Trabalhos de Conclusão de Curso

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 29
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Implantação do EMAS no Aeroporto de Congonhas:
    (2023-12-07) Sousa, Adenis Rocha; Oshiro, Bianca Tyemi; Rodrigues, Leonardo Granado; Souza, Luiz Eduardo Pereira de; Sanches, Matheus Berbet; Carletti, Pedro Gonçalves
    A história do Aeroporto de Congonhas reflete o crescimento do transporte aéreo no Brasil e os desafios enfrentados para atender às demandas de uma cidade em constante expansão. O aeroporto passou por diversas modificações para atender ao crescente tráfego aéreo, como a construção de novas pistas, ampliações de terminais e criação de sistemas de navegação aérea, que foram atualizados para melhorar a eficiência e segurança das operações desde sua inauguração (1936). Por ser atualmente um dos aeroportos mais movimentados do Brasil, questões relacionadas a segurança e mobilidade são assuntos que estão rotineiramente em pauta e que devem ser tratados com cautela pela equipe administrativa da Infraero. O objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia da implantação do Engineered Material Arresting System (EMAS) no Aeroporto de Congonhas, o qual é um sistema projetado para aumentar a segurança da pista e mitigar os danos causados por acidentes e incidentes aéreos, principalmente aqueles que ocorrem durante decolagens abortadas ou pousos de emergência. Neste estudo será realizado a análise de risco de acidentes no aeroporto antes e após a implantação do EMAS, além de uma simulação da situação pré pandemia com o EMAS. Para atingir este objetivo, o software de simulação "RSARA2" foi utilizado para realizar uma análise de risco nas três situações e verificar os verdadeiros impactos da implantação do EMAS no aeroporto.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Verificação da eficiência do reforço estrutural do Viaduto Castelo Branco
    (2023-12-17) Stokna, André Navarro; Rocha, Evillin Pereira Belloti; Picolo, Julia Bidurin
    A falta de manutenção, alterações no carregamento, falhas de projeto e de execução podem levar à necessidade de reforço para as estruturas de concreto. Para isso, existem diversos métodos disponíveis de aplicação. Neste trabalho, será tratado o caso da obra de reforço estrutural do Viaduto Castelo Branco, e analisados os procedimentos empregados nessa obra. Como fundamentação teórica, serão tratados os principais tipos de patologias de estruturas de concreto armado, assim como seus tratamentos e tipos de reforço disponíveis. O objetivo deste trabalho é analisar a aplicação de reforços de compósitos de polímeros reforçados com fibras de carbono, material utilizado na obra em questão, e elaborar estudos comparativos entre esse tipo de reforço e o reforço estrutural por compósitos de polímeros reforçados com fibras de rami, um compósito de origem vegetal, renovável e de mais baixo custo. A partir de análises pelo software Ansys Workbench®, foram obtidos resultados de resistência para as duas alternativas estudadas. Como resultado do estudo, concluiu-se que a fibra de rami é uma alternativa viável ao uso da fibra de carbono, se utilizada em maior quantidade.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise convencional e incremental construtiva de edifício de aço considerando a interação solo-estrutura
    (2022-12-08) Cypriano Filho, Delso Cardoso; Viana, Diego Lima; Medeiros, Kamila Braga; Santos, Leticia Renata Fernandes dos
    O presente trabalho dispõe de um estudo comparativo entre um edifício em aço, de oito pavimentos, analisado de maneira convencional e de modo incremental construtivo. Além disto, é considerada a verificação dos efeitos da interação solo-estrutura (ISE) sob fundações superficiais do tipo sapatas isoladas. A princípio, é realizada uma ampla revisão bibliográfica contendo os principais estudos sobre o tema, de maneira a evidenciar a escassez de pesquisas envolvendo estruturas metálicas. Desta forma, a relevância do tópico motivou o estudo das alterações de esforços e deslocamentos quando considerada, na modelagem do edifício, a deformabilidade do solo e a sequência construtiva. A consideração da ISE consiste em um refinamento da análise estrutural permitido por meio dos avanços computacionais, que tornaram os projetos construtivos fontes de resultados mais realistas; tal deformabilidade é ponderada nos cálculos por meio do coeficiente de apoio elástico (𝑘𝑚), baseado no Modelo de Winkler. Para obtenção dos resultados numéricos, foram utilizadas ferramentas computacionais como o software SCIA Engineer, o qual permite a modelagem estrutural do pórtico rígido, e o software Plaxis 2D, programa de elementos finitos que fornece os parâmetros de recalques. Por fim, os resultados obtidos revelam a redistribuição dos esforços normais e reações verticais nas bases dos pilares, evidenciando a importância da consideração da sequência construtiva e interação solo-estrutura na análise estrutural.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise do impacto do aumento da temperatura devido às mudanças climáticas na resiliência de pavimentos asfálticos no Brasil
