Inovação na cadeia reversa de resíduos eletroeletrônicos: um estudo sobre os sistemas de informação e as tecnologias de rastreamento

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
0
Tipo de produção
Artigo
Data
2020-08-17
Autores
BERNARDO, Odair Oliveira
SOUSA, Maria Tereza Saraiva de
DEMAJOROVIC, Jacques
Orientador
Periódico
RAE. Revista de Administração de Empresas
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Citação
BERNARDO, Odair Oliveira; SOUSA,Maria Tereza Saraiva de; DEMAJOROVIC, Jacques. Inovação na cadeia reversa de resíduos eletroeletrônicos: um estudo sobre os sistemas de informação e as tecnologias de rastreamento. RAE. Revista de Administração de Empresas, v. 60, n. 4, p. 248-261, 2020.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Inovação ambiental,Tecnologias de rastreamento,Cadeia de suprimentos,Logística reversa,Resíduos eletroeletrônicos,Environmental innovation,Tracking technologies,Supply chain,Reverse logistics,Waste electrical and electronic
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo analisar a contribuição de sistemas de informação e as tecnologias de rastreamento para a logística reversa de cadeias de resíduos de eletroeletrônicos. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso incorporado em uma cadeia de eletroeletrônicos no contexto brasileiro. Os resultados da pesquisa mostraram que as tecnologias e sistemas implementados na logística direta não são utilizados na logística reversa. Mesmo reconhecendo as tecnologias de rastreamento como uma alternativa para tornar mais eficientes a desmontagem e a reciclagem, prevalece uma visão de aumento de custos, que não contribui para o aumento de vendas e a lucratividade. Infere-se que a resistência dos representantes do setor de eletroeletrônicos em aderir ao acordo setorial, assinado apenas no final de 2019 e estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em 2010, contribuiu para que empresas adiassem investimentos em sistemas de informação e tecnologias de rastreamento no Brasil.
This study analyzes the contribution of information systems and tracking technologies to the reverse logistics of electronic and electrical waste chains. The research was a case study in the Brazilian context, incorporating the electronics supply chain. The results show that reverse logistics do not use the technologies and systems implemented in direct logistics. Although tracking technologies can make disassembly and recycling more efficient, the possibility of increased costs remains, and does not contribute to increased sales and profitability. Furthermore, resistance by the representatives of the electronics sector to adhere to the sectoral agreement— established by the National Solid Waste Policy (PNRS) in 2010 but signed only at the end of 2019—contributed to companies postponing investments in information systems and technologies tracking in Brazil.

Coleções