Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/4564
Title: Brake-Aid
Authors: Iplinsky Neto, George de Resende
Uchoa, Juan Gustavo Ferreira
Galvão, Júlia Bibiano
Storani, Luca Archângelo Toledo
Rodrigues Jr, Marcelo Schwab
Mejuto, Pedro Pincelli
Ojea, Rafael Jun Mukay
Cattacini, Renato de Pieri
Advisor: Cozza, Ronaldo Câmara
Issue Date: 28-Jun-2022
Abstract: No Brasil, 65% do transporte logístico é realizado por caminhões, segundo a Pesquisa Anual de Serviços (PAS). Entre 2009 e 2018, o setor movimentou o equivalente a 6,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, tendo uma forte importância em diversos setores da economia, que depende deste setor para movimentar seus insumos, como combustíveis, alimentos, água, gás entre outros. No país, a frota de caminhões é superior a 2,4 milhões de veículos, que apresentam uma idade média de, aproximadamente, 14 anos, fato que acaba influenciando em graves acidentes nas rodovias devido à diversos fatores e sendo um deles, falha no mecanismo de parada do caminhão. Uma alternativa utilizada em autoestradas são as áreas de escape, acesso criado como rota de fuga em situações de perda do sistema de frenagem. Quando não há esta opção, o resultado é um elevado número de caminhões desgovernados, incapacitados de pararem. Com isso o objetivo deste trabalho é projetar um sistema de parada de emergência acoplado no eixo cardan de forma a evitar tais situações. Tal mecanismo não irá substituir os atuais mecanismos de parada embarcados nos caminhões, mas sim, será uma opção de emergência para o motorista.
In Brazil, 65% of the logistical transport is carried out by trucks, according to the Annual Service Research (PAS). Between the years of 2009 and 2018, the sector moved the equivalent of 6,4% of the Gross Domestic Product of Brazil (GPD), having a strong impact in several economic sectors, that depends of this sector to move commodities, like fuel, food, water, gas among others. In the country, the truck fleet is over 2,4 millions of vehicles, that presents an average age of proximally 14 years, fact that influences on serious accidents on the highways due to a lot of factors, one of them being mechanical failure in the truck’s brake system. Ah alternative used on the highways are escape areas, access created as a scape route in case the brake system fails. When there isn’t this option, the result is an elevated number of uncontrollable trucks, unable to stop. The objective of this project is to design ah emergence brake system coupled to the cardan shaft to avoid such accidents. This mechanism won’t replace the current truck’s brake system but will be an emergence option to the driver.
Keywords: freio de emergência
caminhão
eixo cardan
emergency brake
trucks
cardan shaft
Access Type: Restrito
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DataBook.pdf
  Restricted Access
DataBook - Brake-Aid4.84 MBAdobe PDFView/Open Request a copy
Termo_de_Autorização-Publicação.pdf
  Restricted Access
Termo de Autorização para Publicação200.09 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.