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Title: Mapeamento cerebral durante atividade cognitiva: proposta de metodologia de acompanhamento por eletroencefalografia
Authors: Silva, Bruno Urbano
Damião, Victor Oviedo Buque
Valério, Vinícius de Oliveira
Barbosa, Vinícius Santos
Advisor: Prof. Dr. Rudolf Theoderich Bühler
Issue Date: 18-Jun-2021
Abstract: A função cognitiva costuma ser afetada com o envelhecimento ou devido a algumas doenças crônicas que podem inclusive acometer jovens adultos como é o caso da esclerose múltipla. Dependendo do déficit compromete a qualidade de vida podendo também resultar na perda da independência. Neste contexto, este trabalho apresenta uma proposta de metodologia de ativação e desenvolvimento da memória operacional, adaptando o test n-back como ferramenta de treinamento e o mapeamento cerebral com EEG como ferramenta de acompanhamento de evolução, visando sua utilização posterior como proposta terapêutica para pessoas com déficit cognitivo e de memória, como por exemplo pessoas com esclerose múltipla. Para isso foram utilizadas as plataformas brain workshop para a execução da atividade cognitiva e duas fases de treinamento, o equipamento g.Nautilus Research da g.tec medical engineering GmbH para aquisição dos dados de EEG antes e após as fases de treinamento, e o EEGLAB, um toolbox para Matlab, para o tratamento e processamento dos sinais de EEG e mapeamento cerebral, a partir do qual se efetuou a análise comparativa da ativação cerebral durante a atividade cognitiva e do efeito do treinamento nesta atividade. Os resultados mostraram predominância de ondas Theta, Beta e Gama, principalmente na região frontal, antes do treinamento, estando associadas a altos níveis de concentração e processamento cognitivo, com deslocamento para a região temporal, principalmente nas faixas de Beta alta e Gama, após o treinamento, mostrando ativação predominante de áreas relacionadas a memória, com um menor nível de concentração e processamento. Apesar de preliminares e necessitarem de aprofundamento, o estudo serve como indicativo de que a metodologia pode ser uma proposta terapêutica para desenvolvimento de funções cognitivas relacionadas à memória.
Cognitive function is usually affected with aging or due to some chronic diseasesthat can even affect young adults such as multiple sclerosis. Depending on the deficit, itcompromises quality of life and may also result in loss of independence. In this context,this work presents a proposed methodology for activation and development of workingmemory, adapting the n-back test as a training tool and the brain mapping with EEG as atool for monitoring evolution, aiming at its later use as a therapeutic proposal for people withcognitive and memory deficit, such as people with multiple sclerosis. For this purpose, theBrain Workshop platform was used for cognitive activity execution and two training phases,the g.Nautilus Research equipment, from g.tec medical engineering GmbH, was used forEEG data acquisition before and after the training phases, and the EEGLAB, a toolbox forMatlab, was used for the EEG signal treatment and processing and for brain mapping, fromwhich a comparative analysis of brain activation, during cognitive activity and the effectof training on this activity, was performed. The results showed a predominance of Theta,Beta and Gamma waves, mainly in the frontal lobe, before training, associated with highlevels of concentration and cognitive processing, with displacement to the temporal region,mainly in the high Beta and Gamma ranges, after training, showing predominant activationof memory-related areas, with a lower level of concentration and processing. Althoughpreliminary and in need of further development, the study indicates that the methodology canbe a therapeutic proposal for cognitive function development related to memory in patients.
Keywords: Esclerose múltipla
EEG
ativação cognitiva
N-Back
EEGLAB
Memória operacional
Multiple sclerosis
Cognitive activation
Working memory
Access Type: Aberto
Description: Coorientado pela Profa. Dra. Maria Claudia Ferrari de Castro
URI: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3309
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