Transformação digital e as mudanças na criação de valor

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Tipo de produção
Dissertação
Data
2022
Autores
Novais Filho, Marivaldo José de
Orientador
Mattos, Cláudia Aparecida de
Periódico
Título da Revista
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Citação
NOVAIS FILHO, Marivaldo José de. Transformação digital e as mudanças na criação de valor: estudo de caso no setor de varejo. 2022. 73 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31414/EM.2022.D.131440.
Palavras-chave
transformação digital,criação de valor,varejo,estratégia digital
Resumo
A Transformação Digital vem influenciando pessoas, empresas e sistemas, e essa revolução está mudando a maneira como as empresas administram seus negócios, desenvolvem relacionamentos dentro e entre ecossistemas (por exemplo, com consumidores e fornecedores), oferecendo novas oportunidades e desafios de gerenciamento. A influência das tecnologias emergentes na inovação de produtos e serviços faz crescer significativamente as pesquisas e práticas de gerenciamento voltadas à transformação digital, que representam um problema em constante evolução e, portanto, ainda há lacunas que necessitam serem estudadas – dentre elas, o entendimento de como a transformação digital pode mudar as práticas na criação de valor. Neste contexto, o objetivo geral do estudo consiste em entender como as empresas estão implantando a Transformação Digital, as tecnologias aplicadas, as práticas utilizadas no processo de Transformação Digital, e como podem criar valor para as empresas. O método de pesquisa foi estudo de múltiplos casos, realizado com empresas do segmento do varejo. Como contribuição deste trabalho, destacam-se as práticas utilizadas pelas empresas, evidenciando formas de conduzir funções organizacionais que evoluem em função da dinâmica do ambiente dos negócios, destacando a transformação digital
Digital Transformation has influenced people, companies and systems, and this revolution is changing the way companies run their businesses, develop relationships within and across ecosystems (for example, with consumers and suppliers), offering new management opportunities and challenges. The influence of emerging technologies on product and service innovation significantly increases research and management practices aimed at digital transformation, which represent a constantly evolving problem; therefore, there are still gaps that need to be studied, among them, the understanding of how digital transformation can change practices in value creation. In this context, the general objective of the study is to understand how companies are implementing Digital Transformation, the technologies applied, the practices used in the Digital Transformation process, and how they can create value for companies. The research method was a study of multiple cases carried out with companies in the retail segment. As a contribution of the research, the practices used by companies are highlighted, emphasizing ways of conducting organizational functions that evolve according to the dynamics of the business environment, underlining the digital transformation