Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3367
Title: Inovação na cadeia reversa de resíduos eletroeletrônicos: um estudo sobre os sistemas de informação e as tecnologias de rastreamento: Innovation in the reverse chain of electrical and electronic waste: A study on information systems and tracking technologies
Authors: BERNARDO, Odair Oliveira
SOUSA, Maria Tereza Saraiva de
DEMAJOROVIC, Jacques
Issue Date: 17-Aug-2020
Abstract: Esse trabalho tem como objetivo analisar a contribuição de sistemas de informação e as tecnologias de rastreamento para a logística reversa de cadeias de resíduos de eletroeletrônicos. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso incorporado em uma cadeia de eletroeletrônicos no contexto brasileiro. Os resultados da pesquisa mostraram que as tecnologias e sistemas implementados na logística direta não são utilizados na logística reversa. Mesmo reconhecendo as tecnologias de rastreamento como uma alternativa para tornar mais eficientes a desmontagem e a reciclagem, prevalece uma visão de aumento de custos, que não contribui para o aumento de vendas e a lucratividade. Infere-se que a resistência dos representantes do setor de eletroeletrônicos em aderir ao acordo setorial, assinado apenas no final de 2019 e estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em 2010, contribuiu para que empresas adiassem investimentos em sistemas de informação e tecnologias de rastreamento no Brasil.
This study analyzes the contribution of information systems and tracking technologies to the reverse logistics of electronic and electrical waste chains. The research was a case study in the Brazilian context, incorporating the electronics supply chain. The results show that reverse logistics do not use the technologies and systems implemented in direct logistics. Although tracking technologies can make disassembly and recycling more efficient, the possibility of increased costs remains, and does not contribute to increased sales and profitability. Furthermore, resistance by the representatives of the electronics sector to adhere to the sectoral agreement— established by the National Solid Waste Policy (PNRS) in 2010 but signed only at the end of 2019—contributed to companies postponing investments in information systems and technologies tracking in Brazil.
Keywords: Inovação ambiental
Tecnologias de rastreamento
Cadeia de suprimentos
Logística reversa
Resíduos eletroeletrônicos
Environmental innovation
Tracking technologies
Supply chain
Reverse logistics
Waste electrical and electronic
Journal: RAE. Revista de Administração de Empresas
ISSN: 2178-938X
Citation: BERNARDO, Odair Oliveira; SOUSA,Maria Tereza Saraiva de; DEMAJOROVIC, Jacques. Inovação na cadeia reversa de resíduos eletroeletrônicos: um estudo sobre os sistemas de informação e as tecnologias de rastreamento. RAE. Revista de Administração de Empresas, v. 60, n. 4, p. 248-261, 2020.
Access Type: Acesso Aberto
DOI: 10.1590/s0034-759020200402
URI: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3367
Appears in Collections:Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Demajorovic_pdf.632.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.