e-CVT

Nenhuma Miniatura disponível
Citações na Scopus
Tipo de produção
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2021-11
Autores
Silva, Enrique Climaco de Freitas e
Virga, Igor Rodrigues
Magalhães Neto, José Thales
Bertti, Karina Regina Souza
Lopes, Lucas Vieira
Sampaio, Renato do Carmo
Aharonovitz, Salomão José Soares
Batista, Yuri Farah Fernandes
Orientador
Delatore, Fabio
Periódico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Citação
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
CVT,veículo elétrico,electric vehicle
Resumo
Atualmente, os veículos cuja propulsão provém de combustíveis fósseis vêm sendo cada vez mais extintos no âmbito global devido à poluição gerada. Grandes potências mundiais já traçam previsões para extinguir esse tipo de motorização e desta forma, abre-se novas oportunidades para explorar novas tecnologias, como por exemplo, os motores elétricos que não dependem de energia não renovável. Apesar dos motores elétricos serem capazes de gerar mais de 90% de rendimento, cenário totalmente oposto ao motor à combustão interna, a aplicação dessa nova propulsão vem gerando incertezas no mercado automobilístico, devido à autonomia do veículo elétrico. A fim de corrigir esse problema, o projeto e-CVT tem como objetivo viabilizar com que o motor elétrico trabalhe pelo maior tempo possível no intervalo de rotação que oferece a maior eficiência tendo como resultado o aumento de autonomia de veículo. Por meio das simulações realizadas, nota-se a melhoria do conjunto ao integrar a CVT ao motor elétrico, pois há um aumento considerável da eficiência energética do motor elétrico.
Currently, vehicles powered by fossil fuel have been increasingly extinct in the global level owing to the pollution generated by it. Great world powers are already planning to extinguish this type of motorization, therefore opening space for a new technology, the electric motors, which do not depend on non-renewable energy. Although electric motors deliver more than 90% of efficiency, a scenario that is completely opposite to the internal combustion engine, the application of this new project had generated uncertainty in the automobile market, due to the vehicle's autonomy. In order to correct this problem, the e-CVT project aims to enable the electric motor to work for as long as possible in the rotation range that offers the greatest efficiency, resulting in increase for vehicle autonomy. Through the performed simulations, it is noticed an improvement in the set by integrating the CVT to the electric motor, because there is a considerable increase in the energy efficiency of the electric motors.