Grupos de melhoria:um vetor de aprendizagem nas organizações - o caso da Scania Latin America Ltda

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
Tipo de produção
Dissertação
Data
2009
Autores
Nobrega, R. B.
Orientador
Mascarenhas, A. O.
Periódico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Citação
NOBREGA, R. B. Grupos de melhoria: um vetor de aprendizagem nas organizações - o caso da Scania Latin America Ltda. 2009. 151 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro Universitário Fei, São Paulo, 2009 Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2018.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Grupos de trabalho,Aprendizagem organizacional,Administração de pessoal
Resumo
Esta pesquisa buscou identificar quais os motivos que levam um grupo de melhorias a trabalhar em torno da resolução de problemas em detrimento de esforços mais amplos de desenvolvimento de pessoas e processos. Por meio de entrevistas em profundidade com os componentes de dois frupos de melhoria foi possível evicendicar atuação típica da aprendizagem de circuito simples, onde o foco principal é a solução de desvios do cotidiano, trabalhando dentro de padrões e rotinas estabelecidas com muito pouco questionamento, inviabilizando a aplicação da aprendizagem de circuito duplo. Nossa pesquisa identificou uma organização com alto índice de padronização de processos e comportamento limitado em sua zona de conforto. Uma organização composta por pessoas que traçam riscos calculados e que tem no seguimento dos padrões, a confiança da qualidade assegurada. Uma marca muito bem aceita no mercado, inserida num contexto de baixo índice de mudanças e que a melhoria contínua é estimulada através de pequenas ações. Contudo, entrevistamos também representantes da alta direção que demonstraram enxergar esse cenário e de quem esperamos em futuras pesquisas, poder comprovar a aplicação da aprendizagem de circuito duplo onde o diferencial humano romperá as barreiras do cotidiano para transformarem-se em pessoas que desenvolvem suas habilidades através do questionamento dos padrões e da real capacidade de ação no mundo.
This research searched to identify to which the reasons that take a improvement group to work around the resolution of problems in detriment of ampler efforts of development of people and processes. By means of interviews in depth with the components of two groups of improvement it was possible to evidence typical performance of the learning of simple circuit, where the main focus is the shunting line solution of the daily one, working inside of standards and routines established with very little questioning, making impracticable the application of the learning of double circuit. Our research identified to an organization with high index of standardization for people who trace calculated risks and that it has in the pursuing of the standards, the confidence of the quality assured. One marks very well accepted in the market, inserted in a context of low index of changes and that hte continuos improvement is stimulated through small actions. However, we interviewed representatives of the high direction who had demonstrated to identify this necessity and of who we wait in future research, power to prove the application of the learning of double circuit where the human differential will breach the barriers of the daily on to be transformed in people who develop its abilities through the questioning of the standards and the real capacity of action in the world