Desenvolvimento de produto em empresas da indústria têxtil: caracterização do processo e identificação de práticas da gestão do conhecimento e seus recursos capacitadores. Estudo de caso em múltiplos ramos de atividades

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Tipo de produção
Dissertação
Data
2021
Autores
Paula, L. de O.
Orientador
Alliprandini, Dário Henrique
Periódico
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Citação
PAULA, L. DE O. Desenvolvimento de produto em empresas da indústria têxtil: caracterização do processo e identificação de práticas da gestão do conhecimento e seus recursos capacitadores. Estudo de caso em múltiplos ramos de atividades. 2021. 313 p. Dissertação (Mestrado em engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo 2021.. Disponível em: https://doi.org/10.31414/EM.2021.D.131392.
Palavras-chave
práticas da gestão do conhecimento,recursos capacitadores,gestão do conhecimento,indústria têxtil
Resumo
A essência do processo de desenvolvimento de produtos manifesta-se fundamentada na concepção de contextos organizacionais promissores à disseminação do conhecimento e aprendizagem individual. Atividades centradas ao conhecimento apresentam-se como moderadoras à aquisição de vantagens competitivas sustentáveis, bem como, ao sucesso de novos produtos. Dessa forma, o presente trabalho objetiva identificar e caracterizar práticas de gestão do conhecimento e seus recursos capacitadores no processo de desenvolvimento de produtos de empresas da indústria têxtil atuantes em múltiplos ramos de atividades. Visando ao alcance deste propósito, foi realizada uma pesquisa empírica de cunho qualitativo embasada na adoção do procedimento técnico de estudos de caso múltiplos empregue em cinco organizações de grande porte responsáveis pela fabricação de fibras e filamentos sintéticos, fios fiados naturais e mistos, tecidos planos acabados, malhas acabadas, bem como, confecção de produtos para moda lar. Amparada na análise das evidências empíricas, o estudo constatou que o desenvolvimento de produtos têxteis exibe-se um processo estruturado, realçado pela ênfase às macrofases de pré-desenvolvimento e desenvolvimento, motivadas, essencialmente, por novos projetos requisitados pela dinâmica de mercado ou solicitados diretamente pelo consumidor, concretizados mediante esforços coletivos de pluralidades departamentais, todavia, escasso da aplicação de metodologias e ferramentas suportáveis às tomadas de decisões envolvidas paralelamente à coordenação de tarefas relacionadas, ponderados fundamentalmente com base em indicadores financeiros tradicionais de vendas e rentabilidade. Ademais, pertinente às iniciativas orientadas ao conhecimento e elementos impulsionadores da gestão do conhecimento, os achados coletados em campo demonstraram a eminência de processos de conversão do conhecimento concernentes a prática de criação, suportável pela vigência de comportamentos colaborativos, comumente a notoriedade de esforços orientados ao compartilhamento do conhecimento entre funcionários, clientes e consumidor final, frente a operacionalização de infraestruturas tecnológicas, sobretudo, nas empresas designadas ao desenvolvimento de coleções de produtos, à medida que, iniciativas referentes ao armazenamento, potencializadas pela presença de lideranças orientadas ao conhecimento sincronicamente a disposição de estímulos motivadores à aprendizagem, revelaram-se destacáveis às empresas destinadas ao atendimento de pedidos diferenciados solícitos por clientes. Também, condutas pertinentes a utilização do conhecimento, alavancadas segundo a oferta de treinamentos contínuos, mecanismos de premiações e recompensas e políticas formais de estratégia de gestão do conhecimento, exibiram-se evidentes, particularmente, nas organizações detentoras de processos produtivos verticalizados. Neste particular, a pesquisa atestou a íntegra execução das práticas de gestão do conhecimento somente na companhia desenvolvedora de tecidos planos acabados em razão a extensão de ocorrência e efetividade dos recursos capacitadores à gestão do conhecimento paralelamente a vigência de iniciativas compenetradas a disposição de melhores práticas ambientais, sociais e de governança, intrínsecas ao modelo de negócios ESG, qualificadas como fomentadoras à sistematização do conhecimento
The essence of the product development process is based on the conception of promising organizational contexts for the dissemination of knowledge and individual learning. Knowledge-centered activities present themselves as moderators to the acquisition of sustainable competitive advantages, as well as to the success of new products. Thus, this work aims to identify and characterize knowledge management practices and their enabling resources in the product development process of companies in the textile industry operating in multiple fields of activities. Aiming to achieve this purpose, empirical research of a qualitative nature was carried out, based on the adoption of the technical procedure of multiple case studies employed in five large organizations responsible for the manufacture of synthetic fibers and filaments, natural and mixed spun yarns, finished flat fabrics, finished knits, as well as making products for home fashion. Supported by the analysis of empirical evidence, the study found that the development of textile products exhibits a structured process, highlighted by the emphasis on the macro-phases of front-end and development, essentially motivated by new projects required by market dynamics or directly requested by the consumer, implemented through collective efforts of departmental pluralities, however, there is little application of methodologies and supportable tools to the decision-making involved in parallel with the coordination of related tasks, fundamentally weighted based on traditional financial indicators of sales and profitability. Furthermore, pertinent to knowledge-oriented initiatives and driving elements of knowledge management, the findings collected in the field demonstrated the imminence of knowledge conversion processes concerning the practice of creation, bearable by the existence of collaborative behaviors, commonly the notoriety of efforts aimed at sharing of knowledge between employees, customers and the final consumer, facing the operationalization of technological infrastructures, especially in companies dedicated to the development of product collections, as initiatives related to storage, enhanced by the presence of knowledge-oriented leaders synchronously available of motivating stimuli to learning, they proved to be outstanding for companies destined to meet differentiated requests made by customers. Also, behaviors relevant to the use of knowledge, leveraged according to the offer of continuous training, mechanisms of awards and rewards and formal policies of knowledge management strategy, were evident, particularly in organizations with verticalized productive processes. In this regard, the research attested to the full implementation of knowledge management practices only in the finished flat fabric developer company due to the extent of occurrence and effectiveness of resources enabling knowledge management in parallel with the effectiveness of initiatives focused on the provision of best environmental practices, social and governance, intrinsic to the ESG business model, qualified as promoters of knowledge systematization