    (2023-06-15) Sampaio, Bruna Bival ; Silva, Davi de Oliveira ; Martiniano, Erik Thadeu ; Lopes, Jéssica Cristina Ferreira ; França, Lucas Andrade
    O aumento contínuo nas temperaturas médias e máximas globais ao longo dos anos despertou a preocupação, a necessidade de manter a integridade e, consequentemente, de garantir a vida útil de projeto das estruturas dimensionadas para a infraestrutura de transportes. Neste trabalho serão abordadas questões como a influência do calor nos meios de transporte atuais e como as altas temperaturas, como projeções estudadas para os anos de 2030 e 2050, irão afetá-los. Isso especificamente em três misturas de pavimentos asfálticos, que utilizam o tradicional ligante Cimento Asfáltico de Petróleo sem incrementos (CAP 30/45) e outros dois modificados por polímero (CAP 60/85 A e B). As projeções de temperatura foram realizadas por meio do método de Holt-Winters, utilizando os dados climáticos históricos de 50 anos da cidade de São Paulo. As temperaturas médias anuais de 2030 e 2050 calculadas foram 27,4°C e 29,7°C, respectivamente. Com o resultado de ensaios de módulo dinâmico das misturas asfálticas foi possível realizar uma análise mecânica da estrutura no software FlexPAVE 1.1 Alpha. Dessa forma, foi capaz de analisar como as misturas se comportam quando expostas às temperaturas propostas com base nos critérios de confiabilidade estabelecidos pelo DNIT. Os resultados mostraram que o aumento da temperatura do ar diminui a vida útil da estrutura quanto à deformação permanente, porém, o mesmo não se repete quanto à área trincada devido a fadiga. A estrutura com melhor desempenho na deformação permanente total foi a que contém o ligante de CAP 30/45. Além disso, foi proposto estudar estruturas que continham duas das três misturas analisadas individualmente. Neste caso, a camada de revestimento inteira com asfalto modificado por polímero, mas com uma camada inferior com o CAP 60/85 A e uma camada superior com o CAP 60/85 B, apresentou o melhor desempenho entre as estruturas mistas e até mesmo que o CAP 30/45 individual. A dosagem e especificação da mistura asfáltica se mostra relevante quando resultou em diferentes comportamentos entre as misturas asfálticas ao longo do tempo de projeto nas temperaturas analisadas.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise da resiliência de pavimentos de concreto quanto ao aumento da temperatura devido às mudanças climáticas
    (2023-06-13) Kamo, Adriano Massato ; Rocha, Débora Monteiro da; Sanson, João Henrique Silva Romero ; Oliveira, Rarielle Sousa de ; Lima, William Santos
    Ao longo dos anos, observa-se o aumento dos efeitos decorrentes do avanço das mudanças climáticas e aquecimento global. Da mesma forma, cada vez mais, aumenta-se as intensidades e as frequências de eventos meteorológicos extremos, sendo pontos de destaque as variações nas ondas calor e precipitações. Diversos setores são impactados e, no âmbito dos transportes, considera-se que estas variações climáticas influenciam diretamente as rodovias, ferrovias, aeroportos e portos. Neste contexto, diferentes autores realizaram análises de pavimentos flexíveis quanto às variações de temperatura, entretanto, os estudos para pavimentos rígidos ainda são escassos. Dessa forma, este documento objetiva a análise da influência da temperatura em pavimentos de concreto. Para isto, foram consideradas extrapolações das variáveis climáticas temperatura, precipitação de chuvas e velocidade do vento a partir de séries históricas, utilizando o Método de Holt-Winters, o dimensionamento de pavimentos rígidos pelo Método da PCA 84 e a realização da análise estrutural utilizando simulações no software EverFE e o Modelo de Fadiga. Após as análises, observou-se que, até o ano de 2050, a temperatura média anual poderá aumentar em cerca de 15%, o que impactará diretamente o desempenho dos pavimentos, visto que o aumento das variáveis climáticas elevará o diferencial térmico entre o topo e a base das placas de concreto, resultando em empenamento térmico, deformações nos pavimentos e redução da vida útil dos mesmos. Para evitar estes efeitos é necessária a utilização dos diferenciais térmicos anuais durante as etapas de dimensionamento dos pavimentos. No entanto, observou-se que o método convencional atual não considera os efeitos dos diferenciais térmicos para o dimensionamento das placas de concreto e, como consequência, tem-se pavimentos subdmensionados. Assim, é necessário que seja realizada a calibração das geometrias e espessuras mínimas para o acumulado de fadiga aceitável dentro do período de projeto, visando a inclusão dos impactos térmicos e agregando aumento da vida útil do pavimento em cerca de 45% do período de projeto.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo de métodos de tratamento de poeira para estradas não pavimentadas
