Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/4404
Title: e-CVT: análise do ganho de eficiência pela utilização de transmissão CVT em veículos elétricos
Authors: Silva, Enrique Climaco de Freitas e
Virga, Igor Rodrigues
Magalhães Neto, José Thales
Bertti, Karina Regina Souza
Lopes, Lucas Vieira
Sampaio, Renato do Carmo
Aharonovitz, Salomão José Soares
Batista, Yuri Farah Fernandes
Advisor: Delatore, Fabio
Issue Date: Nov-2021
Abstract: Atualmente, os veículos cuja propulsão provém de combustíveis fósseis vêm sendo cada vez mais extintos no âmbito global devido à poluição gerada. Grandes potências mundiais já traçam previsões para extinguir esse tipo de motorização e desta forma, abre-se novas oportunidades para explorar novas tecnologias, como por exemplo, os motores elétricos que não dependem de energia não renovável. Apesar dos motores elétricos serem capazes de gerar mais de 90% de rendimento, cenário totalmente oposto ao motor à combustão interna, a aplicação dessa nova propulsão vem gerando incertezas no mercado automobilístico, devido à autonomia do veículo elétrico. A fim de corrigir esse problema, o projeto e-CVT tem como objetivo viabilizar com que o motor elétrico trabalhe pelo maior tempo possível no intervalo de rotação que oferece a maior eficiência tendo como resultado o aumento de autonomia de veículo. Por meio das simulações realizadas, nota-se a melhoria do conjunto ao integrar a CVT ao motor elétrico, pois há um aumento considerável da eficiência energética do motor elétrico.
Currently, vehicles powered by fossil fuel have been increasingly extinct in the global level owing to the pollution generated by it. Great world powers are already planning to extinguish this type of motorization, therefore opening space for a new technology, the electric motors, which do not depend on non-renewable energy. Although electric motors deliver more than 90% of efficiency, a scenario that is completely opposite to the internal combustion engine, the application of this new project had generated uncertainty in the automobile market, due to the vehicle's autonomy. In order to correct this problem, the e-CVT project aims to enable the electric motor to work for as long as possible in the rotation range that offers the greatest efficiency, resulting in increase for vehicle autonomy. Through the performed simulations, it is noticed an improvement in the set by integrating the CVT to the electric motor, because there is a considerable increase in the energy efficiency of the electric motors.
Keywords: CVT
veículo elétrico
electric vehicle
Access Type: Restrito
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DataBook e-CVT - FINAL.docx
  Restricted Access
10.14 MBMicrosoft Word XMLView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.