Implementando Algoritmos de Visão Computacional em VHDL

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
Tipo de produção
Artigo
Data
2002-01-05
Autores
SOUZA, PAULO VINÍCIUS DE
Reinaldo Bianchi
Orientador
Periódico
Revista Pesquisa e Tecnologia FEI
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Citação
SOUZA, P. V.; BIANCHI, R. A. C.. Implementando algoritmos de visão computacional em VHDL. Revista Pesquisa e Tecnologia FEI, v. 22, p. 2-8, 2002.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Resumo
Partidas de futebol entre robôs constituem uma atividade que possibilita a realização de experimentos reais para o desenvolvimento e testes de robôs, que apresentam comportamento inteligente e que cooperam entre si para a execução de uma tarefa, formando um time. Este artigo descreve o projeto e a implementação do sistema de visão computacional baseado em hardware reconfigurável tipo FPGA para ser utilizado em um time de robôs. Para tanto, são apresentadas a linguagem de definição de hardware VHDL, a descrição dos algoritmos de visão computacional adotados para tratar os problemas específicos do domínio estudado, bem como o sistema implementado. Finalmente, é realizada uma comparação da eficiência do sistema com implementações em software (linguagem C) dos mesmos algoritmos.
This paper describes the design and implementation of a fieldprogrammable gate array device (FPGA) based vision system for a robotic soccer team. It presents the VHDL hardware definition language, a description of the computer vision algorithms used for solving domain specific problems, as well as the implemented system. Finally, is made a comparison of the hardwareimplemented against a software-implemented (C language) system’s efficiency using the same algorithms.

Coleções