A dádiva na dívida:um olhar antropológico do endividamento doméstico

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Tipo de produção
Dissertação
Data
2012
Autores
Pereira, C. R.
Orientador
Huertas, Melby K. Z.
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Citação
PEREIRA, C. R. A dádiva na dívida: um olhar antropológico do endividamento doméstico. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro Universitário Fei, São Paulo, 2012. Disponível em: <http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000035/0000353e.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2018.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Dívidas,Controle financeiro
Resumo
Este estudo propõe uma nova compreensão sobre o endividamento do consumidor no campo da Cultura de Consumo. O objetivo da pesquisa é explicar o endividamento contínuo pelo Princípio da Dádiva. Esta teoria diz respeito às relações baseadas em dar, receber e retribuir, na qual se estabelece um forte vínculo social entre as pessoas. Para isso foram feitas entrevistas em profundidade utilizando-se as histórias de vida, no intuito de resgatar os momentos de dívida, as pessoas envolvidas, os fatos marcantes etc. Nos resultados surgiu uma tipologia Dádiva-Dívida composta por: Dádiva Positiva, Dádiva Negativa, Dádiva Veneno e Dádiva Vampira. A Dádiva Positiva é aquela em que o ciclo dar-receber-retribuir acontece plenamente e os sujeitos estão envolvidos na relação dadivosa. Na Dádiva Negativa o ciclo dadivoso é desfeito, pois há uma quebra de vínculos. Na Dádiva Veneno não acontece o ciclo, pois o que se observa é uma relação neurótica em que o oferente dá muito e exige que o outro retribua da mesma forma ou mais. E a Dádiva Vampira é aquela em que o sujeito endivida para si, no intuito de criar vínculos num grupo social. Os resultados ajudam a compreender o endividamento por uma perspectiva cultural, e elucida um ponto até então não pesquisado, a presença da Dádiva na dívida. Esta dissertação pode contribuir para o lançamento de políticas públicas que orientem os consumidores em relação ao endividamento contínuo, uma vez que não é a dívida monetário que mantém as relações , e sim a própria Dádiva.
This study proposes a new understanding about the consumer debt in the field of Consumer Culture. The aim is to explain the continuous debt trough the Gift Theory. This theory concerns the relationship based on give-receive-reciprocate, in which it establishes a strong social bond between people due to the network of bonds promoted in social exchange. The method used was in-depth interviews and it was used life stories in order to know the moments of debt, the persons involved, the important facts etc. From the results came a typology Gift-Debt, that contains: Positive Gift, Negative Gift, Poison Gift and Vampire Gift. In the Positive Gift the cycle give-receive-reciprocate happens fully and the subjects are involved in this bountiful relationship. In the Negative Gift the cycle is undone because there is a breakdown of the social ties. In the Poison Gift does not happen the gift cycle, because what happens is a neurotic relationship in which the offer gives so much and demands that the other reciprocate the same way or more. The Vampire Gift is one in which the subject indebt itself in order to create links with a social group. The results help to understand the debt by a cultural perspective and clarify a gap that wasn t research, the presence of The Gift in debt. This dissertation may contribute to the release of public policies that guide consumers in relation continuous debt. Because it´s not the money that keeps a relationship, but The Gift.