Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3241
Title: Plano de negócio: E-CUP
Authors: GOMES, CAMILA OLIVEIRA
SILVA, KAROLINE ARAGÃO DA
SILVA, VITORIA CAVALCANTE DOS SANTOS
Advisor: Profa. Dra. Patricia Mari Matsuda
Issue Date: 1-Dec-2020
Abstract: A E-cup nasceu pela paixão e cuidado das sociais pelo meio ambiente e a conscientização de não só oferecer produtos sustentáveis como também ajudar a mudar hábitos, tendo como comprometimento ensinar a população a entender o impacto de suas ações sobre o planeta e o quão importante é preservá-lo. O contexto de sustentabilidade social surgiu nas empresas a partir do séc. XXI, devido as necessidades sociais, ambientais e processos econômicos, ou seja, são um conjunto de ações adotadas pelas empresas com o objetivo de atuar de maneira consciente. Aliando sempre o respeito ao ambiente e à sociedade em que está inserida. As organizações querem associar suas marcas a projetos que adotem boas práticas, pois além de ter uma grande importância social e ambiental, a sustentabilidade ajuda empresas a se posicionar positivamente perante seu consumidor, assim sendo ações que todos os envolvidos saem ganhando. No Brasil são descartados 720 MM de copos plásticos por dia o que corresponde a 1500 toneladas produzidas diariamente, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE, 2018), isso impacta diretamente o meio ambiente devido ao descarte incorreto dos copos plásticos, assim gerando o acúmulo de lixo devido à demora de sua decomposição. Criamos a startup E-cup para trazer praticidade e sustentabilidade para dentro das empresas substituindo o copo plástico pelo biodegradável e tornando-o um objeto do seu dia a dia com um produto mais sustentável em prol do meio ambiente, além de conscientizar os indivíduos e impactar a rotina de vivência do colaborador dentro da organização com o nosso produto biodegradável. Como isso irá funcionar? Os copos serão feitos com a fécula de mandioca e ao mesmo tempo o descarte do produto será para compostagem, ou seja, após três meses de uso, enquanto os recipientes de plástico resistem por séculos no ambiente a nossa embalagem compostável virará adubo em apenas dois meses. Além de oferecermos o benefício de uma máquina higienizadora, que terá a função de fazer a higienização dos copos, o que faz com que eles tenham uma durabilidade maior. Após a utilização do copo o consumidor irá depositá-lo no equipamento para fazer a limpeza e estar pronto para o próximo que o utilizará. O nosso 8 principal público-alvo são as empresas (B2B) do médio e grande porte, localizadas na grande São Paulo. Fizemos isso atentos as necessidades dos nossos clientes que buscam um produto verde. Por meio da confiança, qualidade e transparência deixamos nossa pegada ecológica e conscientizamos todos a importância da troca dos copos plásticos pelos biodegradáveis, para um mundo mais verde e melhor. O mercado de embalagens biodegradáveis é escasso no Brasil, a matéria prima do nosso produto vem de uma fonte renovável feito a partir da fécula de mandioca, é uma inovação nesse segmento. O investimento para abertura da E-Cup será próprio, no valor total de R$ 480.402,00, esse valor será dividido entre as três sócias, resultando em um investimento de R$ 160.134,00 para cada.
Keywords: Sustentabilidade
Access Type: Restrito
URI: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3241
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
E-CUP TCC.pdf
  Restricted Access
1.56 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.