Trabalhos de Conclusão de Curso

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Melhoria de projeto da Toledo:
    (2023-12-05) Jeronymo, Giullia Ziza; Pinheiro, Juan Gabriel C. F.; Tonieti, Luana Watanabe; Moraes, Miguel Lopes de
    Este trabalho focaliza o aprimoramento do protótipo de cubagem desenvolvido pela empresa Toledo em parceria com a FEI, que emprega visão computacional e sensores para calcular as dimensões de caixas. O projeto envolveu a criação de um novo suporte para os equipamentos, no qual aprimorou se o design, reduziu-se o erro das dimensões do protótipo da Toledo e trocou-se o modelo de segmentação pelo da YOLOv8. Além isso, também foi implementado um software integrado à câmera e ao sensor ultrassônico, facilitando o acesso para os funcionários calcular as dimensões das caixas por meio da cubagem. Para a melhoria do design, foi feito um novo suporte que oculta os equipamentos do projeto. Para reduzir o erro, foi elaborado um novo filtro de média para o sensor e uma nova reta de calibração para as medidas geradas pela câmera. Por fim, o modelo utilizou-se da YoloV8n. Em resumo, a abordagem adotada mostrou-se de grande valor para a indústria, por apresentar uma melhora significativa no modelo de segmentação, no design e na redução do erro do equipamento.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Plataforma robótica agrícola para coleta de dados
    (2023-12-07) Pires, Eduardo Miranda; Pongeluppi, Julia; Shi, Junkai; Lucateli, Murilo
    A agricultura desempenha um papel crucial na subsistência humana, mas enfrenta desafios como escassez de recursos naturais e mudanças climáticas. Uma das soluções para esses problemas é a utilização de novas tecnologias como a robótica no meio agrícola. No entanto, as tecnologias existentes no mercado são de alto custo agregado, dificultando o acesso para os agricultores de pequeno porte que possuem uma produção menor e dependem de mão de obra familiar. Este projeto visa desenvolver um robô capaz de coletar dados de umidade e temperatura do solo para auxiliar esses agricultores a tomar decisões mais assertivas a respeito de sua lavoura. Para atingir esse objetivo, é essencial que o robô seja acessível em termos de custo e tecnologia e seja capaz de se locomover em terrenos irregulares com espaçamentos reduzidos entre as linhas de plantação. O desenvolvimento do robô foi dividido em três módulos: elétrico, mecânico e de programação. O módulo elétrico conta com duas placas ESP32 para integração dos componentes eletrônicos com o objetivo de realizar a navegação e coleta de dados. O módulo mecânico é responsável pela estrutura principal, incluindo a locomoção, a suspensão e a estrutura para coleta de dados. O robô possui quatro motores acoplados nas rodas para que o mesmo se locomova de forma estável no terreno irregular de uma plantação. O módulo de programação desenvolve os códigos para a navegação, coleta e análise dos dados do solo através de aplicativos que mostram as medidas coletadas em certo período. Adaptações, como o uso de redutores de tensão nos motores, foram realizadas para otimizar o desempenho durante o desenvolvimento.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Dimensionamento e gerenciamento de baterias elétricas com painel solar para robô Husky A200
    (2023-12-07) Pereira, Alex Alves Nunes; Amparo, Gabriel Da Silva; Souza, Hugo Koiti Ianae de
    Este projeto consiste no desenvolvimento de um dispositivo eletrônico, responsável pela alimentação de um robô autônomo de monitoramento, modelo Husky A200 UGV. Tendo em vista problemas com sobrepeso de baterias, carregamento e autonomia, características inerentes de veículos elétricos, este projeto teve por base o desenvolvimento de um sistema capaz de gerenciar dois packs de baterias de íons de lítio, que estarão conectados a um painel solar monocristalino. A partir das características construtivas do robô e requisitos de projeto para a finalidade proposta, como por exemplo, tensão e corrente de operação e autonomia para cada pack de baterias, o dispositivo foi dimensionado, instalado e testado no robô Husky. Para que o dispositivo gerencie e alterne os packs de baterias, juntamente com o painel solar, foi utilizado uma placa de prototipagem eletrônica, modelo Arduino UNO. A partir dos testes iniciais, definiu-se a autonomia para cada pack de baterias e, posteriormente foram realizadas, modificações no hardware e programação para que o dispositivo operasse de forma correta e eficiente. Após avaliar o funcionamento do dispositivo, os resultados obtidos possibilitam inferir que o conjunto de packs de baterias de 24v e 20A é suficiente para atender aos parâmetros de projeto e que o painel solar monocristalino é uma alternativa promissora para reduzir a descarga energética dos packs.