    (2022-12-16) Mucciolo, Andressa B.; Borgato, Bárbara; Fernandes, Domenico T.; Martins, Juliana O.; Bettiol, Tiago
    O sistema de transporte do Brasil é caracterizado pelo seu sistema rodoviário abundante, existindo as vias pavimentadas e não pavimentadas, também conhecidas como estradas de terra. Entre essas vias não pavimentadas, a emissão de poeira gerada pela passagem de veículos é uma das principais preocupações tanto para o setor agropecuário quanto para a população local. Além dos potenciais riscos à saúde humana, também deve-se levar em consideração os impactos ambientais gerados e os danos ao desenvolvimento de plantações. Existem várias soluções no mercado atualmente para combater essas emissões, conhecidas como Supressores de Poeira, sendo compostas por soluções aquosas aplicadas nas superfícies das vias. Alguns exemplos desses supressores são a água, os produtos orgânicos e os à base de petróleo. Neste trabalho buscou-se caracterizar e comparar diferentes métodos de supressores de poeira, simulando condições climáticas semelhantes ao local de coleta de amostras de solo, utilizando o equipamento túnel de vento. O ponto de foco do estudo é a comparação da eficiência do uso de um polímero sintético com as amostras de solo puro e solo com água. As comparações de eficiências dos supressores neste trabalho mostram que o polímero sintético apresentou melhores resultados para redução da poeira, pois possui menor dano ambiental em comparação com as demais alternativas e também por demonstrar ser mais eficiente do ponto de vista de controle da emissão de poeira. Nos testes realizados atualmente, são observadas um destaque na eficiência do uso do polímero sintético como uma alternativa pelo seu desempenho de supressão comparadas aos diferentes métodos também estudados, proporcionando uma redução de 93,66% de particulados em relação ao solo puro e uma redução de 90,78% em relação ao método qual utiliza-se água.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Sistema de transporte público híbrido
    (2023-02-14) Tamashiro, Ana Paula Zortea; Paulino, Gabriel; Santos, Gabriele Marques dos; Martins, Giovanna Neves; Silva, Rodrigo Reis
    Conforme o processo de urbanização ocorre, as demandas e necessidades da população de uma cidade crescem e se diversificam. Entre elas, pode-se destacar o deslocamento dos moradores, com pouco consumo de recursos. Por isso, neste estudo é apresentada uma proposta de sistema de transporte público híbrido, utilizando rotas fixas e sob demanda. Foram identificados problemas na utilização dos transportes intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo pelos usuários, como o elevado tempo de percurso e o tempo de espera pelo serviço, além da má configuração de veículos com a demanda das linhas, tornando o sistema atual ineficiente e fazendo necessário o estudo de novas alternativas. A proposta apresentada visa a redução dos tempos de trajeto e dos tempos de espera em horários de pico, e a promoção de maior comodidade e flexibilidade para o usuário do período entre picos, com potencial redução de custos de operação para as operadoras do serviço intermunicipal. De forma a analisar a viabilidade do modelo proposto, foi estudada a sua implantação na linha de ônibus intermunicipal 004, apresentando vantagens para os usuários ao reduzir o tempo de viagem em até 33 minutos, com custos operacionais 8% menor que o sistema atual.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Plano de negócios para abertura da startup res-engenharia voltada para a engenharia civil
    (2022-12-09) Domingues, Eduardo Guagliardi; Mancuso, Giovani Faile; Vale, Igor do; Gonçalves, Ricardo Taveiros; Dantas, Rodrigo Ferreira
    Foi feito um estudo sobre a cadeia de valores da Engenharia Civil, além de realizada uma pesquisa de mercado com profissionais que estão inseridos na Engenharia Civil, a fim de identificar os elos que possuem pior otimização de tempo. Com isso, a Startup RES- engenharia está criando um produto com o objetivo diminuir a extensão dos processos envolvidos na área da Engenharia Civil. Para a execução dessa ideia, os empreendedores da startup criaram um plano de negócios, o que serve como um manual de como prosseguir com a pesquisa, além de possibilitar identificar a viabilidade de toda a ideia.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Solos moles
