Universidades corporativas e a educação da sustentabilidade nas organizações

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Tipo de produção
Tese
Data
2017
Autores
Martão, M. Ap. de S.
Orientador
Demajorovic, Jacques
Periódico
Título da Revista
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Título de Volume
Citação
MARTÃO, M. Ap. de S. Universidades corporativas e a educação da sustentabilidade nas organizações. 2017. 190 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2017.
Palavras-chave
Educação,Desenvolvimento sustentável
Resumo
Universidade Corporativa e Sustentabilidade são temas contemporâneos, presentes nas organizações com maior ênfase a partir do século XXI. No entanto, eles parecem andar de forma paralela, com pouca interação entre si. Aparentemente existe um distanciamento que inviabiliza uma conexão entre ambos. Por um lado, a Universidade Corporativa tem como princípio promover a educação contínua, ativa e flexível dos colaboradores e stakeholders, com foco no desenvolvimento de competências essenciais que garantam o cumprimento das estratégias organizacionais, gerando vantagens competitivas sustentáveis. Por outro lado, a Sustentabilidade passa a ser entendida como um valor, um componente central presente na estratégia organizacional, podendo ser encontrado nas declarações de missão, visão e valores de algumas organizações. Dado este cenário, é esperada uma atuação por parte das Universidades Corporativas com o intuito de promover a educação da Sustentabilidade em todos os níveis organizacionais, bem como a existência de diálogos, ações conjuntas e até mesmo de modelos de atuação que envolvam esse tema. Porém, são raros os trabalhos que demonstrem a interação dos mesmos. Este trabalho se propõe a pesquisar como essa interação acontece na prática, no dia-a-dia das Universidades Corporativas. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 16 gestores de Universidades Corporativas presentes no estado de São Paulo, pertencentes à organizações de diferentes setores de atuação, com os objetivos de entender como ocorre a educação da Sustentabilidade, de identificar a existência de modelos específicos que viabilizem essa educação e de discutir as barreiras e desafios relacionados à educação da Sustentabilidade. Os resultados apontam que embora a Sustentabilidade seja considerada um componente estratégico, presente no discurso organizacional, praticamente não existem ações educacionais e/ou modelos específicos nas Universidades Corporativas. As barreiras encontradas se referem a falta de uma cultura da Sustentabilidade efetiva nas organizações, ao desconhecimento do tema nos diversos níveis hierárquicos e ao fato de que em muitas organizações, os conhecimentos se encontram nos departamentos específicos de Sustentabilidade. Ao atribuir a educação da sustentabilidade exclusivamente ao departamento de Sustentabilidade, este aprendizado acaba sendo fragmentado e pontual pois não está diretamente relacionado à estratégia. Assim, o desafio principal se refere a construção de diálogo colaborativo entre as Universidades Corporativas e os departamentos de Sustentabilidade, que facilite a educação da Sustentabilidade de modo a atender a estratégia organizacional
Corporate University and Sustainability are contemporary themes, present in organizations with bigger emphasis since the 21st century. However, they seem to run parallel, with a few interaction with each other. Apparently there is a detachment that makes a connection between them impossible. On the one hand, the Corporate University aims to promote the continuous, active and flexible education of employees and stakeholders, focusing on the development of essential competencies that guarantee the fulfillment of organizational strategies, generating sustainable competitive advantages. On the other hand, Sustainability is know as a value, a relevant component present in the organizational strategy, that can be found in the mission statements, vision and values of organizations. Given this scenario, it is expected that the Corporate Universities will act in order to promote sustainability education at all organizational levels, as well as the existence of dialogues, joint actions and even models of action involving these themes. However, there are a few works that demonstrate the interaction of these themes. This work intends to investigate how this interaction happens in practice, in the day by day of Corporate Universities. Through a qualitative research, semi structured interviews were conducted with 16 managers of Corporate Universities present in the state of São Paulo, belonging to organizations from different sectors of action, with the objectives of understanding how sustainability education works, to investigate the existence of specific models that make this education feasible and of identifying the barriers and challenges related to sustainability education. The results show that although Sustainability is considered a strategic component, present in the organizational discourse, there are practically no educational actions and / or specific models for education sustainability. The barriers found refer to the lack of a culture of effective Sustainability in organizations, to the lack of knowledge of the theme at different hierarchical levels, and to the fact that in many organizations, knowledge is found in specific departments of Sustainability. By assigning sustainability education exclusively to the Sustainability department, this learning ends up being fragmented and punctual because it is not directly related to the strategy. Thus, the main challenge is the construction of a collaborative dialogue between the Corporate Universities and the Sustainability departments, which will facilitate Sustainability education in order to meet the organizational strategy