Avaliação da dinâmica lateral de veículos comerciais equipados com multieixos esterçantes

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Tipo de produção
Dissertação
Data
2010
Autores
Pereira, D.R.
Orientador
Fleury, Agenor T.
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Citação
PEREIRA, D.R. Avaliação da dinâmica lateral de veículos comerciais equipados com multieixos esterçantes. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da Fei, São Bernardo do Campo, 2010
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Veículos,Dinâmica,Ônibus
Resumo
O comportamento da dinâmica lateral de um ônibus com arranjo de eixos específico do tipo 6x2 onde as rodas do eixo de apoio traseiro apresentam esterçamento é analisado durante a execução de uma manobra em curva através da construção de um modelo matemático computacional que represente o veículo em questão. Para o modelamento é utilizado o software MatLab / Simulink. Não linearidaes das forças laterais desenvolvidas pelos pneus durante a operação de manobra são consideradas no modelamento. Para efeito de avaliação e justificativa do emprego de um eixo de apoio traseiro esterçante, é feita uma comparação entre ônibus 6x2 equipado com o eixo de apoio esterçante e não-esterçante. Vale ressaltar a enorme carência de literatua sobre dinâmica lateral de veículos não-articulados equipados com mais de dois eixos como motivação para investigação nessa linha.
The lateral dynamic behavior of a bus with especific axles arrangement of 6x2 type, where the wheels of the erar tag axle are steerable is analyzed during a cornering maneuver by means of mathematical computational model that representes the vehicle. For modeling, the MatLab / Simulink software is used. Non linearities coming from lateral forces developed by the tires contact patch during maneuvering are considered in the modeling. For evaluation and purpose of use the steerable rear tag axle uses, a comparison is made between a bus 6x2 with steerable and not-steerable rear tag axle. It is important to mention the lack of literature on lateral dynamics of non-articulated vehicles equipped with more than two axles as a motivation to investigate the subject.