Estudos da influência da vibração dos espelhos retrovisores na percepção humana

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Tipo de produção
Dissertação
Data
2011
Autores
Maquiaveli, Adriano do Carmo
Orientador
Fleury, Agenor T.
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Citação
MAQUIAVELI, Adriano do Carmo. Estudos da influência da vibração dos espelhos retrovisores na percepção humana. 2011. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da Fei, São Bernardo do Campo, 2011 Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2011.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Vibração,Detectores óticos
Resumo
Os espelhos retrovisores automotivos são instrumentos indispensáveis que proporcionam a visão de retaguarda ao condutor do veículo. Por se tratar de um componente de segurança, o espelho deve ser estável a ponto de garantir que o condutor não interprete erroneamente a natureza da imagem observada. Com a crescente necessidade de redução de massa, custo e investimentos, os componentes metálicos e estruturais dos espelhos, grandes responsáveis pela rigidez e estabilidade dinâmica da peça, estão sendo substituídos por polímeros. A compensação da perda de rigidez dos materiais é usualmente feita com alterações da geometria dos componentes, porém a dificuldade de prever o comportamento dinâmico dos espelhos tem elevado os custos de desenvolvimento e garantia para a montadora. Atualmente pouco se conhece sobre a percepção óptica da vibração, porém sabe-se que os seus efeitos são maiores em espelhos planos quando comparado com espelhos convexos, por outro lado, os níveis de conforto e aceitação são geralmente testados subjetivamente pelas montadoras depois da construção de protótipos. O presente trabalho tem como objetivo explorar as causas da vibração em um espelho retrovisor automotivo, entendendo os efeitos dessa vibração na percepção visual do motorista, sugerindo um modelo de previsão de vibração para o desenvolvimento de espelhos retrovisores
The outside rearview mirror is a very important safety component on a vehicle and responsible for providing rear vision to the driver. As a safety component, the outside mirror must be stable enough to guarantee that the driver will not have a wrong interpretation of the nature of the reflected image. Due to the growing demand to reduce mass, cost and investments, the metallic structural components of the mirror, responsible for the stiffness and stability, have been replaced by polymers. The solution to compensate for the lower material stiffness, is the component design, even though, it has been very difficulty to the automotive engineer forecast the final dynamic behavior of a mirror. Nowadays, the optical vibrations on mirrors are not well understood. However it is well known that the vibration effects are worse on flat mirrors than on convex ones. The performance of a mirror is measured by subjective tests done by automotive engineer during the prototype phase when there is less reaction time and money to fix the project. The main objective of the present study is to explore the causes of vibration on the outside mirror understanding the effects to the driver vision perception, suggesting a model to predict the vibration on mirror developments.