    (2022-12-08) Gallera, Caroline Freitas; Modesto, Nicholas Casconi Melari; Araujo, Willian Meneses de
    Solos moles são frequentemente encontrados nas regiões litorâneas brasileiras e, quando não compreendido seu comportamento com base em estudos e ensaios de caracterização, podem ser um problema à obra, principalmente em obras de infraestrutura, e um problema muito comum que ocorre devido a esse tipo de solo é o recalque. Costumeiramente, a solução de substituição total ou parcial dos solos moles fora praticada ao longo do tempo, contudo, novas metodologias foram surgindo e a engenharia foi se atualizando, exemplos dessas novas soluções são os aterros leves, aterros de sobrecarga temporária, aterros sobre geodrenos, entre outros, com especial atenção a solução de aterros de pré-carga que fora objeto de análise no estudo de caso. Visou-se analisar as diferentes metodologias em comparação com as soluções empregadas em obra, seus dados de solo e resultados analíticos, apresentando uma revisão bibliográfica baseados em artigos e um estudo de caso com dados reais de obra. Dos resultados colhidos e analisados dos documentos de obra, viu-se que o recalque de 10,2mm não será problema na fase de obras, mas na fase operacional, eles podem prejudicar de maneira significativa a operação do empreendimento, no caso de uma obra de infraestrutura. Considerando que a fase operacional pode ser prejudicada, por vezes opta – se por acelerar os recalques que acontecem posteriormente à construção do empreendimento (os chamados recalques secundários) com o tipo de aterro que seja mais adequado para acelerar o recalque secundário. Com a intenção de acelerar todos os recalques presentes na obra, este estudo sugeriu um aterro de pré-carga a ser alocado no ponto de interesse (na região onde há presença de solo mole). Por vezes, para prever melhor os recalques que surgirão, é comum o uso de softwares que a partir da modelagem do terreno possibilita essa análise. A modelagem realizada por este estudo estimou que a obra sofreria 10,2mm de recalque imediato sendo 232,7mm o recalque total. Em contrapartida, o recalque imediato causado pelo aterro de pré-carga resultou em 351mm de recalque total, sendo 11,8mm recalque imediato.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo de implementação de concretos ecoeficientes em obras prediais
    (2022-12-08) Rodrigues, Giovanna Alves; Rodrigues, Marina Magalhães; Cavalcanti, Sther Giullia
    O concreto é o produto industrializado mais utilizado pela sociedade e sua indústria é responsável por impactos ambientais negativos, uma vez que o principal insumo para a sua produção, o cimento, contém clínquer em sua composição, que é obtido a partir da queima de combustíveis fósseis e descarbonatação do calcário, o que torna a indústria da construção civil a segunda mais poluente do mundo. A geração de resíduos de construção e demolição também é um item recorrente, que se pronuncia nos passivos ambientais e grandes áreas de deposição. Com base no desenvolvimento sustentável e tecnologia do concreto, este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar a viabilidade de implementação de concretos ecoeficientes em obras prediais, validando a tecnologia do concreto produzido em macro escala. A metodologia adotada está embasada na formulação de traços de concreto com incorporação de resíduos de construção e demolição para substituição de agregados no concreto referência e com baixo consumo de cimento a partir de um projeto de empacotamento de partículas, que permite a redução da porosidade e aumento da eficiência dos ligantes; prototipagem em escala reduzida em laboratório. Os concretos ecoeficientes foram comparados com um concreto referência dosado pelo método IBRACON, a partir dos indicadores de comportamento: resistência a compressão, módulo de elasticidade; e indicadores de ecoeficiência: intensidade de CO2 e intensidade de ligantes. Além disso, foi realizado o ensaio de carbonatação acelerada para os compósitos de modo a avaliar sua durabilidade. O estudo mostrou que as duas propostas de concreto ecoeficiente possuem validação técnica para aplicação estrutural, mas seus gargalos se concentram na correção da trabalhabilidade, a qual pode impor dificuldades de aplicação dos compósitos na realidade de canteiro de obra. Os indicadores de ecoefiência validam o potencial sustentável da proposta, o que em hipótese agrega na aplicação do desenvolvimento tecnológico no mercado, considerando que o mercado de carbono e a cultura ESG são pautas atuais que se fazem presente nas construtoras e incorporadoras.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Transporte urbano de cargas
    (2020-12-04) Tomé, Aline Alves de Souza; Lena, Geovani Lelli; Rocha, Rafaela da Silva; Silva, Yan Cauê
