Mapeamento de negócios sociais e organizações congêneres no Brasil

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Tipo de produção
Artigo
Data
2019-06-17
Autores
SILVA, CAIO SOUSA
IIZUKA, Edson Sadao
Orientador
Periódico
Revista de Ciências da Admistração
Título da Revista
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Citação
SILVA, CAIO SOUSA; IIZUKA, EDSON SADAO. Mapeamento de negócios sociais e organizações congêneres no Brasil. Revista de Ciências da Admistração, v. 1, n. 3, p. 123-137, 2019.
Palavras-chave
Negócios Sociais,Mapeamento,Empreendedorismo Social,Social Businesse,Mapping,Social Entrepreneurship
Resumo
Este estudo teve como objetivo desenvolver um mapeamento de negócios sociais no Brasil para criação de um banco de dados e, em seguida, analisar as empresas encontradas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, na qual identificou-se os atores deste campo que contribuem para a melhoria social. Após um levantamento sistemático chegou-se a 200 negócios sociais espalhados pelo Brasil e 23 aceleradoras/investidoras. Os resultados indicam que essas empresas encontram-se num estágio inicial de negócios e que 92% não possui restrição na distribuição de lucros. Em relação aos modelos de empresas encontrou-se: 6 Empresas Cooperativas (3%); 13 Empresas Base da Pirâmide (6,5%); 17 Negócios Inclusivos (8,5%); 3 Empresas do Modelo B Corp (1,5%) e 161 Negócios Sociais (80,5%). A literatura acadêmica indica a necessidade de pesquisas com mais casos e exemplos concretos de negócios sociais. Portanto, ter uma base de dados empírica auxilia o desenvolvimento de novos artigos e teses sobre a temática.
This study aimed to develop a mapping of social business in Brazil, in order to create a database and then analyze the companies found. It is an exploratory research, in which we identified the actors of this field that contribute to social improvement. After a systematic survey, we found 200 social business spread across Brazil and 23 accelerators/investors. Results indicate that these companies are at an early stage of business and 92% have no restrictions for the distribution of profits. Regarding the business models, there were: 6 Coope-rative Companies (3%); 13 ‘Base of the Pyramid’ Companies (6.5%); 17 Inclusive Business (8.5%); 3 ‘Model B Corp’ Compa-nies (1.5%); and 161 Social Business (80.5%). Academic litera-ture indicates the need to include more cases and concrete examples of social business in future research. Therefore, an empirical database will help the development of new articles and dissertations on the subject.

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