Avaliação institucional como ferramenta de melhoria da gestão em instituições de educação superior:um olhar sobre as faculdades privadas

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Tipo de produção
Dissertação
Data
2012
Autores
Scaglione, V. L. T.
Orientador
Consoni, Flávia
Periódico
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Citação
SCAGLIONE, V. L. T. Avaliação institucional como ferramenta de melhoria da gestão em instituições de educação superior: um olhar sobre as faculdades privadas. 2012. 155 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro Universitário Fei, São Paulo, 2012. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2018.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Avaliação educacional,Ensino superior,Universidades e faculdades
Resumo
A avaliação da educação superior brasileira é de responsabilidade do Estado, que, frente à expansão do segmento, viu-se obrigado a intensificar as ações de avaliação, regulação e supervisão, principalmente com relação às faculdades privadas. Este estudo tem como objetivo analisar a possibilidade de utilização das avaliações institucionais propostas pelo Ministério da Educação, para as instituições de educação superior, como uma ferramenta de qualificação da gestão de faculdades privadas no Estado de São Paulo. O objeto de estudo é a apropriação dos resultados dessas avaliações por parte das IES privadas especificamente as que se incluem na categoria de faculdades para melhoria da gestão. O universo pesquisado são as faculdades privadas que, tendo obtido conceito insatisfatório na avaliação pelo MEC (IGC 2), o que é considerado insuficiente, conseguiram melhorar o conceito nas avaliações seguintes. A amostra escolhida foram as faculdades privadas situadas no Estado de São Paulo, unidade da Federação que reúne o maior número de instituições de educação superior privadas de todo Brasil e de estudantes por elas atendidos. A pesquisa foi feita mediante entrevista, e os resultados demonstraram que a maioria das faculdades privadas utiliza em parte as avaliações institucionais propostas pelo Ministério da Educação como ferramenta de qualificação da gestão. A pesquisa também demonstrou que a maioria das faculdades privadas os quais não possuem formação e nem experiência em administração ou em gestão.
The assessment of higher education in Brazil is a responsibility of the state, that due to the expansion of the educational segment, was forced to intensify actions of evaluation, regulation and supervision, especially with respect to private universities. This study aims to analyze the possibility of using the institutional evaluations suggested by the Ministry of Education for the higher education institutions, as tool for management qualification of private universities in the State of São Paulo. The object of study is the appropriation of the results of these assessments by the private Higher Education Institutions (IES), specifically those that are included in the category of faculties. The researched universe was composed of private faculties that having obtained an unsatisfactory concept in the evaluation carried out by MEC (IGC 2), considered insufficient, achieved an improved concept in the following evaluations. The chosen sample was composed of the private faculties located within the State of São Paulo, a Federation unit that encompasses the largest number of private universities and their students throughout Brazil. The research was carried out through interviews and the results showed that the majority private faculties use partly institutional assessments proposed by the Ministry of Education as a tool for management qualification. The survey also showed that the most of the private faculties are managed by title professors from the educational area or from other specific areas of the faculties, who do not possess an education in administration or management