Estudo comparativos do ciclo de vida de materiais utilizados em produtos de cuidados pessoais

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Tipo de produção
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2020-12
Autores
Nunes, Isabela Ferreira
Orientador
Calvão, Patricia Schmid
Periódico
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Palavras-chave
ciclo de vida,escova de dentes,cotonete,GRANTA,Edupack,Open LCA
Resumo
Em virtude da crise ambiental que a humanidade tem enfrentado nas últimas décadas e um crescente consumo de diversos tipos de produtos, é necessário que se conheçam os impactos ambientais causados pelo uso e descarte destes produtos. Por meio da ferramenta de Avaliação do Ciclo de Vida é possível contabilizar as demandas e as emissões oriundas de cada etapa do ciclo de vida dos produtos, quantificando os impactos ambientais que estes podem gerar. Neste trabalho foi realizada a avaliação do desempenho ambiental de dois produtos de cuidados pessoais: escovas de dente com cabo feito em bambu e cabo de polipropileno (PP) e cotonetes com hastes feitas de PP e papel. Foi realizada a comparação do desempenho ambiental dos materiais que compõem esses produtos. Foi utilizada a metodologia apresentada na norma ABNT NBR 14040 para realização das fases da avaliação de ciclo de vida. Os inventários de ciclo de vida (ICV) foram estruturados com base nos dados coletados no banco dos ICVs ecoinvent e no software GRANTA EduPack. A fase de avaliação dos impactos de ciclo de vida foi realizada no software openLCA, utilizando a metodologia ReCiPe midpoint. Foram avaliadas as categorias de impacto Mudança Climática e Esgotamento de Água. Concluiu-se que o PP é a melhor opção de material para fabricação dos cabos de escova de dente e hastes dos cotonetes. Para chegar em tal conclusão, foi considerado que este material apresentou menores impactos ambientais gerados pelo seu ciclo de vida, na categoria de Esgotamento de Água, quando comparado ao bambu, e nas categorias de Esgotamento de Água e Mudança Climática, ao compará-lo com o papel. Foram avaliados também os impactos ambientais da etapa final do ciclo de vida destes materiais e, por meio de uma ponderação entre as possíveis destinações e consequências atreladas a estas, observou-se também o PP como uma melhor opção no quesito desempenho ambiental.
Due to the environmental crisis that humanity has to face in recent decades and an increasing consumption of different types of products, it is necessary to know the impacts caused by the use and disposal of these products. Through the Life Cycle Assessment tool, it is possible to account for the demands and those arising from each stage of the products' life cycle, quantifying the environmental impacts they can generate. This work was carried out to evaluate the environmental performance of two personal care products: toothbrushes with handles made of bamboo and handles made of polypropylene (PP) and cotton swabs with rods made of PP and paper. A comparison of the environmental performance of the materials that make up these products was carried out. The application presented in the ABNT NBR 14040 standard was applied to carry out the conditions of the life cycle assessment. The life cycle inventories (ICV) were structured based on data collected from the ecoinvent ICV bank and the GRANTA EduPack software. The life cycle impact assessment phase was carried out using openLCA software, using the ReCiPe midpoint methodology. They were evaluated as impact categories Climate Change and Water Depletion. It was concluded that PP is the best material option for the manufacture of toothbrush handles and swab sticks. To reach this conclusion, it was considered that this material presents less environmental impacts generated by its life cycle, in the category of Water Depletion, when compared to bamboo, and in the categories of Water Depletion and Climate Change, when comparing it with the paper. The environmental impacts of the final stage of the life cycle of these materials were also taken and, by weighing the possible destinations and consequences linked to them, PP was also observed as a better option in terms of environmental performance.