Interação entre clientes e fornecedores:análise do desenvolvimento de capacidades em fornecedores da indústria têxtil

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Tipo de produção
Dissertação
Data
2013
Autores
Gabriel, Camila Roseane Kolososki
Orientador
Almudi, Gabriela Scur
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Citação
GABRIEL, Camila Roseane Kolososki. Interação entre clientes e fornecedores: análise do desenvolvimento de capacidades em fornecedores da indústria têxtil. 2013. 144 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo, 2013 Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2013.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Vestuário-Indústria,Terceirização
Resumo
O fenômeno da globalização, a evolução tecnológica e o aumento da competitividade ocorridos nas últimas décadas obrigaram as empresas a se reestruturarem e a desenvolverem novas configurações que reduzissem custo e gerassem velocidade e flexibilidade como forma de manter seu posicionamento competitivo. Uma delas foi a terceirização produtiva, que se apresentou como estratégia compatível à nova necessidade da indústria, uma vez que possibilita rápida reação das empresas às variações do mercado e também permite que cada uma se mantenha focada em seu core business. Este novo modelo de produção vai ao encontro da Visão Baseada em Recursos (RBV), que sugere que a vantagem competitiva sustentável das empresas seja atingida por meio da valorização e da exploração de seus recursos e competências. Tendo em vista tal contexto, julga-se uma oportunidade sua aplicação no caso da indústria brasileira do vestuário que, por sua vez, é adepta ao modelo de produção terceirizada e caracterizada como uma indústria familiar, imatura e pouco provida de tecnologia e de conhecimento em processos. Assim, o objetivo do trabalho consiste em analisar como ocorre a interação entre clientes e fornecedores do setor brasileiro do vestuário, de forma a verificar como relacionamentos mantidos podem contribuir para o desenvolvimento das capacidades de suas confecções. Para isso, um estudo de casos múltiplos foi realizado com oito empresas, entre clientes e fornecedores, visando obter e cruzar informações de ambas as partes. Observou-se que a prática de relacionamentos colaborativos e de longo prazo é benéfica para as empresas e que clientes possuem grande influência no desenvolvimento das confecções com quem trabalham, embora muito ainda possa ser feito para elevar o nível de conhecimento e de competitividade do setor.
The phenomenon of globalization, technological evolution and increased competitiveness observed in recent decades have forced companies to restructure their organization and to develop different production systems which were able to reduce costs and to generate speed and flexibility in order to maintain competitiveness. One of these systems was the outsourcing, presented as a compatible strategy to the new industrial needs, once it allows fast reaction to the market fluctuations and also allows each one to be focused on its core business. This new production model follows the Resource-based View theory, which suggests that sustainable competitive advantage is achieved by the recovery and exploitation of company s internal resources and skills. Given this context, it seems an opportunity to study apparel industry situation in Brazil, once such industry uses this manufacturing system and is known as familiar, immature and by the low level of production management knowledge, technology appliance and specific know how. So, this research intended to analyze how the interaction between customers and suppliers occurs, in order to verify how relationships maintained can contribute to the development of suppliers capabilities. To achieve this target, a multiple case study was conducted with eight companies, including customers and suppliers, to obtain informations and to cross both parties. It was observed that the practice of collaborative and long term relationships is beneficial for businesses and that customers have a great influence on the development of sewing factory suppliers which they work with, although much remains to be done to raise the level of knowledge and competitiveness of the sector.