    O adensamento populacional nas cidades é um fenômeno social que gera problemas urbanos de infraestutura, sendo a movimentação de cargas essencial para a manutenção dos serviços, atividades comerciais e industriais, o obejtivo deste trabalho é propor a possibilidade de integração mais equilibrada entre os sistemas de transporte da cidade de São Paulo, reduzindo a dependencia da movimentação de carga pelo modal rodoviário, proporcionando a otimização dos deslocamentos, gerando uma reação em cadeia que pode beneficiar não somente empresas mas a qualidade de vida da sociedade. Portanto, a proposta deste trabalho é, justamente, buscar alternativas com ações inovadoras para criar uma estrutura harmônica que possibilite o maior desenvolvimento e eficiência da logística urbana praticada hoje, e que ao mesmo tempo, atendam as diretrizes definidas pelos órgãos públicos para o progresso da cidade analisada. A metodologia empregada consiste na identificação dos motivos da adesão majoritária pelo transporte rodoviário, com o intuito de trazer alguns destes fatores, os mais interessantes, para a nova opção, para que desta forma, este seja um modal atrativo tanto para o setor público, quanto o privado. Foram definidos três meios de transporte: por hidrovias, ferrovias e uma adaptação do veiculo leve sobre trilhos, o modal será escolhido de acordo com a análise multicriterial de tomada de decisão, a relevância destes critérios será analisada por uma equipe de profissinais que colaboram com a área de transportes de alguma forma, seja academicamente, atuando com projetos ou planejamento urbano. O diagnóstico do trajeto, origem e destino dos bens faz-se essencial para que seja possivel a criação do traçado e determinação de terminais do novo modelo apontado, e por fim, a apresentar um anteprojeto com esquemas e números para a verificação da viabilidade econômica do empreendimento.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise da implementação de um monotrilho de cargas para o aumento do escoamento de mercadorias do Porto de Santos
    (2020-12-04) Silva, Felipe Soares da; Magnani, Guilherme Fabretti; Cardoso, Leonardo da Silva; Vicente, Pedro Rogério Themoteo; Paschoal Junior, Rodrigo Umburanas; Rodrigues, Anderson Samuel Araujo Coelho
    Com a grande demanda de importação e exportação de cargas no Porto de Santos, podese ver uma grande necessidade de escoamento dessas cargas que chegam no retroporto, é explícito a necessidade de um meio de transporte que auxilie em conjunto com o sistema atual de transporte de cargas. Referente a esse problema o trabalho terá o foco em quatro pontos, o primeiro é de contemplar o cenário antecedente do porto, através da história, dificuldades e seu crescimento. No segundo ponto, ver o contexto atual, analisar os dados, desempenhar a quantificação dessas cargas que atualmente chegam e o quanto sai do nosso país através do porto. No terceiro ponto verificar as soluções que atualmente existem no mercado, analisando possíveis inovações no sistema de transporte de cargas mundiais e qual será o que melhor se adequa ao porto de santos. Com tudo isso definido, no quarto e último ponto, traremos o estudo desse sistema implantado. Analisando qual seria o melhor lugar e como seria implantado, assim como o quanto tempo demandaria para a construção e o quanto seria necessário investir, para ver esse projeto trazer um retorno positivo para nosso país.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Índice de confiabilidade estrutural para marquises de concreto armado
    (2020-12-04) Tomita, Fernando Kanamura; Luz, Gustavo Rocha; Donato, William
    As Normas para o dimensionamento estrutural do concreto armado NBR 8681:2003 e NBR 6118:2014, recomendam os valores dos fatores que ponderaram as resistências e solicitações. No entanto, as normas brasileiras supracitadas não apresentam estudos que comprovem a confiabilidade da estrutura, através dos coeficientes de ponderação. Há diversos casos noticiados pelas mídias de comunicação sobre desastres relacionados ao colapso de estruturas do tipo marquise, sendo assim, a pesquisa baseia-se no comportamento de uma marquise, uma laje em balanço, que está submetida a flexão simples para o Estado Limite Último (ELU). Todos os parâmetros, de resistência e solicitação, são considerados variáveis aleatórias, enquanto a geometria da laje é modificada dentro de uma distribuição estatística normal, sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo de analisar a confiabilidade assegurada pelas normas de concreto armado. Para obter o Índice de Confiabilidade Estrutural, será utilizado o Método de Monte Carlo, um método que consiste em realizar simulações de acordo com a probabilidade de cada variável, e assim, resulta em marquises com diferentes configurações. Estudos sobre esse tema, mostram que os Índices de Confiabilidade e a geometria da peça, estão diretamente ligados, pois quanto maior a seção menor seu valor. Notou-se que para avaliação de marquises, o índice de confiabilidade não bastava, por isso criou-se o índice de aproximação. Para larguras de marquises maiores do que 1,0m, os dados foram insatisfatórios, por apresentar dados negativos ou fora do intervalo aceitável. Para larguras de 0,5m, os dados foram os mais satisfatórios encontrados, pois apresentaram os maiores Índices de Aproximação.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo da utilização de piezômetros para a geração de energia elétrica através de pavimentos
