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Title: E-CAB: mecanismo acionador da bomba de basculamento de cabines
Authors: Novaes, Bernardo Campos Soares
Augusto, Bruno Guercio
Silva, Gustavo Sacaramuci Lourenço da
Mirabile, Henrique
Zambini, João Victor
Oliveira, Jonatan Manso Lopes de
Barbieri, Luísa Nagib Jorge
Cricci, Rodrigo Alves
Advisor: Yazdi, Mohammad Hossein Shaterzadeh
Issue Date: 20-Jun-2022
Abstract: A partir de 2006, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) definiu novas limitações de comprimento total que os veículos pesados devem seguir. Com isso, as montadoras apostaram nos caminhões do tipo “cara-chata” para obedecer à legislação, assim a estrutura passou a ficar localizada em cima do motor. O processo de basculamento consiste em realizar o tombamento da cabina para acesso ao motor, onde acopla-se uma das extremidades da alavanca à bomba de basculamento do caminhão e realiza-se movimentos cíclicos de subida e descida na outra. Esse procedimento ainda é feito de forma manual na maioria das oficinas e montadoras e demanda um esforço físico considerável do operador. O sistema de basculamento automatizado já está presente no mercado em modelos mais recentes e topo de gama, onde apresenta um custo maior, além de ser fixo ao caminhão. Assim surge a ideia do E-cab, que tem a proposta de desenvolver um equipamento externo ao caminhão que seja compacto, de fácil manuseio e que realize o basculamento automático da cabina de forma rápida e segura. O desenvolvimento consiste na realização de estudos teóricos e de um protótipo que virá a ser testado experimentalmente.
Since 2006, the CONTRAN (National Transit Council) defined new length limitation for trucks. So, automobile manufacture bet on the “cara-chata” design to fit in the new legislation, so the cabin is now located above the engine. The tipping process consists in toppling the cabin to access the engine, where one of the ends of the lever attaches to the truck’s tipping pump and on the other end, a cyclical up and down movement is performed. This procedure is still done manually in most of the workshops and automakers, and it demands a considerable amount of effort from the operator. The automated tipping system is already on the market present on the latest and top-of-the-range models, where it has a higher cost, in addition to being fixed to the truck. That’s how the idea of the E-Cab arises, which has the proposal to develop an equipment external to the truck that is compact, easy to handle and that performs the automatic tilting of the cabin quickly and safely. The development consists of carrying out theoretical studies and a prototype that will be tested experimentally.
Keywords: Basculamento
Cabina
Caminhão
Tipping
Cabin
Truck
Access Type: Aberto
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

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