Popular Cooperatives Incubators and the University Extension: The Case Incoop-UFSCar

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Tipo de produção
Artigo
Data
2019-05-18
Autores
MATSUDA, Patrícia Mari
MACLENNAN, Maria Laura Ferranty
Orientador
Periódico
REVISTA IBEROAMERICANA DE ESTRATÉGIA
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Citação
MATSUDA, Patrícia Mari; MACLENNAN, Maria Laura Ferranty. Popular Cooperatives Incubators and the University Extension: The Case Incoop-UFSCar. REVISTA IBEROAMERICANA DE ESTRATÉGIA, v. 18, n. 4, p. 630-650, 2019.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares,INCOOP-UFSCar,Economia Solidária,Extensão Universitária,Universidade,Technological Incubators of Popular Cooperatives,INCOOP-UFSCar,Solidarity economy,University Extension,University
Resumo
Objetivo do estudo: Esta pesquisa analisa o vínculo existente entre Incubadoras de cooperativas populares e a Universidade por meio da atividade de extensão. Metodologia/abordagem: A metodologia aplicada foi o estudo de caso na INCOOP-UFSCar de modo a avaliar como a Incubadora de Cooperativa popular contribui para o desenvolvimento dos atores na Universidade. Originalidade/Relevância: As atividades com os futuros cooperados geram benefícios socioeconômicos conjuntos para os cooperados e acadêmicos, contudo os benefícios para a Universidade possuem avaliações mais escassas. Principais resultados: A Incubadora, como um projeto de extensão, pode ser considerada um meio de operacionalizar o papel da Universidade frente a comunidade na qual ela está inserida, atendendo a demandas locais e também servindo de locus no desenvolvimento da academia. Contribuições teóricas/metodológicas: Observa-se nesse estudo que a Incubadora Regional de Cooperativas Populares (INCOOP) impacta positivamente não somente os cooperados como também contribui no desenvolvimento das atividades de extensão pelos alunos e técnicos administrativos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Objective: This research analyse the link between popular cooperatives incubators and the University through the extension activity. Methodology / Approach: The methodology applied is a case study at INCOOP-UFSCar in order to evaluate how the Cooperative contributes to the development of the actors in the University. Originality / Relevance: Activities with prospective co-workers generate joint socioeconomic benefits for co-workers and academics, but the benefits to the University have scarcer assessments. Main results: The Incubator, as an extension project, can be considered a mean of operationalizing the role of the University vis-a-vis the community in which it is inserted, meeting local demands and also serving as locus in the academy development. Theoretical / methodological contributions: In this study, it is observed that the Incubadora Regional de Cooperativas Populares (INCOOP) positively impacts not only cooperators but also contributes to the development of extension activities of Federal University of Sao Carlos (UFSCar) students and administrative technicians.

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