    (2020-12-04) Costa, Giovanna Delecroide da; Sartori, Guilherme Henrique; Santos, Thaís Portugal dos; Campos, Thayna Perrotta
    Atualmente, o petróleo é a maior e mais utilizada fonte de energia em todo o mundo, sabendo que este possui uma data fim, a elaboração de uma solução para uma geração de energia mais limpa, sustentável e renovável se faz necessário. Esta dissertação, irá propor uma alternativa de geração de energia limpa através de uma fonte até então inexplorada, a energia mecânica que é transmitida ao pavimento quando se dá a passagem de um fluxo de veículos. Para isso, foi proposto a utilização de materiais piezoelétricos, que possuem a capacidade de transformar a energia mecânica em elétrica, que serão instalados ao pavimento através de uma adaptação do atual método construtivo. Para a elaboração desta proposta, será primeiramente realizada uma análise do impacto da instalação do sistema no atual método construtivo, observando suas etapas de execução atuais e futuras com a inclusão do sistema proposto e também será utilizado o Método dos Elementos Finitos (MEF) para ser avaliado o comportamento estrutural do sistema dado os esforços que este estará exposto. Quanto ao comportamento do material piezoelétrico, através de uma aplicação de caso utilizando dados de tráfego do corredor de ônibus da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini em São Paulo, local onde foi possível mensurar uma circulação de veículos de forma mais precisa e constante, será possível observar como estes podem ter uma grande capacidade elétrica quando submetidos a esta utilização, bastando avanços tecnológicos para tornar sua aplicação mais comum e economicamente viável, embora a presente proposta não traga fatores econômicos em sua análise.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Viabilidade técnica e econômica para a implantação de fazendas verticais em centros urbanos
    (2020-12-03) Pinto, Felipe Eduardo Oliveira; Vaz, Isabela Gimenes; Leal, Natália Colbert
    O estudo propõe viabilizar Fazendas Verticas em centros urbanos, especificamente na região metropolitana de São Paulo, por meio da discussão de conceitos, características, aperfeiçoamentos e comparações de métodos de implantação. Gerouse indicadores técnicos e econômicos para que o incorporador possa decidir o melhor método de implantação da fazenda, com base em dois tipos de aplicações deste empreendimento. Para a definição dos parâmetros que estruturaram o estudo foi feita uma análise comparativa, com base em pesquisa exploratória, que permite a identificação e compreensão das alternativas de implantação de Vertical Farm em âmbito mundial e as categorias de análises de modelos de negócios e os conceitos que embasaram a definição de locais com mercado potencial em centros urbanos. Primeiramente o estudo é dividido em dois tipos de aplicações de Fazendas Urbanas, a primeira é a de forma marginal, representando um valor agregado a um empreendimento, e outra de forma integral, em que a fazenda ocupe 100% de um local. Cada uma nos proporciona algumas opções de implantação, como a marginal, podendo ser fazendas em telhados de shoppings, restaurantes ou até mesmo um espaço dentro de uma empresa para a plantação de alimentos para consumo dos funcionários. A aplicação integral já é necessário um investimento maior, pois precisase de uma análise de um local, para implantar um espaço para cultivo, ou até mesmo a utilização de um local abandonado. Foi indispensável um estudo de aperfeiçoamento do local, independente de qual aplicação, visto que para cultivar alimentos em um ambiente fechado, sem acesso a luz solar e fatores climático, será preciso a utilização de equipamentos específicos que não agridam a plantação. Quanto ao método de produção foi visto que pode ser aplicado para todos os tipos de empreendimentos analisados para esse estudo. Por fim, foi realizada uma avaliação de cada opção de implantação, sendo analisada separadamente para marginal e integral, nos resultando na melhor alternativa de investimento para cada aplicação.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo e análise prévia de modelagem da despoluição e revitalização do rio Pinheiros com participação da iniciativa privada
