Simulação dinâmica de um veículo sob diferentes geometrias de direção

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
Tipo de produção
Dissertação
Data
2010
Autores
Martins, Hugo Leonardo Mendes
Orientador
Bortolussi, R.
Periódico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Citação
MARTINS, Hugo Leonardo Mendes. Simulação dinâmica de um veículo sob diferentes geometrias de direção. 2010. 118 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da Fei, São Bernardo do Campo, 2010 Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2010.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Dinâmica,Indústria automobilística
Resumo
O presente trabalho visa o estudo da variação do comportamento dinâmico de um veículo automotor com quatro rodas sob diferentes condições de geometria de direção, tais geometrias possuem diferentes porcentagens de Ackerman e foram otimizadas por uma rotina criada em Matlab. Criaram-se modelo em Adams/Car completos com tais geometrias de direção e foram analisados estática e dinamicamente. Testes dinâmicos como fish hook, skidpad, single lane change e ramp steer foram utilizados com objetivo de verificar se os modelos possuem comportamento condizente em diversas situações. Com o objetivo de validar o modelo foram feitos testes em um protótipo Formula SAE utilizando equipamento de aquisição AIM racing Data Power e os valores foram comparados com as simulações feitas. Desta forma pode-se gerar uma metodologia de análise e modelos multicorpos que podem servir como referência para outros projetos.
The objective of this thesis is the dynamic study of four wheel vehicle behavior at different steering system geometries, these geometries have different Ackermann percentages and was optimized by a Matlab routine. It was created Adams/car full models with those geometries and were analyzed static and dynamically. Dynamic tests as fish hook, skidpad, single lane change ramp steer were used as objective to verify if the models have similar behavior at different situations. To validate the model a Formaula SAE prototype was tested an AIM Racing Data Power logger equipment and the results were compared with the simulaltions. In this way, it could create a methodology of analyze and modeling multi-body that can be used as reference to new projects.