, indiretamente ou diretamente, atingiram o comportamento dos consumidores, visto que se tornaram cada vez mais restritivas as vendas físicas, devido as normas de contingências adotadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    MOVIMENTO BLM
    (2020-12-10) Maki, Gustavo
    Este trabalho busca entender como brasileiros receberam as narrativas das organizações que apoiaram o movimento antirracista, Black Lives Matter. No cenário de protestos e manifestações, após a morte de George Floyd, muitas empresas se posicionaram, visando a capitalização através de uma estratégia de Marketing e o reforço da causa social. O objetivo foi analisar a recepção destas narrativas antirracistas, produzidas por três grandes empresas de setores diferentes e com históricos diferentes – Nubank, Natura e Rede Globo. Foram apresentados três eixos para o entendimento: uma discussão sobre raça e racismo; o marketing 4.0, detalhando as estratégias da organização para posicionar-se em alguma causa social; e estudos de recepção para entender como as pessoas recebem a mensagem. As interações dos usuários foram colhidas das páginas oficiais de cada marca na rede social Instagram e analisadas de forma qualitativa, mapeando interações de apoio e repúdio às posições das marcas. Apesar de identificar um grande apoio nas interações dos usuários, as reações foram significativamente diferentes para cada marca, evidenciando que o histórico e as atitudes de cada marca impactaram em como os indivíduos enxergaram-na apoiando o BLM. Também foi visto como o racismo está presente nos comentários dos usuários, evidenciando o racismo estrutural.