    (2020-12-03) Meneghini, Leandro Bartolozzi; Silva, Rebeca Vilela Gimenes da; Martin, Victor Bruschini
    Uma breve análise do contexto político econômico brasileiro mostra uma alternativa de financiamento de um projeto completo para além da despoluição a revitalização do Pinheiros e seus entornos, levantando a oportunidades para o investidor privado e para o setor público. Visto que o estado deve interferir no bemestar da população, e já existem programas de parcerias bem sucedidas em outros setores, como de aviação e portuário, uma opção é a iniciativa privada, dona de capital e em busca de novos projetos para investir visando possível rentabilidade. Para atrair esses novos formatos de relação público-privada é necessário levantar formas de retorno aos investidores, sob esse aspecto será pensado em uso da via para navegação comercial ou mesmo como alternativa de transporte público, juntamente com comercialização das áreas do entorno para comércio e serviços, ou mesmo na criação de parques elevados. Em grupo, a despoluição do rio e a reutilização da área de forma ativa espera-se melhorar o aspecto da região, melhorar a qualidade do ar e de uma forma geral trazer qualidade de vida a população. Serão usados exemplos e modelos internacionais estudados dentro do contexto da cidade de São Paulo, e então apresentado um modelo de EAP do projeto juntamente com o detalhamento com uma das soluções apresentada.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Construção modular
    (2020-12-03) Ferreira, Beatriz Galdino dos Santos; Ávila, Bruna Gabrielle Sena; Shinohara, Letícia Miyuki; Takahashi, Milena Sayuri
    Nas últimas décadas, segundo o Censo Demográfico do IBGE de 2010 e um estudo do grupo CEM em 2016, pode-se observar um crescimento acentuado no déficit habitacional de São Paulo, estimando que 1.675.221 paulistanos residem em setores de precariedade, já que o modelo de construção atual não supre a demanda necessária de habitação, principalmente das pessoas mais carentes. De acordo com Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), divulgado pelo IBGE, o custo da construção por metro quadrado subiu 0,25% de janeiro a fevereiro de 2020, alcançando R$1.165,13, com isso, dificultando a moradia digna. Portanto, desenvolveu-se um modelo de conjunto habitacional para pessoas de baixa renda utilizando um método construtivo inovador capaz de construir de forma mais rápida, barata e eficiente em relação ao método convencional (alvenaria, viga, laje e pilar), tendo em vista o conforto e o bem-estar do usuário. O contêiner marítimo, utilizado para o transporte de cargas pelo mundo, tornou-se útil dentro da construção civil, sendo possível construir por meio de sua estrutura uma forma de habitação. Com isso, a partir da revisão bibliográfica levantou-se parâmetros construtivos e técnicos de forma a realizar um projeto que atenda às necessidades de interesse social utilizando contêineres. Desta forma, desenvolveu-se um complexo com 36 unidades habitacionais com dois tipos de layouts diferentes para assim atender famílias com diferentes necessidades. Foi feito o estudo da metodologia completa para aplicação nesse modelo, desde sua fundação aos seus acabamentos, demonstrando soluções eficientes para os principais problemas de sua aplicação na construção civil, como o seu desconforto térmico e acústico. Para a entrega do projeto, foi demonstrado que é possível utilizar fundação com sapatas isoladas, que a estrutura do contêiner é autoportante, mostrando a possível forma de empilhamento, montagem das habitações e as instalações mais relevantes para edifício para transformá-los em edifício de 4 pavimentos, incluindo o térreo. Por fim, foi apresentado a viabilidade econômica com a implantação completa do projeto desenvolvido ao longo deste trabalho.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Calçada drenante como técnica de captação, armazenamento e aproveitamento de águas pluviais em residências
    (2020-04-04) Rocha, Aryane Raposo; Isidro, Cecília de Almeida; Clemonte, Natasha Baruffaldi; Nascimento, Rafael Gomes do
