O processo de desenvolvimento de novos produtos:um estudo de caso no setor automotivo

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
Tipo de produção
Dissertação
Data
2012
Autores
Correia, Fabio Guedes
Orientador
Hilsdorf, Wilson de Castro
Periódico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Citação
CORREIA, Fabio Guedes. O processo de desenvolvimento de novos produtos: um estudo de caso no setor automotivo. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo, 2012 Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2012.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Produtos novos,Desempenho
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo principal estudar o processo de desenvolvimento de novos produtos (PDNP), identificando seu nível de estruturação e correlacionando-o com os indicadores de desempenho de quantidade de falhas e quantidade de atrasos ocorridos ao longo desse processo. Para isso, foram estudadas seis empresas mltinacionais de grande porte, localizadas dentro do Estado de São Paulo, todas fornecedoras de produtos automotivos para uma montadora de origem americana, sediada no Brasil há mais de oito décadas. Os resultados mostraram indícios de correlação entre essas duas variáveis, de forma que as empresas com PDNP melhor estruturado, obtendo um maior nível de aderência em relação ao modelo de Lambert (2008), apresentaram um melhor desempenho no processo, através de seus dois indicadores coletados individualmente dentro da montadora.
The main subject of this work is to the new product development process (NPDP), identifying its structuring level and correlating that to performance metrics of failure rate and delay quantity throughout this process. Six multinational companies located in São Paulo were studies. All of them have been automotive products suppliers to a North American automaker in Brazil for more than eight decades. The results of this study showed signs of correlation between there two variables, in which those companies with PDNP better structured, achieving a higher adherence level in relation to Lambert's model (2008), had a better performance in the process, by its metrics collected individually in the automaker