    Sistemas de drenagem eficientes e aproveitamento da água pluvial são alternativas que podem contribuir para a redução de enchentes, por amortecer o escoamento superficial devido a possibilidade de armazenamento, impedindo que toda vazão chegue até seu destino final ao mesmo tempo, saturando a drenagem urbana. A captação e aproveitamento da água da chuva auxilia na diminuição do consumo de água tratada e preserva o meio ambiente, reduzindo a escassez dos recursos hídricos. Desta forma, o trabalho consistiu em desenvolver um sistema que contribuísse para amenizar os problemas de enchente, captando, armazenando e aproveitando as águas pluviais. O projeto consiste em uma calçada drenante que possui um reservatório inferior e, através de tubulações, leva a água escoada até uma cisterna, e com o devido tratamento pode ser utilizada na residência para fins não potáveis como irrigação de jardim, descargas sanitárias, lavagem de roupa, veículos, pisos, entre outros. O local escolhido para estudo foi o bairro Rudge Ramos, localizado em São Bernardo do Campo, com o intuito de amenizar os problemas causados por frequentes enchentes na região. A implantação das calçadas drenantes contribuirá para contenção do rápido escoamento superficial, aliviando o sistema de abastecimento público além disso, reduzirá o consumo de água potável, portanto, evitará que a casa seja alagada, e a água pluvial captada poderá ainda ser aproveitada. Diante disso, o sistema foi dimensionado considerando as precipitações da região em um período de 20 anos (1995 a 2015), para atender em média três moradores por residência, realizando o estudo dos materiais que compõem o sistema para analisar a viabilidade de construção, eficiência no alívio de enchentes e economia para o proprietário.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Aplicação do BIM a anteprojetos de obras portuárias
    (2020-12-03) Oltramari, Guilherme; Carvalho, Matheus Ferreira de; Gomes, Stefanie Correa
    A dissertação a seguir aborda a incorporação do BIM às obras portuárias. O foco foi especificamente o estudo de berço portuário (componente fundamental para a logística de um empreendimento deste tipo), mais especificamente um modelo de píer de contêiner para navios de porte “Panamax”. A partir destas considerações, foi feita uma automatização para a confecção de modelagens computacionais 3D (que combinou o uso dos softwares “Dynamo”, “Revit” e “Excel”), baseando-se no porte de 11 navios distintos contidos na tipologia “Panamax”, previamente citada. O usuário hipotético do produto gerado por este estudo se comunica com o sistema de automatização por meio de uma interface, onde, para este, serão apresentadas as informações de porte de cada um dos navios (cabendo ao usuário escolher entre uma das 11 opções). Feita a escolha, o sistema retornará ao usuário, além da modelagem em 3D, uma estimativa de custo para a confecção do empreendimento (píer) em questão. Por se tratar de um “primeiro passo” no que tange à utilização do “Dynamo” em um projeto de automatização de modelagem de estruturas deste tipo, muitas considerações de simplificação foram feitas no que se refere ao estudo de dimensionamento estrutural (todas embasadas em conceitos teóricos, normas técnicas e arquivos do acervo pessoal do professor orientador deste estudo). Obtiveram-se resultados satisfatórios. O “Dynamo” apresenta uma excelente alternativa para automatizar a modelagem em 3D de anteprojetos de estruturas deste gênero. Há, portanto, grande potencial para este tema no tocante a pesquisas futuras quanto à padronização de rotinas computacionais para estruturas portuárias.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Diretrizes de projeto para abrigo de animais
    (2020-12-03) Bradfield, Betina Reimer; Corsi, Bruno Henrique; Kuboyama, Carolina Tami; Cavalcante, Isadora Loiola; Aburaya, Sarah Harumi
    O presente Trabalho Final de Curso em Engenharia Civil do Centro Universitário FEI aborda a problemática referente a animais em condição de abandono. A presença de animais abandonados em espaços públicos é considerada ameaça em potencial para as áreas de saúde pública, social, ecológica, econômica e de segurança de transporte. O intuito do trabalho é trazer essa problemática não apenas com o enfoque na saúde pública, como também considerando o bem-estar físico, emocional e natural dos animais. Para isso o objetivo principal é propor as diretrizes de projeto para abrigo de animais. A metodologia adotada consiste na análise de um referencial teórico abordando as legislações existentes com relação aos animais no universo jurídico federal, às unidades existentes de controle animal e sua relação com abrigos de animais e o viés de sustentabilidade e como ele pode ser adotado nesse projeto, culminando em um estudo das soluções sustentáveis que podem ser executadas na construção do abrigo, dos materiais necessários na construção e das áreas que devem estar presentes em abrigos de animais. O desenvolvimento aborda as diretrizes para o projeto de abrigos de animais, as recomendações necessárias com relação às etapas construtivas, levando em consideração os materiais que resultam no melhor desempenho técnico e as áreas essenciais que devem estar presentes no projeto. Relata também como aplicar as propostas de soluções sustentáveis em abrigos de animais. O trabalho resultou em um projeto de manual técnico, que contém todas as etapas trabalhadas no desenvolvimento.